↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 25 de março de 2019

#SaveYourInternet - #SalveSuaInternet


Hoje, acessando o Wikipédia, fui alertado que amanhã, 26.03.2019, será votado no parlamento europeu a nova legislação (Diretiva) relacionada aos direitos de autor.
Segundo o alerta, a Diretiva vem impor novos encargos com licenciamentos em sites da Internet que recolham e organizem notícias (Artigo 11), e forçar as plataformas a validar proativamente todos os seus carregamentos nos seus sites, bloqueando de forma automática todos os carregamentos de conteúdo potencialmente protegido por direitos de autor (Artigo 13).

Segundo os opositores da diretiva, estes artigos podem afetar significativamente a liberdade de expressão e a participação na Internet.

Os opositores dizem que os Artigos 11 e 13 irão, supostamente, acabar com a Web como ela é hoje, porque:

  • Porque vai controlar radicalmente a informação compartilhada online.
  • Porque Sites web que congreguem, organizem ou interpretem noticias não poderá mostrar fragmentos junto aos artigos.(uma postagem como essa, por exemplo, vai contra a diretiva).
  • Porque tornará mais difícil a obtenção de informação online, e a geração de conteúdos independentes.

Por outro lado, outros alegam que a diretiva protege quem produz conteúdo e conhecimento, pois, passará a ter uma "regra" para coibir que outros ganhem fábulas de dinheiro, sem repassar qualquer migalha para os verdadeiros proprietários. 

Mas como esses produtores de conteúdo ganham leitores e tráfego se não for pelas plataformas sociais e de busca?

A quem interessa este nó que está sendo dado na internet? 

Minha leitura é que essa é mais uma batalha pela disputa dos orçamentos bilionários de publicidade, o interesse por trás desta diretiva são os grandes grupos da mídia tradicional, jornais, revista, tb, rádio que estão chegando próximos da extinção.

Mas como tudo na vida, acredito que esta "gritaria" neste momento é passageira e tudo se ajustará a partir que a legislação, se aprovada, entre em vigor e os tribunais produzam suas primeiras decisões e interpretações nos julgamentos.

Enquanto isso, possivelmente, a UE ficará isolada do mundo como forma preventiva das empresas não sofrerem caminhões de processos. Quem perde com isso é a sociedade de forma geral.

Será que o tempo da Internet com tudo free, estão com os dias contatos?

Será que estamos voltando para as listas Telefonica e catálogos de produtos impressos?

Não se iludam nem menospreze os políticos e as empresas de mídia tradicionais daqui do Brasil, passando por lá, já já chega por aqui!

Caso tenha interesse de entender melhor, assista o vídeo do link abaixo e acessem os links que eles indicam. Vale a pena!



By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra