↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 16 de abril de 2019

O que é que tem Catedral de Notre-Dame com Google e Facebook?



As imagens das chamas que tomaram conta da catedral de Notre-Dame inundaram as plataformas digitais e serão lembradas pelas Gigantes de conteúdo da Internet como um marco na mudança de seus negócios na Europa.  

É isso mesmo, para as Gigantes, a Internet deixou de ser a Internet que era. 

As chamas da Notre-Dame serão sempre lembradas, principalmente pelo Google e Facebook, ocasião quando os governos da União Europeia apoiaram  a iniciativa da Comissão Europeia de proteger a indústria criativa com novas regras de direitos autorais mais duras. 

"Quando se trata de completar o mercado único digital da Europa, a reforma dos direitos autorais é a peça que faltava no quebra-cabeça", disse o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, em um comunicado, segundo Reuters.

Ainda de acordo com Reuters,
sob as novas regras, o Google e outras plataformas on-line terão que assinar contratos de licenciamento com músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas para usar seu trabalho.

Sob o novo regime do Google, o YouTube, o Instagram do Facebook e outras plataformas de compartilhamento terão que instalar filtros para impedir que os usuários façam upload de materiais protegidos por direitos autorais.

O Google disse que as novas regras prejudicariam as economias criativa e digital da Europa, enquanto os críticos disseram que isso afetaria as empresas de menor porte e não as gigantes da tecnologia.

A Polônia disse que a revisão foi um passo para trás, já que a exigência do filtro pode lançar as bases para a censura.

Julia Reda, parlamentar da UE que havia feito campanha contra as reformas, disse que os críticos podem levar o caso à Justiça, mas isso seria lento e difícil, e que o melhor seria monitorar a implementação justa.

A European Magazine Media Association, a Associação Européia de Editores de Jornais, o Conselho Europeu de Editoras, a News Media Europe e o grupo de lobby de gravadoras independentes saudaram a decisão.

Os países da UE têm dois anos para transpor a diretiva de direitos autorais para as leis nacionais.

Como escrevi em outra postagem, esta "gritaria" neste momento é passageira e tudo se ajustará a partir que a legislação, se aprovada, entre em vigor e os tribunais produzam suas primeiras decisões e interpretações nos julgamentos.

Para a catedral de Notre-Dame já estão sendo tomadas as medidas para restauração, uma corrente de solidariedade Global está sendo formada e logo logo estaremos com ela de volta.

Por outro lado, as chamas na internet europeia continuará ardendo por dois anos. 

Será que só até que tudo vire cinzas é que saberemos o que poderá sobrar para ser restaurado?

Para entender o que significa estas regras, uma postagem como essa que estou fazendo, comentando notícias publicadas por outros e incluindo link para acesso a conteúdos e outros, não poderá ser feita livremente na Europa sem que os filtros façam a censura e impeçam que os conteúdos sejam carregados nas plataformas e publicados.

Enquanto o poder da lei não atravessa o atlântico e chega por aqui, vamos continuar fazendo nossas avaliações e tecendo nossos comentários.   

Para que quer entender melhor o que está acontecendo por lá, recomento a leitura de outras publicações que fizemos sobre o assunto: 



Caso tenha interesse na matéria original do Reuters referenciada acima, segue link:



By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra