↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Mutação - Onde chegaremos?

Na última vez que me encontrei em um evento de inovação/transformação digital, conversei com algumas pessoas sobre o processo de mutação que estamos passando nesta era digital decorrente das novas tecnologias e os avanços que Biothec nos presenteará.

O processo de evolução é lento e não é perceptível por quem está vivenciando ele, só no final é que se chega à conclusão que evolução aconteceu, deixando pra trás algumas mutações que não sobreviveram a seleção natural.

Mas, penso que dessa vez estaremos vivos para ver este processo acontecendo, pelo menos é o que me leva a acreditar a publicação feita por Rene Fraga no site Google Discovery.

De acordo com a postagem, o cientista de saúde David Shahar tem descoberto na última década o crescimento do crânio em seus pacientes (crescimento de uma protuberância óssea na parte de trás da cabeça).

Revela ainda que, segundo universidade australiana, este crescimento ósseo do crânio é resultante do uso excessivo de smartphone.

Pois é, nosso "gabinete" estar sofrendo ampliação.

Não duvido que estejam acontecendo outras mudanças físicas do corpo em decorrência dos hábitos digitais.

A postura característica de pessoas da era digital, aquelas que usam smartphones, é facilmente observadas (cabeças levemente inclinas para baixo) já é uma mudança que deve estar desencadeando outras mudanças ainda imperceptível, sensores biológicos anti impacto por exemplo, que permitirá o deslocamento da pessoas, sem a necessidade de olhar para os objetos a sua frente, porque não?

Se for feito um estudo com as mãos, certamente também serão identificadas mudanças físicas das pontas dos dedos e das falanges.

Basta olhar ao entorno de nosso círculo de relacionamento. Não será difícil identificar pessoas que tem dedos, indicadores ou polegares, com mudança anatômica, de movimento ou sensibilidade, não é mesmo?

Estamos em processo de mutação, estamos criando variedades. Será que as tecnologia digital e a biotecnologia serão determinantes no processo de seleção naturalmente? 

Pois é, a transformação digital inevitavelmente provoca a mutações do Homo sapiens.

Mas, onde a mutação humana nos levará?



De acordo com a visão do matemático futurista inglês Ian Pearson, estamos rumo ao Homo machinus e que as próximas gerações do Homo sapiens serão capazes de controlar sua própria evolução e que a tecnologia e os avanços da genética vão nos levar a níveis evolutivos nunca vistos no planeta.

Ele prevê ainda que vamos começar um processo de união do homem com a máquina, primeiro virá o Homo cyberneticus, formado pela junção do organismo humano com microchips, depois, chegará o Homo hybridus, com mutações genéticas que facilitem a incorporação de nanotecnologia e por fim, o Homo machinus, quando as máquinas farão parte da própria composição do nosso corpo.

Em entrevistas a Silio Boccanera em 2012, transcrita pelo site ele Conjur, descreveu uma visão de como nos tornaremos imortais através das máquinas: "Você compra um corpo de andróide e faz um upload para ele, não precisa carregar sua mente inteira. Sua mente pode viver na nuvem, e você apenas ocupar aquele corpo robótico." (O fIlme Sem Retorno e a seriado The 100 - Netflix abordam esta ficção).

"Eu diria que quem, hoje, tem menos de 35 anos tem grandes chances de viver para sempre" acrescentou.

Quem tiver interesse, segue link da matéria mencionada:








By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra