↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 4 de agosto de 2018

Nacionalização das nuvens na Índia.

A tendência para manter em seu território os dados armazenados nas nuvem vem sendo consolidada pelo mundo afora. Agora chegou a vez da Índia.

É uma questão de soberania?

Talvez sim, fruto da desconfiança de como são tratadas as informações de seus cidadãos.

Mas também porque abre oportunidades para empresas locais que ofertam os mesmos serviços, sujeitando os grandes players globais (da terra de Trump) as mesmas dificuldades e condições locais na disputa do mercado.

Em outro post fiz, defendo que a "nacionalização dos dados" é de questão econômica, fiscal. É uma "estimulação forçada" para que os grandes player se instalem no país, gerem atividade econômica e principalmente Impostos.
Veja o que escrevi sobre soberania de dados no link abaixo, vc vai gostar:


Caso tenha interesse, reproduzo na íntregra a versão traduzida da matéria publicado hoje - 04.08.2018 por Reuters, que aponta a Índia seguindo o mesmo caminho que outras nações já tomaram.



India panel wants localization of cloud storage data in possible blow to big tech firms 


NOVA DÉLHI (Reuters) - Um painel que trabalha na política de computação em nuvem do governo indiano quer que dados gerados na Índia sejam armazenados dentro do país, segundo um relatório apresentado pela Reuters, uma proposta que poderia desferir um golpe nos gigantes globais da tecnologia. Amazon e Microsoft que oferecem esses serviços.

Isso não só aumentaria seus custos porque eles precisariam aumentar o número e o tamanho dos centros de armazenamento de dados na Índia, onde os custos de energia continuam altos, mas pelo menos alguns desses aumentos provavelmente serão repassados para clientes que incluem todos de pequenas empresas. start-ups para grandes corporações indianas.

A política será a mais recente de uma série de propostas que buscam estimular a localização de dados na Índia, pois o governo finaliza uma lei abrangente de proteção de dados. Os requisitos de armazenamento de dados locais para pagamentos digitais e setores de e-commerce também estão sendo planejados.

As autoridades querem que as informações sejam armazenadas localmente, para que possam ter acesso a elas com mais facilidade na condução de investigações.

O impulso da Índia para a localização ocorre em um momento de maior escrutínio global de como as empresas armazenam dados de usuários. Em julho, a Índia disse que a polícia federal começou a sondar o uso indevido de dados de usuários do Facebook pela Cambridge Analytica, que segundo suspeitos de Nova Delhi incluíam informações sobre usuários indianos.

RELATÓRIO A SER SUBMETIDO EM BREVE

O relatório preliminar do painel de políticas da nuvem, liderado pelo co-fundador da gigante de tecnologia indiana Infosys, Kris Gopalakrishnan, disse que um regime de proteção de dados "prospectivo" é necessário, já que a estrutura de leis de TI da Índia não é suficiente para computação em nuvem.

"Recomendamos a localização de dados na nuvem e quaisquer dados armazenados sobre entidades indianas ou dados gerados na Índia", afirmou, acrescentando que esses dados "devem estar disponíveis para agências de investigação e agências de segurança nacional".

Gopalakrishnan não quis comentar o rascunho do relatório, mas disse que espera enviá-lo ao Ministério da Tecnologia da Informação antes do final do mês ou pelo menos até 15 de setembro. Um porta-voz do ministério de TI disse que o departamento revisaria o relatório não vai comentar antes disso.

Computação em nuvem refere-se ao fornecimento de software, armazenamento e outros serviços a clientes de data centers remotos. Ele permite que as empresas usem programas com custos operacionais mais baixos, pois os programas e os dados não são armazenados nos centros de dados do cliente nem em seus desktops.

Executivos do setor disseram que muitas empresas indianas armazenam seus dados em servidores de nuvem localizados fora do país e que um mandato de localização poderia forçá-los a migrar dados para a Índia.

"A localização de dados aumentará os custos para empresas de nuvem pública, pois podem precisar expandir a capacidade do data center para atender aos dados de clientes atualmente hospedados fora da Índia", disse Santanu Patro, diretor de pesquisa da Gartner na Índia. Ele disse que eles poderiam repassar o aumento para os clientes.

As recomendações preliminares do painel disseram que a Índia deve considerar a importância de garantir a "soberania dos dados, especialmente no contexto dos fluxos de dados transfronteiriços".

"As estruturas jurídicas e políticas indianas devem se concentrar em garantir que os dados gerados da Índia possam ser utilizados para o benefício de cidadãos indianos, governos e atores privados", afirmou.

Um executivo de uma empresa global de tecnologia que oferece serviços em nuvem na Índia descreveu as recomendações da política como "protecionistas".

"Parece que voltamos o relógio à globalização", disse o executivo.

(Pimenta no dos outro é refresco, né Trump? - Comentário meu)

DESAFIOS DE INFRAESTRUTURA

O mercado indiano de serviços em nuvem pública deverá aumentar para mais de US $ 7 bilhões até 2022, segundo o relatório preliminar. Os gastos das empresas com software de infraestrutura de data center subirão 10%, para US $ 3,6 bilhões em 2018, estima a empresa de pesquisas Gartner.

O esboço do painel do governo listou Amazon, IBM e Microsoft entre as principais empresas já registradas sob uma iniciativa governamental sobre computação em nuvem. Ele também listou o Google, Oracle e Salesforce, como aqueles com "presença significativa".

A Amazon, por exemplo, diz que "dezenas de milhares de clientes" na Índia usam sua plataforma de serviços em nuvem da AWS.

"Devido aos crescentes requisitos de hospedagem de dados, a Índia precisaria de um rápido estabelecimento de centros de dados", disse o relatório.

O relatório, no entanto, destacou os desafios de infraestrutura e conectividade enfrentados pelos provedores de serviços em nuvem na Índia - como os altos custos de energia e a necessidade de obter várias permissões - que aumentam o custo da operação de data centers.

Mais de 80% da oferta de data center na Índia estava concentrada em cinco cidades, segundo o painel. Recomendou a realização de um estudo para identificar 20 locais propícios para essa infraestrutura, além de buscar incentivos e uma estrutura tributária simplificada para o crescimento da indústria.

O painel também planeja recomendar o desenvolvimento de uma "estratégia nacional de nuvem" que possa levar os provedores de serviços de nuvem a uma única estrutura de regulamentação e política.

O esforço de localização de dados do governo indiano já deixou as empresas americanas com medo de aumentar os custos e desestabilizar as empresas. Um painel do governo divulgou na semana passada um projeto de lei que propõe que todos os dados pessoais críticos sejam processados na Índia.

O grupo de lobby US-India Business Council disse que o projeto levantou algumas preocupações e buscará trabalhar com o governo indiano para melhorá-lo antes de sua aprovação.

Reportagem de Aditya Kalra; Reportagem adicional de Sankalp Phartiyal e Sanjeev Miglani; Edição de Euan Rocha e Martin Howell


IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra