↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 8 de junho de 2019

Inteligência compartilhada - O salto da mutação.

Eu sou da época que existiam conversas de adulto e as crianças eram expulsas da sala quanto os adultos estavam reunidos, crianças não eram para saber de tudo que acontecia ao seu entorno, crianças eram apenas crianças.

Mas isso é coisa do passado, hoje as informações estão ao alcance das crianças nas pontas dos dedos, seja na televisão, nos iPad, smartphones ou até mesmo na falta de filtro dos adultos, não é mesmo?

Alguns defendem, e acreditam, que a biotecnologia será a responsável pela mutação do Homo Sapiens.

Eu sou do time dos que acreditam que o conhecimento, o compartilhamento do conhecimento, a inteligência compartilhada, é o fator que será o salto da mutação.

Pois é, o acesso a informação, o conhecimento tem nos transformado em outro ser, uma mutação do Homo Sapiens.

Tenho experimentado esta transformação dia a dia.

Esta semana tive algumas episódios com meu neto de 2 anos que me fizeram lembrar de duas postagens recente que fiz, vale a pena revê:





Seguem os episódios desta semana que não podiam deixar de ser registrados:

episódio.

Tinha acabado de pegar meu neto na escola, no caminho para minha casa sempre vamos conversando, ele com 2 anos gosta de conversar enquanto anda puxando sua mochila, apesar da timidez em falar com estranho que tentam falar com ele no caminho.

Como fazia tempo que não nos víamos, em determinado momento no caminho, ele olha de lado e aponta pra mim com seus dedinhos e como riso nos lábios e diz: "A turma dos meninos", repetindo o que sempre falo para ele quando estamos juntos brincando com a irmã e a prima, em uma família dominada por mulheres ( 2 avós, 1 mãe, 1 irmã, 1 prima, 4 tias e apenas 1 avô e o pai). Foi uma cena surpreendente, mostrando como ele assimila as informações.

episódio.

Outro dia, pegamos ele na escola e estávamos seguindo de carro para a casa dele, no caminho, no banco de trás ele, como sempre, conversando com a avó e comigo. Em determinado momento eu não entendi  o que ele falou e, imitando a forma que ele fala, perguntei: "o que?", ele de imediato falou para a avó, apontando com os dedinho na minha direção: "tá me imitando".

3º episódio.

Como sempre, após chegarmos da escola, nos instalamos na sala à frente da televisão, ele pegou o controle remoto, desligou a TV e disse: "não vai assistir jornal", como estivesse avisando que não estava querendo ficar só, mesmo eu estando ao lado dele.

4º episódio.

Hoje aniversário de Christiane, minha esposa, pedimos um bolo para cantar o parabéns. O bolo veio em uma caixa que foi deixada de lado e levamos para a mesa para o momento certo.

Meu neto é louco por bolo, principalmente de chocolate, e queria de todo jeito antecipar a comilança, mas conseguimos convence-lo de esperar a hora do parabéns.

Pois bem, resolvi pegar a embalagem, fechada como estivesse acabado de chegar entreguei para ele dizendo que era um bolo para ele. Ele pegou a embalagem, foi para a sala, depois retornou e me entregou dizendo "você me enganou" e saiu com cara fechada.

By IDFM

Um comentário:

Unknown disse...

Sei bem o que é isso com José Lucas

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra