↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Housekeeping - Faxina ou Garimpo?

Esta semana resolvi tirar uma de faxineiro.

Comecei a fazer um Housekeeping em casa para "eliminar as tralhas" que tenho acumulado na minha jornada. Como não quero ser visto como um daqueles acumuladores que são mostrados na TV, resolvi aceitar o desafio

O maior problema deste tipo de trabalho é no significado daquilo que outras pessoas enxergam como "tralhas" e montoeira de papéis velhos e desnecessários.

Mas o contexto era outro. Não eram meros papéis, eram anotações, ideias, projetos inacabados, recortes, e-mail que foram importantes um dia ou que um dia seria importante ter, eram coisas guardadas nem que fossem para recordar ou manter um registro histórico.

Reconheço que tenho o perfil próximo de um "acumulador" quando se trata de informação. Sempre tive o hábito de fazer anotações, desenho, registrar as coisas que julgava importante, mesmo sem saber porque seria importante. Com a transformação digital, hoje, acumulo mais em meios digitais que em meios físicos, mas o hábito é o mesmo

O que importa é que o trabalho foi feito. Mas não com o olhar de faxineiro que inicialmente me dominou. A cada papel revirado e lido, histórias eram lembradas, insights, oportunidades e novos propósitos surgiam como pepitas escondidas.

No final, descobri que eu não estava lá fazendo o papel de um faxineiro e sim um garimpeiro.



Resultado, ao término, pouquíssimos papéis foram descartados e encontrei varias "papéis" importantes, de noites mal dormidas de trabalhos, que não imaginava existir, com conhecimento e informações que valem ouro.

Assim é que acontece no mercado, muitas vezes alguns papéis velhos são descartados apenas por serem "velhos e cheio de poeira", sem se ver o valor das informações que eles dispõe. Informações que podem significar ganhar ou perder um negócio, que pode modificar posições no mercado, que pode levar um "azarão" ao ponto mais alto do pódio.

Ficou como aprendizado que se vc agir como Faxineiro só irá enxergar poeira e lixo, se agir como garimpeiro vai enxergar as pepitas onde menos se esperam que elas estejam.

Ficou também o desafio de fazer um Housekeeping digital, e rever todos os HD, CD-ROM, Pendrive e até disketes que tenho guardados, e não foram descartados desde o primeiro PC... com certeza vou encontrar muitas preciosidades.

Desafio vcs a fazerem o mesmo.


By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra