↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Você sabia que Alemanha é 14 vezes mais nociva para o planeta que o Brasil?

A polêmica do fundo da Amazônia relacionada ao Brasil, Alemanha e Noruega me levou a ter interesse em saber quanto cada um desses países contribuem com áreas verdes, floresta e agricultura, quanto emitem e retiram CO2 dá atmosfera e quanto contribuem para sobrevivência humana na terra.

Minha intenção era entender melhor a nossa (Brasil) participação no cenário e o porque de alguns estão "cantando de galo" como sendo "autoridades mor" ou exemplos à serem seguidos.

Durante a pesquisa tive acesso a algumas informações que resolvi compartilhar, caso tenha interesse, acrescentei no final a lista de links. 

A pesquisa me levou inicialmente a uma matéria publicada em julho de 2018 por Super Interessante.

CURIOSIDADES

A Rússia é o país campeão. Contribui com 22% da área verde de todo o planeta. Corresponde a uma área de 8,5 milhões de Km2 de floresta. Eu imaginava que o Brasil era o país com mais Florestas no planeta.

O Brasil vem em 2º lugar, contribuindo com 14% de toda área verde do planeta, com uma área de 5,4 milhões de km2 de floresta, sendo que 3 milhões de km2 correspondem a floresta amazônica e 2,4 milhões de Km2 de outras áreas.

O Brasil contribui com mais áreas verdes que o EUA e Canada juntos, que são 3º e 4º lugar de países com maiores áreas verdes do Planeta.

Mesmo desconsiderando a floresta amazônica, o Brasil continua sendo o 2º país que mais contribui com florestas para absorver o dióxido de carbono, diminuir o efeito estufa e para sobrevivência humana no planeta terra.

63% DO TERRITÓRIO DO BRASIL TEM COBERTURA VEGETAL.

A Noruega e a Alemanha, envolvidas na polêmica, não aparecem no ranking dos 10 países com mais área verde. Arrisco a dizer que a contribuição deles são medíocres, devem ser desprezíveis.

No lado oposto, no ranking dos 10 maiores emissores de dióxido de carbono, a Alemanha é 6º país que mais joga CO2 na atmosfera, ficando atrás da China, EUA, Índia, Rússia, Japão e seguidos pelo Irã, Arábia Saudita, Coréia do Sul e Canadá. A União Europeia, como um região de países, ocupa o terceiro lugar.

Por outro lado, o Brasil está fora deste ranking.

QUEM É VILÃO?

A pesquisa também me levou à outro site, Deutschland.de, que da conta que a Alemanha tem 114 mil Km2 de floresta, ou seja, contribui com menos de 0,3% de toda área verde do planeta.

Só 33% da área do território da Alemanha são áreas verdes.

Prefiro fazer a leitura de que, enquanto 63% do território do Brasil tem cobertura vegetal, 67% DO TERRITÓRIO DA ALEMANHA NÃO TEM COBERTURA VEGETAL!

Fazendo uma "conta de padeiro" com os dados do site do Banco Mundial, em 2014 a ALEMANHA JOGOU NA ATMOSFERA 8,364 BILHÕES DE TONELADAS DE CO2 enquanto o Brasil foram 0,527 bilhões. Ou seja, a Alemanha destrói o planeta com 14 vezes mais intensidade de CO2 que o Brasil.

Isso mesmo, a ALEMANHA É 14 VEZES MAIS NOCIVA PARA O PLANETA QUE O BRASIL.

Como a Alemanha quer ter autoridade para exigir algo e ser exemplo com esses números?

Há!... VTNC chucrute! Como pode um pintinho mergulhado na merda querer "cantar de galo", não é mesmo?

Mesmo assim, existem aqueles que estimulam a "legião dos contras o Brasil", gerando notícias para gerar caos e faturar com isso. Quanto mais sensacionalistas, catastróficas e polêmicas, melhor para as audiências e para mais cliques. O que importa é faturar!

Esta semana (na 2ª), o #JN da rede Globo fez uma matéria enaltecendo a Alemanha por ter 33% do território de área verde e que vem fazendo reflorestamento e coisa e tal, sem fazer qualquer paralelo com o Brasil que tem mais de 60% e a condição de maior produtor de alimento para o planeta.

Mas, segundo vídeo divulgado pelo governo alemão após as declarações polêmicas de Bolsonaro, o reflorestamento tão comemorado foi de 10 mil km2 em 50 anos, ou seja, fizeram o reflorestamento correspondente a 200 km2 por ano, sem mencionar quantas arvores foram retiradas seletivamente da floresta. Para um país rico como a Alemanha, me parece que eles investem muito pouco para recuperar o que destruíram ao longo da história, é desprezível ou não?

Buscando ter uma referências para comparação em relação a reflorestamento no Brasil, fui levado ao Site Ambiente Brasil. Segundo o site, "Não existe, atualmente, no Brasil, um levantamento preciso quanto ao total da área reflorestada no País...", mas as estimativas apontavam, em 1987, uma área de reflorestamento no Brasil de 58 mil km2 e 48 mil km2 de plantio para fins industriais.

Guardadas as épocas dos dados e baseando-se nestes números, o placar em relação ao reflorestamento é: Brasil 10 x 1 Alemanha, mas deve ser bem maior a diferença.

MINHAS CONCLUSÕES

Por estes números, me dei por satisfeito quanto a pesquisa para entender o cenário.

Estou convencido que realmente DEVEM EXISTIR OUTROS INTERESSES POR TRÁS DESTAS NARRATIVAS DE DESMATAMENTO e coisa e tal, é preciso ser um exemplo para poder cobrar exemplo e isso não tem em nenhum dos lados.

"SE UMA DISPUTA NUNCA ACABA, SIGNIFICA 
QUE TODOS OS DOIS ESTÃO ERRADOS"

Mas a pesquisa também me deixou algumas questões que ficarei atento para entender melhor a rede de interesse por trás deste tema e deixo para reflexão.

REFLEXÃO

🤔A Rússia, sendo o país com maior área verde do planeta, sofre alguma pressão semelhante à que o Brasil sofre? Se sofre, não vemos na mídia qualquer tipo de notícias denegrindo a imagem deles por aqui, porque será?

🤔Quanto representa em desmatamento de florestas, o aumento de CO2 produzido pelos dez maiores emissores de CO2? Porque os ambientalistas, a mídia e ONGs não cobram com a mesma ênfase que cobram do Brasil?

🤔Quem consome a madeira que é retirada da Amazônia, qual o destino dessas madeiras? Quem são os grandes produtores que se utilizam da floresta como insumo para produzir suas riquezas? Porque não vemos qualquer tipo de bloqueio de cargas de produtos pelos ambientalistas nos países consumidores?

🤔Quem consome os minérios que são explorado de forma ilegal, qual o destino deles? Porque não vemos qualquer sanção econômica contras países pela recepção de produtos que "destroem" a floresta?

🤔Existe alguma "obrigação" para que os países com baixa ocupação de território com floresta, aumentem a ocupação com reflorestamento? Porque cobram do Brasil?

🤔As florestas no Canada, Alemanha, Europa em geral, EUA e Rússia, quando estão cobertas pela neves, diminuem em quanto a capacidade de absorver o dióxido de carbono? Quanto aumenta, nesta mesma época, a emissão de dióxido de carbono para aquecimento da população, iluminação, etc? Equivale a quantos km2 de desmatamento de florestas?

🤔Na balança de emissão de CO2 vs Capacidade de Capturar CO2, qual saldo dos países? Porque esta informação não são divulgadas com ênfase? Porque não sabemos quem é quem no ranking de violões do clima na terra? Não é possível que o Brasil seja quem deve carregar esta Cruz, não é mesmo?

            APRENDIZADO

            Os interesses políticos e econômicos movimentam este conflito, algumas bandeiras defendidas são apenas cortinas de fumaça para desviar os olhares e esconder os verdadeiros objetivos e interesses.

            Anualmente 1,6 tonelada de CO2 são liberados na atmosfera por cada habitante. (Segundo a ONG Iniciativa Verde)

            Para cada tonelada de CO2 lançada na atmosfera, é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra danos. (Site TJPR)

            Assim sendo, cada habitante do planeta deve ter responsabilidade pela existência de 11,42 árvores para consumir o CO2 que produz.

            Sempre me falavam que na vida precisamos fazer 3 coisas antes de partir, sendo: Plantar uma árvores; Escrever um livro e Ter um filho.

            Pois é, ANTES DE PROPAGAR O CAOS E CRITICAR, PLANTE 12 ÁRVORES!

            Mas fazer nada também é uma opção, já que, segundo o climatologista Ricardo Felício o AQUECIMENTO GLOBAL É UMA FARSA. Para ele, "O aquecimento global é 100% geopolítica".  Será?

            Quem tiver interesse, seguem links com entrevistas dele em 23.07.2019 no Pânico e outra em Jô Soares em 2016:


            Caso tenham interesse, segue lista de links mencionados:












            By IDFM

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário

            Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra