↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

domingo, 14 de julho de 2019

Conexão Pegasus, Finspy, #PavaoMisterioso, #VazaJato, Glenn Greenwald



No meio da disputa entre Pavão Misterioso, Intercept, Glenn e Moro surgem mais notícias para deixar a população amedrontada.  

Desta vez a notícia está relacionada ao malware Finspy desenvolvido pela empresa alemã Gamma Group que vende o malware para organizações governamentais e policiais em todo o mundo.

O Finspy atua no mesmo mercado do software de espionagem "Pegasus", desenvolvido pela empresa isralense NSO Group e que está no centro de diversas polêmicas por conta de utilização potencialmente abusiva e acusada de ajudar governos a espionar ativistas e jornalistas. (Já abordamos aqui 👉https://avisara.blogspot.com/2019/05/whatsapp-ate-onde-vai-privacidade.html?m=1)

O FinSpy também ataca dispositivos iOS e Android para roubar informações pessoais, confidenciais, como contatos, mensagens SMS / MMS, e-mails, calendários, localização GPS, fotos, arquivos na memória, gravações de chamadas telefônicas e dados dos mensageiros mais populares, como Whatsapp, Telegram, Signal, e outros programas do gênero como LINE, WeChat, Facebook Messenger e Viber, incluindo a captura as chamadas de voz e a capacidade de poder controlar o programa remotamente.

Esta recém divulgação me levou a encontrar uma matéria publicada em 2018 pelo G1, que podem conectar as invasões publicadas pelo Glenn Greenwald com o relatório que a Citizen Lab da Universidade de Toronto publicou sobre atividades do software espião da empresa israelense NSO Group.

O relatório apontava o uso do programa no Brasil, não sabendo naquela época quem realizou a tentativa de espionagem e nem qual foi o motivo.

Penso que agora a Citizen Lab têm  as informações para atualizar o relatório, não é mesmo?

Teoria da conspiração ou coincidências?

Segundo a matéria, quem teria atacado alguém no Brasil recebeu o codinome de "GANGES" e segundo o Citizen Lab, esse grupo ou entidade estava atuando pelo menos desde junho de 2017 e usava temas políticos para atrair as vítimas.

O Pegasus para ser instalado no celular, a vítima normalmente precisa abrir um site específico, clicando um link recebido em mensagens.

As mensagens enviadas aos alvos são normalmente personalizadas com temas de interesse da vítima para aumentar as chances de sucesso.

No caso do GANGES, uma das formas para "capturar uma vítima" era mensagens convidando pessoas para o engajamento em uma causa, convidando elas para consultar ou assinar petição e participar de abaixo assinados, por exemplo.

Pois é, quem não lembra de campanhas com abaixo assinado de apoio ao lava jato, das dez medidas contra a corrupção, para a prisão após 2ª instância e tantas outros?

Será que estas informações nos leva onde estão as fontes das invasões?

Será que existe conexão Pegasus, Finspy, Pavão Misterioso, Glenn Greenwald?

Caso tenha interesse em mais informações, Seguem links das matérias mencionadas:





By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra