↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Face ID do iPhone X, que danado é isso?

Muitos me perguntaram o que tem de  novidade o uso de reconhecimento de rosto, o Face ID, para desbloquear o novo iPhone X, lançado esta semana.


Pesquisei e lá vai o que consegui apurar:


  • A Apple conseguiu colocar o que seria "uma tonelada de hardware"  em um espaço muito pequeno - a típica câmera frontal, o microfone, o alto-falante, a luz ambiente e os sensores de proximidade são agora acompanhados por um nova câmera infravermelha, projetor de ponto e iluminador de "inundação".


  • O processo parece ser bastante simples: o telefone acende seu rosto, dispara, inundando-o com 30 mil pontos infravermelhos invisíveis que destaca suas características e cria um padrão áspero (digitaliza o rosto em 3D), tira fotos desses pontos com a câmera infravermelha e decide se a imagem parece você.
  • A Apple diz que a chance de enganar Face ID é de 1 em um milhão, em comparação com 1 em 50 mil usando  impressão digital.
  • Para tornar o Face ID seguro, privado e rápido, a Apple diz que nunca armazena seu rosto na nuvem, apenas  em uma parte criptografada do seu smartphone.  
  • Especificamente, ele executa todas as varreduras faciais através de um  co-processador dedicado, com sua própria memória criptografada;
  • A tecnologia é projetada para reconhecê-lo apenas quando você tem os dois olhos abertos e está olhando diretamente para o smartphone.
  • A Apple diz que usa o aprendizado da máquina para que o Face ID possa crescer com você e é inteligente o suficiente para ainda reconhecer seu rosto se você mudar penteados, adicionar um lenço e chapéu ou cultivar uma barba. 

Simples, não?


O reconhecimento de rosto até então usado por outros fabricantes não funciona bem, não garante segurança e pode ser fraudado facilmente com imagens (https://goo.gl/C1ecdB).


Acredito que a aposta da Apple é na mudança deste paradigma, tornando seguro, fácil de usar e "imune" à fraude por utilização de imagem. 


Pela demonstração feita no evento de lançamento, a experiência do usuário com a Apple vai fazer a diferença, basta simplesmente olhar 👀 para o seu telefone para iniciar a sessão automaticamente e se não funcionar, basta limpar o rosto😂.


Mas o que estará por trás da utilização desta tecnologia da Apple, considerando que esta "novidade" já foi usada sem sucesso e é considerado um "processo lento" para desbloqueio de dispositivo móvel?


Será apenas para aprender e aperfeiçoar a tecnologia para ser usada como base para as aplicações de realidade aumentada?


Será que este aprendizado permitirá a evolução para o reconhecimento  biométrico seguro do ser humano e a usabilidade combinada como os assistentes virtuais?


Será que a implementação do Face ID  no desbloqueio, que obriga ser utilizado, é a forma  encontrada pela Apple trazer  a utilização de forma intuitiva e "automática", da mesma forma que o jogo de cartas Paciência (Solitaire) foi disponibilizado no windows para "treinar" o uso do mouse ? 


Imagino que a legião de fans da Apple irá proporcionar o aperfeiçoamento da tecnologia de reconhecimento de rosto, que combinada com a tecnologia de realidade aumentada, nos levará para um novo patamar de Apps. 


Os próximos  lançamentos do mercado de Apps e Games utilizando do Face ID e o engajamentos dos usuários à nova funcionalidade será um indicativo para onde estaremos indo!


Vamos esperar para ver no que vai dá.🤔


REALIDADE AUMENTADA 


Antes que vocês perguntem, que  danado é essa de "realidade aumentada" (RA ou AR), vou explicar rapidamente.


Realidade aumentada é a tecnologia que mistura o ambiente virtual com o ambiente real em um único contexto, a visualização é feita como sendo uma mesmo ambiente físico. O Wikipedia descreve bem as possibilidade de aplicação desta tecnologia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada


Um bom exemplo da utilização da  tecnologia é o jogo Pokémon GO, caso tenha curiosidade, veja o que já publicamos sobre este assunto. Você vai gostar:


IDFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra