↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

domingo, 6 de agosto de 2017

De Herói do WannaCry à CyberVilão?

Quem não recorda, na época dos ataques do WannaCry, o surgimento de um herói anônimo que teria livrado o mundo do teria sido o mais devastador ataque cibernético?


Numa primeira versão explorada pela mídia "romântica", apresentava um jovem "Zé ninguém", das terras da rainha, que teria descoberto "por acaso" e neutralizado a ampliação do ataque mundial!  Marcus Hutchins o salvador do Mundo!


Será que a saída de Hutchins do mundo do anonimato para das celebridades despertou a inveja de outro iguais a ele ou teria direcionado os olhos do FBI para ele?


Nem tudo que parece é e aos poucos verdades são reveladas.


Para quem planejava tirar férias e surfar na Califórnia a verdade parece está sendo outra para Hutchins.


Marcus Hutchins (o herói do WannaCry) foi preso acusado de ser o responsável por desenvolver um grande trojão bancário - que rouba credenciais de login bancário nas sessões do navegador. 


Segundo a matéria publicada por Theverge, a acusação centra-se principalmente em um co-réu cujo nome permanece sob sigilo.


A denúncia criminal alega que Hutchins e seu co-réu se envolveram em uma conspiração para "conscientemente causar a transmissão" do código que intencionalmente "causaria danos sem autorização"  - um crime sob Lei de fraude e abuso de computador de 1986.


Pouco se sabe neste momento, mas pode ser uma indicação de que o co-arguido está cooperando com o governo e ofereceu evidências do envolvimento da Hutchins na criação e venda do malware da Kronos.


O defensor público de Hutchins observou em uma audiência que "cooperou com o governo antes de ser cobrado", embora não seja claro exatamente o que essa cooperação implicou, relata Theverge.


É evidente que, como no Brasil, a delação premiadas está sendo o instrumento para as investigações. 


Isto nos leva a fazer analogia a "operação lava jato", que parecia no início ser algo restrito, se for à fundo na investigação do Kronos, serão descobertas ramificações com outros eventos, que poderão revelar a existência ou não da promiscuidade  de quem desenvolve artefatos de crimes cibernéticos  (vírus, etc) com quem vende a proteção (antivírus, firewall, consultorias, etc).


Será que esta investigação é apenas a ponta de um iceberg?


Será que as acusações resultará em anos de prisão para Marcus Hutchins e seu  compassa ou tornarão eles heróis delatores? 


Será que as acusações credenciará Marcus Hutchins em outro patamar do Business de Ciber Segurança, ou será banido do mercado e  empurrado de vez para o "lado escuro" da força?


Será que o desenrolar das investigações    elevará o peço dos  serviços de proteção e dos consultores de segurança?


Caso tenha interesse em conhecer mais sobre este episódio da Guerra Cibernética,  faça a leitura da matéria publicada no site Theverge (versão traduzida https://goo.gl/MLcsfa)


Veja o que publicamos dentro do contexto de segurança cibernética. 

👉 E agora José ? 

👉 Não tem bola de cristal.

👉 Não tem inocente neste jogo.

👉 Reação americana aos russos

👉 Chegou a vez dos Russos

👉 Reino Unido forma peritos.

👉 Trincheiras em fogo cruzado.

👉Ciber-contra-espionagem

👉Guerra Cibernética é Business.


IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra