↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Os fantasmas que habitam Datacenters completam 60 anos

Não podia deixar de repassar esta matéria que recebi da Computerworld dando conta que o Cobol completa 60 anos de existência.

Uma notícia que alguns vão compartilhar da Nostalgia da época Jurássica que alguns tiveram oportunidade de viver, época de escassez, época que tudo era difícil para TI e era dominada pelo Cobol. 

Apesar de não ser minha linguagem de programação (naquela época eu era da turma mais "raiz", mais primitiva com assembler/370), a lembrança de como era o domínio do Cobol impressiona, outras linguagens eram exceções "perigosas"  sem mão de obra.

Me lembro que deste o final dos anos 80 se falava no fim do Cobol e dos Maimframes, a virada do milênio era o maior desafio para a continuidade dos sistemas, mas o que vemos é que eles continuam aí, firmes e fortes!

É de se admirar a sobrevivência da linguagem numa era que tudo se torna descartável, torna-se obsoletos, mas a legião de seguidores deram vida própria.

Pois é.... muito estranho que ainda não tenham substituídos, não é mesmo? Porque será?  

Qualquer pessoa hoje em dia tem, nas pontas dos dedos, muito mais facilidades, capacidade de processamento e armazenamento muito maior que as grandes empresas tinham na época e para que as Apolos chegassem na lua.

Imaginar como era difícil fazer acontecer com tanta escassez e muitos zeros e uns, talvez  possa explicar alguns "fantasmas" em Cobol e assembler povoando os DATACENTERs, pelo mundo a fora.

Não me Impressiona a revelação de que  70% dos sistemas globais de processamento de transações continuam sendo alimentados pelo Cobol.

Nem me impressiona que seja por conta do custo e do risco que continuará sendo impossível,  substituir o Cobol. 

O conhecimento, os algoritmos, não são como os Hardware, os cabos de cobre que podem ser substituídos com uma linha de montagem automatizada. 

Em time que está ganhando não se mexe. 

Para os profissionais "jurássicos" e aqueles que desejam ter um reserva de mercado garantida por mais 60 anos, temos uma boa notícia, a matéria revela que a cada dia está mais difícil encontrar profissionais qualificados de Cobol! 

Quem tiver interesse, segue link da matéria mencionada.



By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra