↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Você frequentaria este local?

Você frequentaria o prédio comercial que tivesse no estacionamento uma cartaz escrito "2 Vagas - Não estacionar para não perder o passeio"?

Não é brincadeira, como pode ser visto na foto.



O mais impressionante que o lugar é na entrada de Riviera de São Lourenço, provavelmente o local de SP com PIB per capito dos mais elevados nesta época do ano e nos finais de semana.



Mas este tipo de comportamento de alguns empresários é mais comum que se pode imaginar, prepotência, ameaças e considerar-se mais importante que o clientes são alguns exemplos que me vem à cabeça de como eles afugentam seus potenciais clientes.

Depois quebram e ficam com os mimimi de sempre, culpando Deus, o mundo e o governo.

Do alto de sua prepotência, não enxergam que sem simpatia e empatia não se chega em lugar algum! #SeLiga

IDFM

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Blockchain irá "redesenhar" os bancos

Cointelegraph - CEO do gigante bancário, UBS, diz que Blockchain irá "redesenhar" o banco



Sergio Ermotti, CEO do gigante bancário suíço UBS, disse à CNBC que acredita que a tecnologia Blockchain "provavelmente irá redesenhar" a forma como os bancos fazem negócios. O UBS já investiu fortemente em novas tecnologias com IBM, Bank of Montreal e outros.

A afirmação não é uma surpresa, já que as empresas e as instituições se apressaram no espaço do Blockchain para aumentar a eficiência e reduzir os custos. De acordo com Ermotti:

"Nossa estratégia é muito simples, tentamos começar e obter muitas instituições financeiras e clientes em equipas como o financiamento do comércio com outros bancos e a IBM foi uma empresa de sucesso ... [permitindo que os bancos] operem e realizem transações uma maneira mais econômica e eficiente ".

Embora entusiasmado com as possibilidades que a tecnologia Blocklock tem para o setor bancário, o CEO era ambivalente sobre o Bitcoin. No entanto, em vez de assumir uma posição anti-Bitcoin de linha dura, como seu homólogo JP Morgan, Ermotti simplesmente descartou Bitcoin, dizendo:

"Não necessariamente criptomoedas, creio que é necessário defini-la, mas creio que existe um futuro para a tecnologia blockchain, e a tecnologia desempenhará um papel importante na mudança e no redesenho de nossa indústria".

Fonte: Cointelegraph 


IDFM

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Futuro - Inteligência Artificial



Alan Kay certa vez escreveu "A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada"

Esta frase sempre me vem à cabeça quando fico diante de questionamentos da viabilidade ou da "necessidade" de algumas tecnologias.

Muitas vezes estas tecnologias são colocadas com "modismo" passageiro, uma buzzword do momento, que depois desaparecem, simplesmente somem. Eu particularmente discordo, nada desaparece, o que acontece é o que Alan Katy parafraseou. As "novas" tecnologias passam a incorporar a vida sem serem percebidas, simples assim.

Isso acontecerá com Inteligência Artificial.

Não existirá nada que não tenha IA, desde um brinquedo, roupa, até os mais sofisticados equipamentos de preservação da vida.

Inteligência Artificial será tão natural que deixará de ser percebida como tecnologia, ela faz parte simplesmente...

Recomendo a leitura da matéria de Rodrigo Scotti "Inteligência Artificial é a prioridade hoje", na qual ele mostra o futuro que está sendo escrito hoje e que a revolução através da IA é inevitável.

E aí outras sabias palavras Alan Kay descreve o que vem acontecendo "A melhor maneira de prever o futuro é inventando-o"

Veja também o que publicamos no Avis Ara sobre Inteligência Artificial:

  • Assistente virtual e Inteligência artificial - estamos preparados?
  • Impacto da inteligência artificial (IA).
  • 10 principais tendências tecnológicas estratégicas
  • Ressaca do réveillon - Gartner rever previsões para 2017
  • Um mundo de oportunidades


IDFM

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

2018 - Transformação digital aumenta a Demanda por executivos

O mercado de trabalho em #2018 deverá sofrer uma expansão de demanda, pelo menos é o que me leva a esta certeza os dois Posts da ITForum feitos com base em pesquisas da Michael Page, vejam o porque e tirem suas própria conclusões.
  1. Levantamento da Michael Page revela que 30% das companhias não acompanham a velocidade digital do mercado e não estão preparadas para a transformação digital, pelo menos na opinião de seus funcionários.
  2. O levantamento releva também que 82% das empresas consultadas devem passar por processo de transformação digital nos próximos dois anos.
  3. Em outro levantamento, Michael Page revela também o aumento de 50% da demanda por executivos da área digital.
  4. As empresas não têm poupado esforços para buscar no mercado profissionais especializados no ambiente digital, de acordo com dados levantados pela Michael Page a procura por analistas, especialistas, coordenadores e gerentes cresceu 50%.
Ou seja, houve um aumento de 50% da demanda por profissionais, imaginem quando esta demanda irá aumentar quando 82% das empresas iniciarem seus processos de transformação digital?

Imaginou?

Então, preparem-se para quando chegarem "as águas de março fechando o verão. É a mudança da vida com a Transformação Digital"

Quem tiver interesse, seguem as publicações que fiz referência:
Veja também outro post que fiz com este mesmo contexto:



IDFM

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Multicloud, a realidade para Cloud!

No início do ano fizemos um post (
Multicloud é estratégico na Europa) baseado em uma pesquisa feita na Europa, na qual apontava que a maioria dos entrevistados estavam alinhados a uma estratégia Multicloud.



Nosso entendimento na época era que esta estratégia visava atender aos requisitos de disponibilidade da nuvem.

Como Disponibilidade se resolve com redundância em todos níveis. 

A utilização de Multicloud estava aderente ao atendimento desta exigências, principalmente depois das ocorrências com AWS e Azure:
Multicloud com múltiplos fornecedores passou a ser tema constante nas empresas em 2017.

Chegamos ao final de 2017 com varias empresas, Algar, Embratel entre outras, se apresentando como Brokers para atender as necessidades de Cloud e Multicloud das empresas.

Este movimento de "popularização" do uso de Multicloud, é como um bálsamo para neutraliza e curar a Cloudfobia do c-Level no mercado Brasileiro.

Também abre espaço para empresas locais, não Globais (as Big, as grifes), possam prestar serviços de infraestrutura de Cloud em composição com outros players, permitindo soluções de todos os tamanhos e exigências, puxando o preço para baixo.

Como mencionei no post anterior, Trump decide levar a TI para a nuvem - GO TO CLOUD!, para os profissionais de TI brasileiros esse é um excelente notícia, já que, as empresas prestadora de serviços de soluções de infraestrutura de Cloud, MultiCloud, aplicações e serviços baseados em Cloud, vão ter que contratar profissionais para atender a demanda, de outra forma, os projetos não sairão da prancheta.

IDFM

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Trump decide levar a TI para a nuvem - GO TO CLOUD!

De acordo com matéria publicada por Reuters, reproduzida a seguir, Trump decidiu modernizar a TI da administração do governo federal americano.

O governo federal deve eliminar barreiras ao uso da tecnologia baseada na nuvem.

São 6.100 centros de dados do governo que podem ser consolidados e transferidos para um sistema de armazenamento baseado em nuvem.

Após a leitura vocês chegarão à conclusão que, Decididamente, o ano de #2018 será o ano de transformação do mercado de cloud, será o ano deve mudar o humor do c-Level pelo mundo à fora. 

Projetos que estavam na "prancheta" e parados por excessos de cautela (Cloudfobia), vão entrar no topo das Prioridades do c-Level.

Para os profissionais de TI esse é um excelente anúncio, já que, os desenvolvedores de soluções de infraestrutura de Cloud e MultiCloud, aplicações e serviços baseados em Cloud, vão ter que enfrentar a escassez de profissionais para atender a demanda!

Leiam e tirem suas próprias conclusões e depois comente!



A administração Trump solicita que o TI do governo adote serviços na nuvem

David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca disse na quarta-feira, 13.12.2017, que o governo dos EUA precisa de uma grande revisão dos sistemas de tecnologia da informação e deve tomar medidas para proteger melhor os dados e acelerar os esforços para usar a tecnologia baseada na nuvem.

"As dificuldades na priorização das agências de recursos em apoio à modernização de TI, a capacidade de obter serviços rapidamente e as questões técnicas resultaram em uma infra-estrutura de TI federal difícil e desatualizada", afirmou a Casa Branca em um relatório.

O relatório delineou uma linha do tempo no próximo ano para as reformas de TI e um plano de implementação detalhado. O relatório disse que um provedor de e-mail, sem nome, baseado em nuvem concordou em ajudar a acompanhar os gastos do governo na migração de e-mail baseada na nuvem.

O presidente Donald Trump, em abril, assinou uma ordem executiva criando um novo conselho de tecnologia para revisar os sistemas de tecnologia da informação do governo dos EUA.

O relatório diz que o governo federal deve eliminar barreiras ao uso da tecnologia comercial baseada na nuvem. "As agências federais devem consolidar seus investimentos em TI e colocar mais confiança nos serviços e infra-estrutura operados por outros", afirmou o relatório.

As agências governamentais muitas vezes pagam preços dramaticamente diferentes para o mesmo item de TI, segundo o relatório, às vezes três ou quatro vezes mais.

A Amazon Inc, a Microsoft Corp, a Google da Alphabet Corp e a Intel Corp estão fazendo grandes investimentos no negócio de computação em nuvem de rápido crescimento.

Um relatório do Conselho de Responsabilidade do Governo dos EUA de 2016 estimou que o governo dos EUA gasta mais de US $ 80 bilhões em TI anualmente, mas disse que os gastos caíram US $ 7,3 bilhões desde 2010. Em 2015, o governo dos EUA havia pelo menos 7.000 investimentos de TI separados. O valor de US $ 80 bilhões não inclui sistemas de TI classificados do Departamento de Defesa e 58 agências de órgãos executivos independentes, incluindo a Agência Central de Inteligência.

O relatório do GAO disse que os investimentos de TI do governo dos EUA "estão se tornando cada vez mais obsoletos: muitos usam linguagens de software desatualizadas e peças de hardware que não são suportadas".

O relatório GAO descobriu que algumas agências estão usando sistemas que possuem componentes com pelo menos 50 anos de idade.

As agências geralmente compram seus próprios sistemas de TI de forma independente, disse a Casa Branca na quarta-feira. A falta de padrões comuns e a falta de coordenação provocam redundâncias e ineficiências dispendiosas.

A Casa Branca disse em junho que a maioria dos 6.100 centros de dados do governo podem ser consolidados e transferidos para um sistema de armazenamento baseado em nuvem.

Vários sistemas governamentais dos EUA foram alvo de invasões de hackers e dados nos últimos anos. Em setembro, a Comissão de Valores Mobiliários, principal reguladora do mercado de ações da América, disse que os cibercriminosos podem ter usado dados roubados no ano passado.

Reportagem de David Shepardson;



IDFM