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quarta-feira, 3 de abril de 2019

Facebook - Mais uma cagada. O que falta?

Gente, é uma atrás da outra.

Vocês viram isso? 

Bloomberg publicou que os dados do usuário do Facebook continuam aparecendo em lugares que não deveriam.

É isso mesmo!

Mais um escândalo do Facebook é revelado e mostra que o caso da Cambridge Analytica era apenas a ponta do iceberg dos "vazamentos" das informações da vida de seus usuários.

A UpGuard, empresa de segurança cibernética, encontraram informações de usuários inadvertidamente postados publicamente nos servidores em nuvem da Amazon.

Na Cidade do México, a plataforma digital Cultura Colectiva mantinha 540 milhões de registros de usuários do Facebook acessíveis que podiam ser baixadas por qualquer pessoa.

Outro banco de dados do App At the Pool (já extinto) com nomes, senhas e endereços de e-mail para 22.000 pessoas.

O TAMANHO DO ICEBERG

O problema do armazenamento público pode ser mais extenso do que esses dois casos.

O UpGuard encontrou 100.000 bancos de dados abertos hospedados na Amazon para vários tipos de dados, alguns dos quais ele espera que não sejam públicos, mas que não impedem o vazamento intencional.

Facebook, por muitos anos, permitiu que qualquer pessoa que estivesse criando um aplicativo em seu site obtivesse informações sobre as pessoas que usam o aplicativo e sobre os amigos desses usuários. Uma vez os dados estando fora das mãos do Facebook, os desenvolvedores podem fazer o que quiserem com eles.

Imaginem o tamanho que esse iceberg pode ter?... pois é, não da nem para imaginar!

AMADORISMO?

Depois de alertado, o Facebook trabalhou com a Amazon para derrubar os bancos de dados, mas quem garante que eles estão "verdadeiramente" engajados na prevenção, ou só atuam quando são descobertos?

Se tivessem, não estaríamos vivenciando estes acontecimentos um ano após o escândalo da Cambridge Analytica e o "teatro" que Mark Zuckerberg fez no congresso americano, não é mesmo?

Será que proteger os dados das pessoas e garantir a privacidade dos usuários não tem valor?

Não existe amadorismo, existe modelo de negócio!

O OVO E A GALINHA

Afinal, quem veio primeiro: o Ovo ou a galinha?

Nesta eventos de violação de privacidade dos usuários, pouco importa quem é o ovo ou a galinha se no final os dois contribuem pela sujeira do galinheiro e não é feita limpeza do galinheiro, não é mesmo?

É bom lembrar que quem faz a sujeira é a galinha e o galinheiro com sujeira até o teto vai acabar apodrecendo os ovos.

Enquanto isso, Mark Zuckerberg agoniza como todo poderoso CEO com caca 💩 até o pescoço. Até quando?

VENTILADOR

Nessas ocorrências, sempre aparecem aqueles que querem colocar a sujeira debaixo do tapete ou até mesmo jogar no ventilador para transferir a responsabilidade para outros é para a transição de modelos tecnológicos. Tentam contaminar todos como forma de proteção.

Mas pouco importa quem deixou as informações dos usuários Facebook abertas. Elas nunca deveriam ter saído da guarda do próprio Facebook, não é verdade?

Mas na verdade "Não há cuidado suficiente no lado da segurança do Big Data", como revelou o Chris Vickery, diretor da UpGuard. Isso sim é a causa principal dos vazamento!

Restara saber o alcance do que foi jogado no ventilador neste evento.

Será que respingou alguma "badalhoca" na Amazon?... somente o tempo dirá se houve alguma contaminação da "falta de segurança" e "quebra de privacidade".

Quem tiver interesse, segue link com minhas publicações dentro deste contexto. Vai lá, vc vai gostar!










Quem tiver interesse na matéria publicada por Bloomberg, seguem links:


By IDFM

Quem ri por último ri melhor?


Nos últimos dias estive focado em projetos pessoais importantes, que restabeleceram as metas e resultados esperados para os próximos anos.

Foram momentos desafiadores e de aprendizados, pelo qual, resolvi fazer este registro histórico para marcar a data, porque:

Desmitificou o "quem cala consente", confirmou que "quem com ferro fere, com ferro será ferido", pode levar tempo, mas "aqui se faz, aqui se paga" e paga caro!

Também foi momento de observar que "Quem fala demais, morre pela boca ou se engasga com a língua", principalmente quando é daqueles que manda os outros se calarem. Pois é, agora "não adianta chorar sobre o leite derramado".

Nunca foi tão gratificante ter escutado um dia "Cala a boca, aqui quem fala sou eu!" e hoje poder dizer "Quem ri por último, ri melhor".

By IDFM

terça-feira, 2 de abril de 2019

Vazamento de dados no CNJ - Uma justiça sem privacidade?

Poderia ser apenas uma "piada" de 1º de abril, mas é real. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi alvo de um ataque de hackers em 1º de abril.

O CNJ tenta minimizar o problema, alegando que nenhum sistema de informações processuais foi afetado. Será? 

Mas, não destaca o quanto crítico é e será para as pessoas que tiveram suas informações "vazadas". Afinal, o vazamento das informações no CNJ coloca em vulnerabilidade, sujeitos à fraude, 53 mil pessoas.

Se você usa ou usou os serviço CNJ, fique atentos e tome as providências as para alterar suas senhas, nunca se sabe quais são as intenções dos hackers e quando estas informações vazadas serão utilizadas.

🤔Será que não haverá revelações surpreendentes pelos Hackers de alguns "segredos"?

Agora, quando escutar no noticiário que algo está em "Segredo de justiça", vou lembrar que esta sim é uma "história de 1º de abril"

Não podemos ter uma justiça sem privacidade, não é mesmo?

Veja também o link abaixo, vc vai gostar:

👉Vazamento: ABIN, Ministério da Defesa e Serpro

👉Invasão, Engano ou Falha de Segurança no Palácio do Planalto?

By IDFM

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Tudo tem volta.


Pense muito bem onde, no que e em quem você pisa. 
O chão que você pisa é o mesmo que te apoia. 
Tudo tem volta.

By IDFM

domingo, 31 de março de 2019

Conhecimento e experiência tem valor, você sabia?



Estava aqui pensando com meus botões.

Porque será que tem  pessoas que acham que consultor independente, aquele profissionais sem vínculo com empresas mas com muito tempo de estrada e conhecimento, são pessoas que podem transferir o capital intelectual (conhecimento, relacionamento, experiência),  acumulados ao longo de muitos anos de trabalho duro e investimentos, para outros sem que seja dado em troca uma remuneração?

Conhecimento, relacionamento e experiência tem valor, você sabia?

Então pense nisso quando estiver querendo "ajuda" para alavancar seus negócios, além de amigo, eles são profissionais tanto quanto você!

Beleza? 

By IDFM

sábado, 30 de março de 2019

Cloud - Gartner aponta 5 oportunidades

Vocês viram o que foi publicado por TIinside?


Em resumo, do ponto de vista do fornecedor de soluções de Cloud, o Gartner aponta 5 oportunidades para o avanço dos serviços.

  1. Serviços de migração – como migrar para a Nuvem;
  2. Serviços de pré-planejamento;
  3. Consultoria geral e consultoria em modelos de precificação;
  4. Serviços de migração de Data Center e
  5. Serviços de corretagem de Nuvem.

Imaginem o poder que o c-Levels agregam aos seus projetos de Cloud, tendo seu fornecedor com estes 5 pilares em seu DNA?

Não é difícil encontrar dentre os grandes players do mercado, se apresentando com fornecedores de soluções, mas poucos são aqueles que suas soluções são completas "de cabo a rabo".

Apesar do foco dado pelo Gartner ter sido direcionado ao fornecedor, estes 5 pontos devem ser considerados estratégicos pelos c-Levels.

Selecionar o fornecedor é a etapa estratégica mais importante do processo.

Não adianta se aventurar na seleção, sem que seu fornecedor esteja preparado para atender desde um cenário simples até um ambiente completo, complexo, com múltiplos fornecedores e nuvens.

"Pense em cloud-first ao construir sua oferta de produtos e esse será o seu ingresso para o sucesso", é a mensagem deixada pelo Gartner.

Conselho que deve ser levado a sério tanto do lado do cliente, que pensa em ir para a nuvem, quanto do lado do fornecedor de soluções de nuvens.

Veja também os links abaixo, vc vai gostar:


Caso tenha interesse de detalhes da matéria publicado por TIinside. Acesse o link abaix



By IDFM

segunda-feira, 25 de março de 2019

#SaveYourInternet - #SalveSuaInternet


Hoje, acessando o Wikipédia, fui alertado que amanhã, 26.03.2019, será votado no parlamento europeu a nova legislação (Diretiva) relacionada aos direitos de autor.
Segundo o alerta, a Diretiva vem impor novos encargos com licenciamentos em sites da Internet que recolham e organizem notícias (Artigo 11), e forçar as plataformas a validar proativamente todos os seus carregamentos nos seus sites, bloqueando de forma automática todos os carregamentos de conteúdo potencialmente protegido por direitos de autor (Artigo 13).

Segundo os opositores da diretiva, estes artigos podem afetar significativamente a liberdade de expressão e a participação na Internet.

Os opositores dizem que os Artigos 11 e 13 irão, supostamente, acabar com a Web como ela é hoje, porque:

  • Porque vai controlar radicalmente a informação compartilhada online.
  • Porque Sites web que congreguem, organizem ou interpretem noticias não poderá mostrar fragmentos junto aos artigos.(uma postagem como essa, por exemplo, vai contra a diretiva).
  • Porque tornará mais difícil a obtenção de informação online, e a geração de conteúdos independentes.

Por outro lado, outros alegam que a diretiva protege quem produz conteúdo e conhecimento, pois, passará a ter uma "regra" para coibir que outros ganhem fábulas de dinheiro, sem repassar qualquer migalha para os verdadeiros proprietários. 

Mas como esses produtores de conteúdo ganham leitores e tráfego se não for pelas plataformas sociais e de busca?

A quem interessa este nó que está sendo dado na internet? 

Minha leitura é que essa é mais uma batalha pela disputa dos orçamentos bilionários de publicidade, o interesse por trás desta diretiva são os grandes grupos da mídia tradicional, jornais, revista, tb, rádio que estão chegando próximos da extinção.

Mas como tudo na vida, acredito que esta "gritaria" neste momento é passageira e tudo se ajustará a partir que a legislação, se aprovada, entre em vigor e os tribunais produzam suas primeiras decisões e interpretações nos julgamentos.

Enquanto isso, possivelmente, a UE ficará isolada do mundo como forma preventiva das empresas não sofrerem caminhões de processos. Quem perde com isso é a sociedade de forma geral.

Será que o tempo da Internet com tudo free, estão com os dias contatos?

Será que estamos voltando para as listas Telefonica e catálogos de produtos impressos?

Não se iludam nem menospreze os políticos e as empresas de mídia tradicionais daqui do Brasil, passando por lá, já já chega por aqui!

Caso tenha interesse de entender melhor, assista o vídeo do link abaixo e acessem os links que eles indicam. Vale a pena!



By IDFM

Reajam!

Para que o mal vença, basta que os bons não façam nada!

Entao, reaja!

By IDFM

domingo, 24 de março de 2019

Uma cagada atrás da outra - Facebook não garante privacidade de senha.



Primeiramente peço desculpa pela linguagem usada neste post, mas reflete a minha indignação com o caso.


Como já não bastasse os escândalos de vazamento de informações do Facebook, esta semana veio a público mais uma cagada do clubinho do Zuckerberg, revelando o quanto eles desprezam a privacidade de seus usuários, literalmente eles "cagam da cabeça dos usuários".

Desta vez, foi anunciado que o Facebook vinha guardando as senhas dos usuários em um simples arquivo de texto, sem qualquer requisito de segurança, criptografia por exemplo, podendo ser lido por qualquer pessoa que tivesse acesso.

A revelação só veio à tona depois de uma denúncia, o que forçou o Facebook reconhecer a falha que expôs as senhas

Uma falha primária, de quem não dá a mínima para segurança.

Como de praxe, o Facebook vem com uma desculpa esfarrapada de que essas senhas nunca estiveram visíveis para alguém fora do Facebook e que a empresa não encontrou nenhuma evidência de abuso interno, como se bastasse para atestar segurança dos dados que eles têm de todos os usuários.

Será? As revelações dão conta que cerca de 2.000 funcionários fizeram 9 milhões de consultas de dados que continham senhas de usuário em texto simples.

🤔 9 milhões de consultas não é um volume absurdo?

🤔 Com que interesses foram feitos esses 9 milhões de consultas?

Mas tem quem relativize este problema, pelo fato de quem teria acesso a senha eram apenas os funcionários da própria rede social (quem garante? (O Facebook não tem credibilidade para acreditarmos esta afirmação) alegando que "não confiar neles acarretaria em uma desconfiança no próprio serviço".

Mas é exatamente para isso que existem sistemas de segurança, e criptografia. Para podermos confirmar que nem 1 nem 2000 funcionários não consigam acessar informações que não devem, mesmo que tem acesso aos arquivos, isso é que dar confiança na utilização dos serviços, não é mesmo?

Imagina se você confiaria em um Banco que sua senha da conta corrente pudessem ser vistas por 1 ou 2.000 de seus funcionários. Você confiaria neste banco?

Se eles têm este cuidado com as senhas dos usuários, imaginem o que eles fazem com seus dados, com os interesses de seus clientes, com as estratégias de seus anunciantes, não é mesmo?

O mais absurdo é saber que é uma falha infantil e demonstra amadorismo e descaso que deve vir desde o início do Facebook no campus universitário.

Corro o risco de dizer que hoje em dia, nenhuma criança que desenvolve Apps para feira de ciências escolar, comete uma falha primitiva como essa.

E vai muito além ...

Acredito que a extensão desta falha vai muito além da que apenas esta sendo informada.

O que vocês acham dos tantos Apps que confiaram no Facebook, utilizam o usuário e senha do Facebook como componente de segurança para seus clientes e usuário?

Minha leitura é que todas as informações, os dados, que confiamos a guarda nestes Apps estão vulneráveis, ou não?

Paladino da privacidade

O mais absurdo é ver recentemente o Zuckerberg se apresentando para o mundo como defensor da privacidade.

Se esta denúncia não viesse à tona, estaríamos todos "engolindo" esta farsa de paladino da privacidade.

De acordo a revelação feita, entre 200 milhões e 600 milhões de usuários do Facebook podem ter tido suas senhas salvas em texto plano e disponível para busca por mais de 20 mil funcionários da rede social.

Esta é a forma que esperamos que um defensor de privacidade se comporte?

Em janeiro, na mesma época que agora alegam ter descoberto a falha, Sheryl Sandber teria revelado que alguns principais acionistas do Facebook já pressionaram para que Zuckerberg renuncie ao cargo de chairman. Será que não chegou a hora?

Compreendo a pressão dos investidores diante de uma cagada atrás da outra e a duvida: será que um dia o Facebook conseguirá sair do campus universitário para se tornar definitivamente uma plataforma de negócios? 

Pois é, o recado ja vem sendo dado: Zuckerberg, está na hora de "pedir para cagar e sair".

Enquanto isso? 

Para os usuários do Facebook, vale sempre a receita do "caldo de galinha". Troquem suas senhas, não usem o Facebook para acessar outros Apps e não autorizem outros Apps acessar sua conta de Facebook.


Quem tiver interesse em mais detalhes sobre assunto, seguem links:














By IDFM

quinta-feira, 21 de março de 2019

21 de março de 2019 - Temer? 🙋🏼‍♂️Presente!

Hoje o dia foi de acompanhar mais um capitulo da história do Brasil e não poderia deixar de fazer um registro histórico de minhas percepções neste dia.

As emissoras de TV deram uma trégua nas insistentes notícias que se repetem todos os dias o dia todo, na internet a Momo e a Bettina foram deixadas de lado.

Confesso que faz tempo que não via um JN sem ter destaque ao Queiroz ou que a Marielle não estivesse presente.... Pois é, hoje foi dia Marielle ausente no JN.

Alguns que cultivam seus ladrões de estimações comemoraram a derrubada do golpista, outro nem tanto, mas a sensação "agora é pra valer" revela uma visão otimista. Não tem parto sem dor!

Otimista, mas como se a Bolsa caiu? Alguns fazem a leitura que Bolsa caiu como sendo um sinal de que não foi bem absorvida a notícia pelo mercado, alguns falam que "o medo" tomou conta do mercado, arranjando uma "desculpa" para o movimento pra baixo, mas esquecem , talvez com com segundas intenções, que a reforma da previdência tá "parada" sem relator na assembleia e que a bolsa vinha em uma sequência de altas, batendo recordes, e sempre que tem sequências de alta, os investidores realizam lucros, provocando uma baixa de "correção". Hoje foi o 3º dia de baixa do movimento de correção. Pelo menos é desta forma que sempre recebo explicação das análises técnicas e históricos mostram estes movimentos.

O dia também foi de confirmações.

Ninguém tem dúvida que a redes sociais viraram instrumentos de comunicação direta da sociedade, certo?

Quem souber interpretar as mensagens subliminares/cifradas que circulam no emaranhado da redes, tem nas mãos uma verdadeira bola de cristal.

Pelo menos é o que deixa a pensar a revelação de mensagens que foram publicaras pelo juiz Bretas às vésperas de ordenar a prisão de Michel Temer.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda", publicou na segunda-feira.

Na quarta-feira, ele publicou: "Viver com obediência a princípios éticos e morais não é fácil, mas vale muito a pena".

Talvez, estas mensagens, "supostamente inocentes", tenham sido interpretadas como sinal para investidores realizarem lucros, talvez não.

É sabido que no mercado financeiro existem muitas plataformas que fazem a leitura do mercado e fazem suas "previsões"...

Mensagens entendidas antecipadamente é garantia de lucros.

Sigilo / Publicidade

Também fica mais uma vez confirmado que não tem nada sigilosos no Brasil, os vazamento continuam existindo, mais uma vez a imprensa estava lá, antes da na hora na prisão, o que levou ao próprio Temer perguntar porque existiam tantos repórteres na frente de casa.

A inteligência das Redes sociais

Imagine o que os sistemas de inteligência artificial do Facebook, Linkedin, Google, Twitter e etc, conseguem garimpar e tirar proveito em benefício próprio das informações que circulam pela rede.

Imaginem em que ponto chegaremos com IA dominando estas mídias, a soberba e altivez já são características presentes, ou não?

Aprendizado

As palavras têm poder!...e o espelho também!

É necessário cautela para não deixar de enxergar a soberba em si,  para não ser surpreendido nas próprias ruínas.



Não é da Momo que devemos proteger nossas crianças, devemos proteger dos Lulas e dos Temers da vida, com a corrupção que vem dia a dia levando o terror, a morte e tirado o futuro delas.

Temos que acabar com isso, viu?

By IDFM

Economia compartilhada, onde chegaremos?

Hoje descobri a existência de mais empreendimento da economia compartilhada.

Já estamos nos acostumando a cada dia sendo disponibilizados mais e mais serviços de compartilhamentos de recursos, sejam os coworking, sejas as bicicletas, patinetes, carros, bicicletas, motoristas, officeboy, delivery e etc.

Me deparei na rua, em Sampa, com mais um desses serviços, desta vez o serviço disponibiliza Scooter da Riba Share.



Não devia me surpreender com mais um transporte se não fosse o custo de R$ 0,59 por minuto. Este preço me deixa claro que a concorrência dos serviços de mobilidade urbana está muito forte, estão se enfrentando num oceano vermelho.

Será que isso é bom para a sobrevivência de alguns serviços?

Arrisco a dizer que não. Mesmo que seja ótimo ter custos baixos para os usuários, o risco de concorrentes quebrarem e ter uma consolidação que leve ao monopólio, será péssimo ao longo prazo. Sem concorrência o preço sobe e a qualidade desce.

Economia compartilhados não é futuro, é presente.

Sem duvida, as gerações que estão chegando ao consumo já estão com seu DNA modificado, onde o mundo do TER ficou para trás, agora o tempo é do USAR.

Uma geração que estão despertando que devemos pagar pelo benefício do produto/serviço e não pelo produto em si.

Não tenho dúvida que os serviços de compartilhamento estará expandido para tudo que se possa imaginar.

É um caminho sem volta, que vai mudar como a indústria se relaciona com seu consumidor final, atingindo todos que participam da cadeia de distribuição até o varejo dos recursos compartilhados.

A lógica é simples, na verdade precisamos de um buraco na parede e não de uma furadeira no armário, não é mesmo?

Antes de comprar qualquer coisa, vai fazer parte da avaliação para a decisão, descobrir se já existe o compartilhamento do produtos e caso não exista, qual o risco tem de se perder dinheiro investindo na aquisição (perda de valor de revenda) se ele vier a ser compartilhado logo logo.

E você, o que acha que vai rapidamente surgir sendo compartilhado?

Quais produtos ou serviços vocês desejam que sejam compartilhados?


By IDFM

quarta-feira, 20 de março de 2019

Momo ou Betina, quem dá mais medo?

Gente... que pânico é esse?

Será que assim a polemica dos milhões de Betina sai de cena.

Isso de fazer medo as crianças sempre existiu... Quem não lembra de alguns personagens da infância que nos davam medo? A Perna Cabeluda, "Cumade" Florzinha e o  Papa-figo são apenas alguns exemplos na minha época lá para as bandas de Recife e Olinda.

O lado bom desse pânico é que ele vai servir como um "freio de arrumação", vai fazer os pais refletirem quanto a opção de abandonar os filhos no "mundo digital" e se tornarem mais presentes.

Acredito, também, que vai fazer as crianças serem mais seletivas nas escolhas do entretenimento dos vídeos.

Mas o que motiva alguém fazer este tipo de vídeo? Eu acredito que eventualmente pode ter aparecido algum vídeo, alguém fez para chocar e tornar viral mesmo, maldade existe e não podemos ignorar, Talvez pode ter sido feito apenas como uma intenção específica, para um determinado caso, mas também pode ter sido feito intencionalmente para "afastar" as crianças do excesso do mundo digital e ameaça existentes.

"Menino, vem pra casa senão o papa-figo vai te pegar" era a forma que as mães tinhas para manter suas crianças em casa, será que agora passaremos a escutar: "tá assistindo muito vídeo, desliga senão a Momo vai terminar aparecendo"

O medo faz as pessoas reagir.

Os pais agora vão reagir, não apenas se preocupando, mas olhando e auditando o que os seus pequeninos estão acessando. Não pode ser negligente neste assunto e alguns agora vão de tocar que estavam sendo.

Posso tá enganado, mas acredito também que o Google (YouTube) tem capacidade de identificar e excluir os conteúdos inadequado para as crianças na plataforma criada especificamente para elas.

E quem não sabia da Momo?

Mesmo aquelas crianças que seus pais não deixam ter acesso às plataformas de vídeos e não sabiam, agora vão saber!

Pois é, o pânico dos pais está fazendo as vítimas mirins, os pais como forma preventiva tem contado aos filhos a estória e desencadeando o medo nessas pequenas criaturas. Só para ter ideia o relato de uma mãe: “Eu mostrei a Momo para ela e conversei com ela para prevenir. Me arrependi. Agora virou uma criança medrosa.”.

Imagina quando essas crianças chegam nas escolas e contam para outras o efeito de pânico gerado? As escolas que usam de plataformas digitais para o ensino, poderão enfrentar problemas de aceitação pelas crianças.

Quem são os pais do pânico?

A Momo é versão da era digital da Boneca Xuxa e do Boneco Fofão dos anos 80.

A geração de pais das crianças de hoje, são aquelas crianças dos anos 80 que destruíram, jogaram fora, seus brinquedos por conta da onda de boato da época, não existia internet e tudo se propagava no boca a boca nas escolas.

Esses pais, também são as crianças que na época do início da internet acessaram tudo sem qualquer "censura" dos pais e que agora confiam em Apps para seus Kids acessarem....

Agora é o momento da reflexão, comparando com a época deles que não tinha esses problemas.

Lembro bem, na época que MSN era o brinquedo predileto das crianças, era divertido ver o medo que dava neles quando aparecia uma foto ou um nome estranho no canto inferior direito da tela, anunciando a entrada/chegada de um usuário. Qual era a criança que não tinha medo quando aparecia: "Maria sanguinolenta entrou".

A quem interessa esta onda de pânico?

Será que os YouTuberes ganham com esta polemica?  Acredito que sim, apesar de alguns alegarem que nada que seja exibido que faça a referência a Momi é monetizado, a polêmica gera exposição deles, gera audiência e mais seguidores depois. Consequentemente, irá representar em mais receita. 

Seria interessante ver quantos seguidores tinham antes e depois da polêmica os YouTuberes que iremos descobrir quem tirou proveito nos vídeos publicados sobre o assunto.

Como o problema está relacionado a  plataforma líder para um público que será o futuro consumidor de conteúdo e entretenimento, é preciso ver quem são a concorrências, vamos descobrir que alguns concorrentes vão aumentar significaremos a quantidade de horas de exibição de vídeos infantis.

Vejo alguns relatos dizendo, "agora só deixo assistir o Netflix", como sendo uma alternativa segura.

Não me surpreenderá o aumento de audiência das TV a cabo com conteúdo kids passarem a ter mais e mais audiência por dispositivos móveis (smartphones e tablets), esta será uma alternativa para "acalmar as crianças",  transferindo a responsabilidade  para fiscalização formal existente de um segmento consolidado.

Não me surpreenderá também o surgimento de versões de Apps específicos para público kids serem lançados pelo Netflix, Globoplay, Now, etc.

Será que está ação levará de volta para as TV a audiência deste público?

Mas isso é passageiro, já já esquecem.

Pois é, estes boatos vão continuar existindo, "estórias fantásticas" vão continuar sendo contadas pelas Betinas e as Momos da vida. Sempre foi assim, desde o boi tata, mula sem cabeça, as bruxas da Disney, chegando agora a Momo e a Betina do YouTube.

Então, precisamos ficar preparados, muitas coisas ainda vão acontecer até 20 de junho de 2019.


By IDFM

segunda-feira, 18 de março de 2019

Faça bem feito.

As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz! Então faça! Faça bem feito!.

domingo, 17 de março de 2019

O que acontece em um minuto da Internet em 2019?

Vocês viram isso no site Visual Capitalist?

Foi Publicado em 13 de março de 2019 mais uma versão da tão esperada publicação que apresenta anualmente uma fotografia do que acontece na Internet, no mundo digital.

A publicação tem se tornado uma referência, mostrando como referencia um minuto, durante um dia típico de atividade.

Os números apresentados são gigantescos, monstruosos.


Como é possível imaginar que ainda são enviados 188 milhões de email a cada minuto ou que só 42 milhões de mensagens são trocadas pelo Messenger e WhatsApp em 1 minuto?

Também é de se imaginar os motivos que as empresas de mídia tradicionais estão apavoradas com o a fulga de seguidores para outras alternativas digitais.



Basta dar uma olhada nos números relacionados a Netflix (694 mil horas assistido em 1 minuto) e do Youtube (4,5 milhões de videos assistidos em 1 minuto) para se ter uma idéia de como as pessoas tem buscado outras alternativas de entretimento além das emissoras de TVs para consumirem filmes, noticias e videos de uma forma geral.

O Netflix deve esta deixando as emissoras de TV em apuros, de 2019 a 2019 teve um aumento de 160% de horas assistidas. Sem público "pendurados" nas suas programações, a publicidade desaparece, receita cai!

Ja o crescimento de apenas 2,8% do Facebook, talvez demonstre um inicio de estagnação da plataforma que possa sinalizar uma resistência dos usuário com esta plataforma que poderá levar ao esvaziamento, possivelmente, depois dos escândalos protagonizado por ela e pelos conteúdos exagerado de seus frequentadores. Vc tem esta percepção também, certo?

Enquanto isso, o Instagram dobrou de tamanho aponta um mudança nas preferencias de plataforma para a socialização digital.

Quem tiver interesse, segue link da publicação originalmente feita no Site Visual Capitalist



By IDFM

sexta-feira, 15 de março de 2019

O Limbo da Transformação Digital

Esta semana tive a oportunidade de observar o limbo que a transformação digital vem deixando enquanto avança.



Existe uma legião de pessoas que não embarcaram na "onda digital" e agora vivem num limbo digital.

Perdidos entre os artefatos tecnológicos que invadiu a vida de todos, não conseguem entender o que acontece no dia a dia, a sua volta, desconhecem a existência de "vida" no mundo digital.

Em alguns casos, já estão equipados com Smartphones, mas que não passam de meros telefones difíceis de serem usados, basta escutar o toque dos dedos quando tocam as telas, mesmo em modo silencioso, para identificar essas pessoas.

A transformação digital está acontecendo independente das empresas, de nível social, intelectual, poder econômico e idade! 

Mas, como efeito colateral, está criando também uma legião seres abandonados, perdidos, que dificilmente serão resgatados e serão tratados pelos digitais com "zumbis analógicos", seres invisíveis, apenas por não terem atração por tecnologia.

Veja em sua volta, facilmente você vai identificar indivíduos dentro desta realidade. Quantas vezes eles se tornam invisíveis no seu convívio?

A utilização de tecnologias do mundo digital por estas pessoas é coisa do outro mundo.

Para essas, não tem como as melhores técnicas de experiência do usuário possa resgata-las. Elas serão levadas cada vez mais as profundezas do limbo.

Será que tem como resgatar essa turma?

Caso tenha interesse, segue links com uma publicações que fiz dentro deste contexto:


By IDFM