↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

domingo, 30 de dezembro de 2018

Inconsciente coletivo do canudinho plástico.

Quanto tempo leva para que uma mudança de comportamento seja incorporada no cotidiano da sociedade? 


Arrisco a dizer que é muito rápido, quando ela vem incubada no inconsciente coletivo.



Hoje na praia, estava tomando banho de mar com minhas netas (4 e 8 anos) tive uma aula de consciência ecológica de preservação da natureza e da vida. 

Acidentalmente, minha esposa pisou em um canudinho enterrado na areia, mergulhou, pegou para levar para o lixo quando fosse para casa. 



Até aí tudo bem, já passou a ser natural recolher o "lixo" ecológico deixado por outros que ainda não tem o mesmo zelo. 

Mas, o simples gesto de minha esposa de levantar o canudo e nos mostrar acendeu uma revoltas nas duas pequenas... "que absurdo" esbravejavam as duas... a mais nova apelava pela vida dos animais que podiam morrer, a mais velha comentava que não acreditava que ainda existem pessoas que usam esses canudinho e questionava, porque não usam canudos de papel, de metal ou os reutilizáveis? 

Depois, comentando com a mãe da neta mais velha, ela falou que a filha tem em casa um saco cheio de canudinho, daquele que se comprava para festas infantis, que ela que não usa, não deixa ser usado e diz que não joga fora por ser perigoso se outros usarem.🤔 

Pois é... apesar de não fazer parte de nosso discurso no dia a dia, pelo jeito as campanha dos canudinhos deu certo, já formou um inconsciente coletivo criando uma geração consciente, ou talvez seja uma consciência que vem no DNA desde o bisavô delas (ver EXECUTA-SE MAIS UM HERÓI

Arrisco a dizer daqui mais uns 10 anos, quando elas estiverem na faixa etária de consumo, será um geração de consumo muito mais consciente ecologicamente. 

Também arrisco a dizer que seremos  rotulados, nós "pobre mortais", de criminosos, mal educados, blá blá blá, ou não?

Sem duvida, banir os canudos plásticos foi um fato marcante de 2018. 

Que vcs acham? 


IDFM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra