↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quinta-feira, 7 de março de 2019

Prata da Casa - Dos milagres aos talentos perdidos.


Em bate papo com alguns amigos, nos deparamos com as dificuldades que profissionais "prata da casa" passam para conseguir realizar um bom trabalho, ser reconhecido e ter retorno financeiro e promoções em nas empresas (que muitos consideram Família).

Será que existe preconceito?



Alguns de vocês já devem ter testemunhado situações de preconceito com profissionais, pelo simples fato deles serem "prata da casa", certo?

Não é difícil, né?... se puxarmos pela Memória, vamos lembrar de ter testemunhado alguma situações onde o "prata da casa", mesmo com reconhecida reputação e competência, é colocado de lado ao apresentar sugestões, direcionamentos, projetos ou até mesmo sonhos que são desconsiderados ou menosprezados. Mas, depois surgem através de algum elemento externo ou alguma consultoria externa que vem com a mesma idéia, com uma abordagem diferente, com uma maquiagem diferente, ou até mesmo, com apenas uma capa para o conteúdo produzido pelo pelo "prata da casa".

Os "prata da casa" só são lembrados nos momentos que o caos está presente e só eles conseguem desatar o nó, só são lembrados quando são transformados em "santo de casa" e têm que fazer milagre!

Mas o que nos leva a este tipo de situação? Arrisco a listar algumas possibilidades:
  1. Será por Insegurança de quem decide, que busca empresas (pessoas) com "reputação" para dar respaldo e confiança na decisão?
  2. Será por encantamento nas "grifes" para dar status em suas realizações?
  3. Será que é para se auto promover no mercado para uma possível transição de carreira no futuro?
  4. Será que por Incapacidade de capacitar o "prata da casa" na "embalagem"?
  5. Será por se sentir ameaçado e por insegurança em ser "superado" pelo "prata da casa"?
  6. Será estratégia de quem tem o "poder" de manter "prata da casa" afastado do poder, sem ameaça?
  7. Será que é porque acredita que só quem pode direcionar ou ter "idéia" é quem tem o poder?
  8. Ou será por puro preconceito, por acreditar que fora de casa as pessoas são mais qualificadas e por conhecer a intimidade do "prata de casa" que não é exposto pelo externo, assim, desconhece o lado obscuro deles?
Será que isso existe ou é apenas mimimi dos "prata da casa"?

Me arrisco a dizer que este é um dos principais desmotivadores e a causas de talentos abandonarem as empresas que gostam, que consideram família, ficando apenas os "carregadores de piano".

E não adianta ter programas de incentivo à ideia que são apenas de fachada, que não valorizam e não dão espaço para a expansão dos talentos, eles são "prata da casa" e sabem quando estão sendo "enganados".

🤔Será que se deslumbrar com recém chegados e abandonar os "pratas da casa" não é um erro que depois pode não ser recuperado?

🤔Não é porque deu “match” que uma relação é de confiança e duradoura, certo? E se o “match” pelo outro seja apenas para tirar vantagens? Não é pelo ”match” que você vai abandona uma  relação de confiança comprovada e de uma vida dos “prata da casa”, não é mesmo?   

Conta aí se você já testemunhou alguma situação deste tipo?

By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra