↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

2019 - Blockchain, Criptomoeda, Bitcoin, IOTA e Initiative Q

Chegou a vez de fazer minha leitura sobre Blockchain, Criptomoeda e a recém lançada Initiative Q.  

Blockchain

Durante este ano de 2018 foram muitas as notícias dando conta da formações das mais variadas alianças em volta de Blockchain para soluções de problemas.

Muita conversa, muito vapor?

🤔 Minha leitura é que Não. Algumas alianças fortes vem sendo desenvolvidas e vem avançando e logo-logo estarão fazendo parte do cotidiano das empresas.

🤔 Mas, também tenho um leitura que muita coisa rolando por aí que realmente não passa apenas de vapor. Estão tomando posse de discurso como estratégia para se mostrar "up to date", prontos para enfrentar os desafios que estão por vir e se posicionando como player desta tecnologia.

Sem exagero mas com humor, é mais ou menos assim: 

😂"Blockchain é como sexo na adolescência. Todo mundo fala sobre isso; ninguém sabe realmente como fazer; todo mundo acha que os outros estão fazendo e então todo mundo resolve falar que também está fazendo."😂

🤔 Mas falando sério, as alianças que estão se formando vão na direção que muitas soluções começarão a sair das suposições ou até mesmo poderão ser abandonadas.

🤔 Acredito que soluções que estão sendo construídas no segmento financeiro sairão dos laboratórios e começarão a fazer parte do dia a dia a partir de 2019.

Por outro lado, apesar de existir uma corrente forte que o futuro de todas as transações passam pelo blockchain e que blockchain é um dos pilares para novos modelos de negócios, existem outros que repudiam esta verdade absoluta.

A existência de dúvida "quanto a real segurança" dos dados que estão distribuídos é um dos argumentos usados.

A Kaspersky, uma das maiores empresas de cibersegurança do mundo, prevê que 2019 será o ano do estouro do hype em torno da blockchain, argumentando que a indústria verá que a tecnologia não é viável além de seu uso como criptomoedas. Os pesquisadores da Kaspersky consideram que 2019 será um bom momento para parar de tentar fazer essa tecnologia funcionar.

🤔 Não acredito que esta "corrente do pânico" sobreviva em 2019. Para quem vende segurança cibernética é natural fazer "terror subliminar" para garantir faturamento para o negócio deles. Mas, no máximo que irá acontecer é fazer com que as soluções sejam mais robustas, mais preparadas para enfrentar o "terror cibernético". O segmento financeiro, por exemplo, de reconhecida competência e reputação em segurança, não são calouros para se aventurarem com soluções inacabadas, quando estiverem prontos e operando é porque já confiam na solução montada.

Criptomoedas

Kaspersky também não vê um futuro brilhante para pagamentos com criptomoedas.

🤔 Arrisco a concordar com Kaspersky, também não vejo hoje, um futuro brilhante para as criptomoedas nas condições atuais, muitas delas deverão desaparecer. A resistência do mercado tradicional é forte para segurar o avanço de criptomoedas "independentes". 

🤔 Minha leitura é que a fase de especulação está chegando ao fim. A fulga das "sardinhas", os "desavisados" que amargaram duras perdas, continuará puxando os preços para baixo. Basta observar como o mercado de criptomoedas continua em declínio, com o seu valor total caindo, e todas as top  criptomoedas se desvalorizando.



🤔 Acredito que antes de chegarmos ao final de 2019 o Bitcoin atingirá o valor na faixa de USD 1000 (+-10%), que era o valor antes da euforia, e se manterá nesta faixa.

🤔 Continuo acreditado no conceito por trás do ecossistema IOTA, como sendo um que sobreviverá as consolidações e tempestades e que se fortificará no futuro.

🤔 Acredito que teremos em 2019 o início de um cenário de fortes consolidações no mercado de criptomoedas.

Initiative Q

E quanto a Initiative Q, que viralizou um convite para todos participarem de numa nova rede global de pagamentos com moeda própria denominada de Q?

Enquanto tem uma corrente que considera ser um ação de Spam para fraude, outros estão aderindo e aceitando o convite.

Pelo planejamento, em meados de 2018 até meados de 2019 estará sendo realizada a campanha de recrutamento de membros. 

Só final de 2020 a meados de 2021 será feita a distribuição do App, para  no final de 2021 ser feito o lançamento da rede.

🤔 Minha leitura é que o Initiative Q é apenas vapor, para sair da da esfera dos sonhos, ainda tem muita estrada. O conceito por traz da distribuição gratuita de moedas através de  convites pode se tornar uma forças interessante para tornar real o sonho.

🤔 Quanto a aderir ou não aos convites, tenho a seguinte opinião: 
  • Para quem é cético e tem medo de expor sua identidade virtual (e-mail), mantenha-se longe deste convite;
  • Mas, se vc acredita que a divulgação simples do e-mail não representa risco maior do que está navegando na internet e se vc é daquelas pessoas que toma todas as medidas preventivas contra fraudes, não vejo maiores problemas além do aumento de spam que será recebido.
🤔 Vale lembrar que, nos primórdios, com o PayPal tambem existiram duvidas quanto à segurança e o que poderia acontecer com nossa identidade e nosso cartão, mas o resultado tá aí... um excelente meio de pagamento. Estou apostando que acontecerá o mesmo com Initiative Q e já fiz minha adesão.
Se vc tiver interesse, aqui está o meu link de convite: 👉https://initiativeq.com/invite/BGWRac1pQ

🤔 Por fim, em relação a 2019, imagino que devemos ser surpreendidos com anúncios de alianças entre corporações, em torno do Initiative Q, que poderá antecipar para 2020 o lançamento da nova rede.

Veja outras publicações revelando nossa visão para 2019:
IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra