↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Será que a humanidade é imune aos riscos das tecnologias?

Muitos estão apostando que a solução para suas incompetências serão resolvidas com o uso da tecnologia. 

Muitos apostam que a utilização de inteligência artificial vai ser arrebatador, o salto exponencial para o seu negócio. Que a transformação Digital é o caminho.  

Não há dúvida que a evolução do ser humano tem sido atrelada a evolução da tecnologia, basta olhar para trás, 5, 50 ou 100 anos e veremos o quanto éramos primitivos a tão pouco tempo. A novela da Globo, O Tempo não para, é boa referência para nos fazer refletir.

A evolução das tecnologias sempre são  bem-vindas, mesmo com as perdas que elas deixam pelo meio do caminho, elas tem nos levado para uma  melhor qualidade de vida.

O fogo, a pólvora, transformaram a forma como eram feitas as caças para manter as famílias agasalhadas e alimentadas, mas também criou artefatos que passaram a ser instrumentos para a morte de indivíduos.

A energia nuclear, permitiu uma fonte para manter cidades aquecidas, vivas, mas também criou armas de destruições em massa, capaz de destruir o planeta.

A tecnologia biológica e médica, nos levou a outra condições para preservar a vida, mas também levou à criação de armas de químicas e biológicas, capazes de exterminar civilizações.

A aviação e telecomunicaçöes diminuíram a distância entre as pessoas, mas também possibilitou exterminar vidas transportando ou acionando bombas guiadas para extermínio "cirúrgico". Que o diga o Japão e os B52 e as bombas no Iraque que viajaram kilometros até atingir seu alvo.

A tecnologia da informação, vem facilitando a vida de todos, tem tornado o acesso às informações e conhecimento a todos os níveis da sociedade, mas também tem sido utilizadas para a manipulação, criando "zumbis digitais" seguidores, sem livre arbítrio, caminhando pelos labirintos "virtuais", como gados a caminho do abate.

Em todos os saltos que passamos, lá estava o ser humano distorcendo o uso da tecnologia.

A ética do ser humano é a principal variável da equação para a evolução exponencial no ser humano.

Será que a "falta de ética" será o elemento principal da fórmula que levará ao extermínio do ser humano? 🤔

A existência de vida na terra tem seu propósito, todos os sobressaltos decorrentes da tecnologia não foram por acaso. Até mesmo este desvios do uso da tecnologia existiram para o ser humano chegar até onde chegou e onde chegará. 

Não existem atalhos ou caminhos mais longos, existe a jornada que a humanidade segue!

Então, será que a humanidade é imunes aos riscos das novas tecnologias?🤔

Sim, estamos imunes! A capacidade humana de realizar é superior à de destruir, até mesmo por instinto de preservação e de sobrevivência, nata do ser humano primitivo, desvios serão criados e sobressaltos superados, mas a jornada continuará!

Durante esta jornada, vamos enfrentando nosso medos. Medos estes que nos fazem criativos para super as adversidades que a vida nos impõe e criando um mundo melhor a cada dia!

Uma certeza é que nunca veremos a manchete abaixo nas mídias: "Os seres humanos foram exterminados pelos seres humanos."

Assistam o vídeo, será que corremos este risco?

Se acontecer, dependendo como seja usado, será apenas mais um sobressalto para a preservação da humanidade!


E vc, que acha ?



IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra