↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Privacidade - Relaxa e Goza

Privacidade - Relaxa e Goza 

Quem ainda não passou por situação de, falando  normalmente, comentar sobre um determinado assunto, uma intensão de compra ou outra coisa parecida e se deparou depois com postagem do FaceBook relacionada ao assunto? 

Ainda não? Pois acredito que vc ainda não deu conta que aconteceu, mas já aconteceu!

Aqui em casa já tivemos algumas ocorrências desta natureza e sempre desconfiamos que tanto o a Apple (uso IPhone), FaceBook, Google e o WhatsApp eram os responsáveis no direcionamento destes Posts de "anúncios" a partir da captura das conversas no ambiente.

Pois bem, a reportagem publicada no Site da revista Galileu, reproduzida abaixo, mostra que o assunto é mais comum do que se pode imaginar e tem sido motivo de debates na rede social Reddit.

Vc por exemplo, já passou por situação semelhante e achou estranho?...

Pois fique tranquilo que não é nenhum efeito paranormal ou coisa de fantasma.

Quando vc tomou a decisão de ter um smartphone ao seu lado, abriu mão da privacidade. O smartphone é seu "encosto".

Apple, FaceBook, Google e todos os aplicativos que vc tem, estão de ouvidos e de olhos (camera) abertos de espiando. 

Estão mapeando todas suas emoções, sinais vitais e as localidades por onde você passa. 

Nada acontece sem que "Eles" tomem conhecimento e registrem para usar em benefício do "negócio" deles e de quem pague para ter estas informações!

"Eles" direcionam o que você deve ter acesso, seja conhecimento, seja um produto para consumo, seja um sonho, seja o medo, seja opiniões ou emoções! Não tem nada que não seja direcionado!

Não é por menos que os "poderosos" da tecnologia mantém suas câmeras e microfones obstruídos, impedindo de ser usado de forma indevida! ( veja Post sobre o assunto Caldo de galinha e um pedaço de fita adesiva não faz mal a ninguém.)

Pois é, sua vida não é a vida sua!

Suas decisões não são decisões suas! 

Sua opiniões não são opiniões suas! 

Não tem jeito, mesmo que vc tome a decisão de passar a ser um indivíduo totalmente desconectado, os recursos tecnológicos que estão chegando ao cotidiano (IoT- internet das coisas) estarão capturando tudo sem mesmo que você saiba!

Então, como diria a senadora Marta Suplicy, Relaxa e Goza!


Segue a reportagem publicada no Site da revista Galileu:

Teoria da conspiração? O Facebook ouve tudo o que você fala perto do celular.

https://goo.gl/Jr9FhB

Imagine se o Facebook ouvisse tudo o que você fala quando está perto do celular e usasse essas informações para direcionar propagandas ao seu perfil? Talvez seja só uma teoria da conspiração, mas um usuário da rede social Reddit compartilhou uma história bastante assustadora sobre isso.

O usuário NewHoustonian explicou neste post da rede social que uma barata apareceu em sua casa e, como tem muito medo de insetos, matou o animal e sugeriu (aos berros, segundo ele) à sua namorada que deveriam contratar uma equipe de dedetização para dar um trato na casa.

Antes de explicar os capítulos seguintes da história, o usuário deixou bem claro que nunca pesquisou informações sobre insetos na internet, nem mesmo sobre dedetização, até porque morre de medo de baratas.

Após a confusão, ainda de acordo com ele, ao abrir o aplicativo do Facebook em seu celular, a primeira informação que recebeu foi um enorme anúncio de empresa de dedetização. Coincidência ou não, NewHoustonian ficou assustado e decidiu compartilhar sua história. O resultado é que, entre os mais de mil comentários neste post Reddit, muitos relataram histórias semelhantes.

Um usuário irlandês relatou que passou um expediente reclamando que estava com muito calor e com sede. Quando abriu o Facebook após um dia cansativo de trabalho, visualizou um anúncio da Coca-Cola e, em seguida, um anúncio de uma marca de sucos famosa no país. Outro usuário americano disse que começou a assistir a algumas novelas mexicanas com sua mãe e, após algum tempo, começou a visualizar anúncios em espanhol em seu Facebook.

Como nem tudo o que está na internet é verdade, é impossível averiguar a veracidade destes testemunhos, mas as histórias relatadas foram muitas.

A pressão popular foi tanta, que o Facebook foi convidado pelos diversos sites que relataram a história a fazer algum comentário sobre o assunto. No fim das contas, a rede social de Mark Zuckerberg se limitou a enviar à imprensa uma postagem feita no blog oficial da empresa, em 2014, e que explica as funcionalidades do microfone no app da rede social.

Neste post no blog, o Facebook informa que só usa os microfones dos celulares de seus usuários quando eles ativam a função nas configurações. Esta funcionalidade serve para que a rede social tente "ouvir" o som ao fundo, como uma música ou programa de TV,  para identificá-lo e marcá-lo no post. No fim da mensagem, a empresa esclarece que não salva estes registros em áudio, não usa o microfone sem autorização do usuário e que nunca usou nem usará informações pessoais, obtidas sem autorização das pessoas, para promover anúncios.

*Com supervisão de Nathan Fernandes


Enviado do meu iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra