↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

domingo, 3 de setembro de 2017

Silicon Valley and Anhangabaú Valley.

O Vale do Silício que se cuide, o Vale do Anhangabaú está acordando!

Minha leitura para os recentes anúncios de inaugurações de diversos espaços dedicados às startups em São Paulo, é um tiro com bala de prata nos demais pólos de desenvolvimento tecnológico.

Estes anúncios tem me despertado para as oportunidades e possibilidades que São Paulo estará produzindo daqui para frente, mas também me levou para alguns questionamentos em relação aos motivos por não ser em outros pólos que são  reconhecidos como centros de excelência. 

Onde estes pólos erraram? 

  • Terá sido briga de poder local que os deixaram cegos dos riscos externos?
  • Será que foi resultado de "politicagem" dos "coronéis" locais e seus processos de trocas? 
  • Será que foram brigas regionais que afugentam o capital de risco? 
  • Será que faltou competência da coordenação empresarial dos pólos   para enxergar as possibilidades e criar condições para atrair estes espaços?
  • Será que não tem como Ir contra a concentração e poderio econômico, ou será apenas o "Efeito Manada" que vem motivando esta movimentação em direção à São Paulo?
  • Será que este movimento irá esvaziar o desenvolvimento dos demais pólos?
  • Será que os pólos correm risco de desaparecer?

Nada deixará de ser desenvolvido, as inovações tecnológicas continuarão sendo desenvolvidas, só que em outra localidade, em outras condições, por outras empresas, para outros países!

O certo é que os diversos "centros de excelências" espalhados pelo Brasil estavam "brigando" para serem reconhecidos como "O Vale do Silício Brasileiro",  enquanto que São Paulo, a terra do Vale do Anhangabaú, vinha correndo na surdina, pelas marginais, criando condições com 12 milhões de cabeças criativas para serem garimpadas pelas Startups.

O resto do Brasil precisa acordar, senão vão ficar comendo "poeira" na era digital, da mesma forma que foi na era industrial e terá de se conformar com a vocação de  exportadores de conhecimento e meros consumidores de tecnologias prontas.

Alguém se consegue responder?

IDFM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra