↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 20 de março de 2019

Momo ou Betina, quem dá mais medo?

Gente... que pânico é esse?

Será que assim a polemica dos milhões de Betina sai de cena.

Isso de fazer medo as crianças sempre existiu... Quem não lembra de alguns personagens da infância que nos davam medo? A Perna Cabeluda, "Cumade" Florzinha e o  Papa-figo são apenas alguns exemplos na minha época lá para as bandas de Recife e Olinda.

O lado bom desse pânico é que ele vai servir como um "freio de arrumação", vai fazer os pais refletirem quanto a opção de abandonar os filhos no "mundo digital" e se tornarem mais presentes.

Acredito, também, que vai fazer as crianças serem mais seletivas nas escolhas do entretenimento dos vídeos.

Mas o que motiva alguém fazer este tipo de vídeo? Eu acredito que eventualmente pode ter aparecido algum vídeo, alguém fez para chocar e tornar viral mesmo, maldade existe e não podemos ignorar, Talvez pode ter sido feito apenas como uma intenção específica, para um determinado caso, mas também pode ter sido feito intencionalmente para "afastar" as crianças do excesso do mundo digital e ameaça existentes.

"Menino, vem pra casa senão o papa-figo vai te pegar" era a forma que as mães tinhas para manter suas crianças em casa, será que agora passaremos a escutar: "tá assistindo muito vídeo, desliga senão a Momo vai terminar aparecendo"

O medo faz as pessoas reagir.

Os pais agora vão reagir, não apenas se preocupando, mas olhando e auditando o que os seus pequeninos estão acessando. Não pode ser negligente neste assunto e alguns agora vão de tocar que estavam sendo.

Posso tá enganado, mas acredito também que o Google (YouTube) tem capacidade de identificar e excluir os conteúdos inadequado para as crianças na plataforma criada especificamente para elas.

E quem não sabia da Momo?

Mesmo aquelas crianças que seus pais não deixam ter acesso às plataformas de vídeos e não sabiam, agora vão saber!

Pois é, o pânico dos pais está fazendo as vítimas mirins, os pais como forma preventiva tem contado aos filhos a estória e desencadeando o medo nessas pequenas criaturas. Só para ter ideia o relato de uma mãe: “Eu mostrei a Momo para ela e conversei com ela para prevenir. Me arrependi. Agora virou uma criança medrosa.”.

Imagina quando essas crianças chegam nas escolas e contam para outras o efeito de pânico gerado? As escolas que usam de plataformas digitais para o ensino, poderão enfrentar problemas de aceitação pelas crianças.

Quem são os pais do pânico?

A Momo é versão da era digital da Boneca Xuxa e do Boneco Fofão dos anos 80.

A geração de pais das crianças de hoje, são aquelas crianças dos anos 80 que destruíram, jogaram fora, seus brinquedos por conta da onda de boato da época, não existia internet e tudo se propagava no boca a boca nas escolas.

Esses pais, também são as crianças que na época do início da internet acessaram tudo sem qualquer "censura" dos pais e que agora confiam em Apps para seus Kids acessarem....

Agora é o momento da reflexão, comparando com a época deles que não tinha esses problemas.

Lembro bem, na época que MSN era o brinquedo predileto das crianças, era divertido ver o medo que dava neles quando aparecia uma foto ou um nome estranho no canto inferior direito da tela, anunciando a entrada/chegada de um usuário. Qual era a criança que não tinha medo quando aparecia: "Maria sanguinolenta entrou".

A quem interessa esta onda de pânico?

Será que os YouTuberes ganham com esta polemica?  Acredito que sim, apesar de alguns alegarem que nada que seja exibido que faça a referência a Momi é monetizado, a polêmica gera exposição deles, gera audiência e mais seguidores depois. Consequentemente, irá representar em mais receita. 

Seria interessante ver quantos seguidores tinham antes e depois da polêmica os YouTuberes que iremos descobrir quem tirou proveito nos vídeos publicados sobre o assunto.

Como o problema está relacionado a  plataforma líder para um público que será o futuro consumidor de conteúdo e entretenimento, é preciso ver quem são a concorrências, vamos descobrir que alguns concorrentes vão aumentar significaremos a quantidade de horas de exibição de vídeos infantis.

Vejo alguns relatos dizendo, "agora só deixo assistir o Netflix", como sendo uma alternativa segura.

Não me surpreenderá o aumento de audiência das TV a cabo com conteúdo kids passarem a ter mais e mais audiência por dispositivos móveis (smartphones e tablets), esta será uma alternativa para "acalmar as crianças",  transferindo a responsabilidade  para fiscalização formal existente de um segmento consolidado.

Não me surpreenderá também o surgimento de versões de Apps específicos para público kids serem lançados pelo Netflix, Globoplay, Now, etc.

Será que está ação levará de volta para as TV a audiência deste público?

Mas isso é passageiro, já já esquecem.

Pois é, estes boatos vão continuar existindo, "estórias fantásticas" vão continuar sendo contadas pelas Betinas e as Momos da vida. Sempre foi assim, desde o boi tata, mula sem cabeça, as bruxas da Disney, chegando agora a Momo e a Betina do YouTube.

Então, precisamos ficar preparados, muitas coisas ainda vão acontecer até 20 de junho de 2019.


By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra