↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 19 de janeiro de 2019

Vazamento: ABIN, Ministério da Defesa e Serpro

Vocês viram isso que foi publicado pelo Tecmundo e Mundo dos Hackers?

Segundo as matérias, em protesto a Operação Copyright, deflagrada pela Polícia Federal,  o Hacker "Sr. Storm" revelou 351 credenciais de acesso (nome de usuário e senha) da Abin, Ministério da Defesa e Serpro.  

Acredita-se que as credenciais publicadas hoje seriam decorrentes de vazamentos que aconteceram em setembro de 2018, ainda no governo  Teme, e não fruto de uma nova invasão.

A divulgação  ainda revela a preocupação do hacker em relação a entrada em vigor a GDPR, mas no meu entendimento de forma equivocada, por considerar a nova legislação um risco: "acabando com a liberdade de expressão e a privacidade de nós usuários".

A divulgação foi feita nos sites  Pastebin e Ghostbin, que são utilizados por hacker para divulgar vazamentos.

Ataques cibernéticos e vazamentos de informações não é coisa nova, mas ficavam restritas a órgão oficiais e as agências de informações, eram raras aparecerem na mídia tradicional, não é verdade? 

Mas, depois do surgimento do Wikileaks, Edward  Snowden e as empresas especializadas em segurança cibernética, os ataques, vazamento de informações e invasões passaram a ser mais frequente, passaram a se tornar públicas e se tornaram "populares", bastar ter acesso à internet que as notícias chegam, aos nossos smartphones.  

Divulgar estes problemas, não deixa de ser parte dos planos de negócios e  instrumento de publicidade das empresas especializadas em segurança cibernética, não é mesmo? 

Segurança cibernética movimenta Bilhões de dólares pelo mundo afora, sempre tem algo novo e uma ameaça nova, quanto mais "medo", mais dólares são movimentados.

Este tipo de problema no governo federal já tem se tornado uma "certa rotina", ratificando o que foi dito pelo fundado do WikiLeaks  "Assange diz que Brasil é o país da América Latina mais espionado" 

O que deveria ser levado a sério, não parece ter a menor importância e é tratado de forma "amadora" ou não teria acontecido o vazamento divulgado pelo planalto em 01.01.2017,   que ousei comentar na publicação " Invasão, Engano ou Falha de Segurança no Palácio do Planalto?"

Será que o mundo cibernético é encarado como a quarta fronteira à defender, além da terra, mar e ar?  Não da para ficar no faz de conta, não é mesmo?


Quem sabe, a mudança recente do governo federal, um novo modelo mental para a segurança seja estabelecido e deixamos de ser surpreendidos de "enganos", como costumam dizer,  por parte de quem deveria garantir a soberania nacional. 
Entendo que  eventos de vazamento de informações do governo, expõe a integridade territorial e a soberania nacional, ou não?

Será que eventos como estes são tratados como prever o Art. 13 da lei 7170 (crimes contra a segurança nacional)?

Será  que este episódio, nos primeiro dias do novo governo, é para testar o  Gabinete de Segurança Institucional e o general Heleno?    

Será que estamos preparados para garantir a soberania nacional das ameaças cibernéticas da era digital?

Como será a reação?

Caso tenha interesse, seguem os links com as publicações dos dois sites mencionados.



By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra