↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Ser Humano estará pronto para ser um Ser Digital?

A idade dos "porquês" é uma fase essencial para o desenvolvimento da criança. Começa por volta dos três anos. É uma fase de exploração e de  conhecer  limites.


Até aí tudo bem, mas, a geração nativa Digital vem mudando este comportamento.


Esta semana aprendi que as crianças de hoje, aquelas criaturinhas que  vem com chips integrados no DNA e conhecimento na ponta do dedo, estão  queimando a chamada “idade dos porquês”, na qual questionam e buscam entender  "as coisas".


Estas crianças estão indo rapidamente para etapa da argumentação, que era típica dos pre-adolescentes.


Uma fase que eles já tem o entendimento das "coisas" e dos  limites testados. Uma fase que vinha acompanhada de entusiasmo,  motivação para mudar, buscar novos limites. 


Nesta fase, eram os pré-adolescente que se utilizavam de argumentações lógicas "de adultos",  utilizavam "dos porquês"  para justificar  fazer de forma diferente e com outros limites. 


Agora, os nativos digitais, bombardeados de conhecimentos que estão disponíveis na ponta do dedo no dia a dia, estão rapidamente chegando nesta etapa.



"Esta semana minha neta de 3 anos disse para o pai, após acordar molhada de xixi na rede que estava dormindo, "a culpa não é minha, eu não sou  criança tão grande, você é que é um pai ruim, que não colocou fralda em mim".


Imaginem quando estes nativos digitais se tornarem adultos?


Por isso que venho preconizando deste pelo menos 2009. Se deseja um diferencial competitivo e ter a liderança daqui a 15 anos, comece a entender o modelo mental das crianças de hoje, que ainda usam fraldas, e invista no contexto que elas estão vivendo!


São elas que estão construindo o futuro, estão construindo  a vida fora da caixa!


Imaginem quando elas vierem  ao mundo, geneticamente modificadas,  com "chips biológicos", capazes de fazer upload de uma base de conhecimentos da humanidade, com algoritmos de aprendizado e inteligência artificial como setup inicial. 


Considerando a velocidade de transformação, os dispositivos com inteligência artificial, como arma de guerra, não me parece ser um risco para a humanidade, estaremos sempre um passo à frente, o risco para a humanidade, continuará  sendo "o desvio" do próprio ser humano.


Quando o Ser humano estará pronto para ser um Ser Digital?


Difícil imaginar um cenário desse? Então você não está pronto!


IDFM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra