quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As subentendidas entre linhas ao vento

Na coletânea de frases e pensamentos que tenho catalogados, existe dois que serviram com motivadores para nossa reflexão neste post.

Vamos lá!

As vezes uma frase, um pensamento isolado, nos parecem apenas "mais uma frase bonita e bem formulada" ou até mesmos apenas "palavras ao vento".

É verdade, não terá nenhum significado!

Pode até mesmo ser traduzido de uma forma totalmente deturpada do significado que de deseja transmitir se não houver um contexto (um cenário).

Sem o contexto onde estar inserida a frase, o pensamento, não haverá o correto entendimento do significado!

Vejamos um exemplo:


R$ 0,00 não tem nenhum significado isoladamente, porem vários dependendo do Contexto. Pode ter significado Bom se o contexto for o valor total de um divida a pagar. Num contexto de saldo em conta corrente, para alguns tem um excelente significado (rsrs), porém este mesmo valor neste mesmo contexto e cenário sendo num restaurante na hora de pagar a conta o significado é péssimo !

Portanto, Contexto e/ou Cenário são pre-requisitos para qualquer mensagem ter seu entendimento correto!

E quando o contexto é abstrato, intangível ou incerto?

Aí é onde mora o perigo!

Nestes casos devemos recorrer as mensagens complementares, ser repetitivo. Não podemos deixar qualquer lacunas de informações onde possam ter as "entre linhas" ou os "sub-entendidos".

Finalizando, como diz a sabedoria popular: "tem que ser preto no branco, pau-pau, pedra-pedra".

Estava esquecendo das frases que motivaram este post:

Vamos lá... Façam uma analise individual das frases, depois tratem elas como uma única mensagem (uma frase complementando a outra), invertam a ordem, depois considerem como contexto a vida... A sua vida !

Observem que as frases, as palavras são as mesmas, mas o significado é ampliado quando são usadas de forma complementar num contexto, mesmo que abstrato!

Aparentemente não tem relação uma com a outra, mas vocês identificarão que existem sutilmente ligação e complementação entre elas. Viajem nas interpretações e bom proveito!

Não deixem de comentar.

Seguem elas:

"Tudo que vale a pena na vida requer um esforço."

"Mais importante do que chegar é aproveitar cada momento durante o caminho."

IDFM

- Posted using BlogPress from my iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário