↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Sem rumo sem direção - Fake News

Navegando pela internet com o módulo "sem rumo e sem direção" ativado, fui levado ao site Inverse.com, onde encontrei uma postagem que descreve algumas características comuns que tornam as pessoas mais vulneráveis a acreditar em fake news.


Como considero o assunto Fake News uma pauta que será constante na mídia e no relacionamento do governo Bolsonaro com a sociedade, resolvi passar para vocês a abordagem que o site faz. 

Em resumo: 
"Se você é uma pessoa com menos pensamento analítico e acredita em intuição acima das evidências, você faz parte dos que são mais propensos a acreditar em Fake News. Mas uma boa notícia, você não é um idiota que acredita em tudo."
Quem tiver interesse de acessar a publicação original, no final tem o link completo.

A publicação menciona que cientistas estão descobrindo que algumas pessoas são mais propensas a acreditar em notícias falsas e, como resultado, desenvolver os meios para combater a desinformação. 

Os psicólogos relataram os dois grupos de pessoas que são mais suscetíveis a adotar falsas crenças: 
  • Fundamentalistas Dogmáticos
  • Religiosos
Menciona ainda que quando Inverse.com relatou este estudo pela primeira vez, o primeiro autor, Michael Bronstein, teria dito que a correlação entre uma crença maior em notícias falsas e esses dois grupos "poderia ser totalmente estatisticamente explicada pelo estilo analítico menos analítico desses indivíduos".

teoria é essencialmente que as pessoas menos engajadas no pensamento analítico regular são mais propensas a acreditar que uma notícia falsa é verdadeira. 

Embora Bronstein não pense que indivíduos dogmáticos e fundamentalistas religiosos estejam predispostos a se envolver com ilusões e notícias falsas, ele diz que eles "se envolvem menos frequentemente em pensamentos hipotéticos e esforçados e podem, portanto, raciocinar com mais frequência de acordo com suas intuições".

Acreditar em intuições sobre evidências é a base da crença em notícias falsas

Em outro estudo recente da Universidade da Califórnia, os pesquisadores determinaram que quando alguém decide que algo é verdade, na maioria das vezes o maior fator nessa decisão são seus próprios sentimentos.

Bronstein e seus colegas testaram a teoria de que mais "indivíduos propensos a delirar" são mais propensos a aceitar "ideias implausíveis" (notícias falsas) pedindo a um grupo de 502 pessoas e outro grupo de 446 pessoas para completar uma tarefa de avaliação de notícias. 

Nele, foram mostradas 12 manchetes de notícias falsas e 12 reais em ordem aleatória e instruídas a avaliar a precisão de cada título com base no grau em que eles achavam que a manchete descrevia um evento real.

Enquanto isso, os participantes também foram pesquisados sobre seu próprio estilo cognitivo, seu nível de fundamentalismo religioso e como eles eram dogmáticos. 

Aqueles rotulados como "dogmáticos" eram pessoas com uma tremenda quantidade de confiança naquilo em que acreditavam, mesmo acreditando naquelas coisas depois de serem mostradas que demonstravelmente não são verdadeiras.

Os dados revelaram que os fundamentalistas religiosos e aqueles que são mais dogmáticos eram mais propensos a pensar que manchetes de notícias falsas se referiam a notícias reais . 

Estilos cognitivos menos analíticos correlacionaram-se com uma vulnerabilidade a falsas crenças. 

Mas, embora as pessoas propensas a delirar fossem mais propensas a acreditar em manchetes de notícias falsas, isso não significa que elas são simplesmente idiotas que acreditam em tudo o que vêem

Tudo se resume ao hype dentro da manchete: os propensos à delusão não eram mais propensos a acreditar em manchetes de notícias verdadeiras.

Publicação original:


IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra