↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 24 de maio de 2023

#SeLigaNessa: Multicloud, a tecnologia que leva a nuvem para além dos limites

Hoje é dia de entender como a tecnologia Multicloud pode mudar a forma como as empresas usam a nuvem para armazenar e processar dados. 

"Abra sua mente para as possibilidades, pois a Multicloud pode levar seu negócio além dos limites."

Para começar, vamos explicar do que se trata a tecnologia Multicloud. Em poucas palavras, podemos dizer que é a utilização de múltiplas nuvens em um mesmo ambiente, ou seja, em vez de utilizar apenas uma nuvem pública ou privada, a Multicloud possibilita que as empresas utilizem diferentes nuvens para diferentes necessidades.

A Multicloud surgiu para atender às demandas das empresas, que precisavam de uma solução mais flexível e ágil para a utilização da nuvem. Ao utilizar diferentes nuvens, as empresas conseguem escolher qual nuvem é a mais adequada para cada aplicação ou necessidade, sem depender de uma única fornecedora.

Um fato curioso sobre a Multicloud é que ela não é algo recente. Desde a década de 90, empresas já utilizam diferentes nuvens em seus ambientes. Mas, com o surgimento da computação em nuvem, a Multicloud ganhou ainda mais destaque e se tornou uma opção ainda mais atrativa.

A importância da Multicloud está em sua flexibilidade e escalabilidade. Com ela, as empresas conseguem escolher a nuvem mais adequada para cada aplicação, além de evitar a dependência de uma única fornecedora. Isso significa que as empresas podem utilizar diferentes nuvens públicas ou privadas, além de utilizar provedores de nuvem locais, o que pode resultar em redução de custos e aumento de eficiência.

Para entender como funciona a Multicloud, é preciso compreender que ela é composta por diferentes tipos de nuvens. Existem as nuvens públicas, que são fornecidas por empresas como Amazon, Microsoft e Google; as nuvens privadas, que são gerenciadas pelas próprias empresas; e as nuvens híbridas, que são a combinação das duas anteriores.

A utilização da Multicloud pode trazer diversos benefícios para as empresas. Uma das principais vantagens é a possibilidade de redução de custos, já que as empresas podem escolher a nuvem mais adequada para cada aplicação, além de poder contar com provedores locais, que geralmente têm custos menores. Além disso, a Multicloud também possibilita o aumento da eficiência, já que as empresas podem utilizar diferentes nuvens para diferentes necessidades, o que pode levar a uma maior agilidade nos processos.

No Brasil, já existem empresas que estão colhendo os frutos da utilização da Multicloud. Um exemplo é a Eletropaulo, que utilizou a Multicloud para aumentar a eficiência na gestão de seus sistemas, resultando em uma redução de 50% no tempo de resposta em caso de falhas. Outro exemplo é a FGV, que utilizou a Multicloud para melhorar a disponibilidade de seus sistemas e reduzir os custos de infraestrutura.

Mas, apesar dos benefícios, a Multicloud também apresenta desafios. Um dos principais desafios é garantir a segurança dos dados e aplicações distribuídas em múltiplas nuvens. Com uma abordagem multicloud, os dados são armazenados e processados em várias nuvens públicas e privadas, o que aumenta o risco de violações de segurança, vazamentos de dados e ataques cibernéticos.

Além disso, a complexidade da gestão de várias nuvens pode ser um desafio para as equipes de TI. Cada nuvem pode ter uma interface de gerenciamento diferente, o que torna a configuração, monitoramento e solução de problemas mais difíceis e demorados.

outro desafio é a segurança. Com vários provedores de nuvem envolvidos, pode ser difícil manter a segurança em todos os pontos de entrada e saída de dados. Isso pode levar a brechas de segurança e perda de dados sensíveis.

Além disso, a integração de diferentes serviços em diferentes nuvens pode ser um desafio, especialmente se eles não foram projetados para trabalhar juntos. Isso pode exigir muito trabalho de desenvolvimento e pode levar a problemas de compatibilidade.

A complexidade da Multicloud pode tornar a administração e o gerenciamento muito complicados. A equipe de TI pode precisar aprender várias interfaces diferentes e lidar com várias ferramentas de gerenciamento, o que pode ser uma tarefa desafiadora.

Outro desafio é a questão dos custos. Embora a Multicloud possa oferecer uma maior flexibilidade e eficiência na utilização dos recursos, gerenciar várias nuvens também pode aumentar os custos, pois cada nuvem tem seus próprios custos de utilização e gerenciamento.

Com várias nuvens sendo usadas, é fácil perder o controle dos custos e acabar gastando mais do que o orçamento permite, por isso é importante ter um serviço que permita gerenciar em um único ponto os custos das nuvens para usar de forma inteligente e que reduza o custo!

A implantação completa de um ambiente multicloud geralmente requer uma variedade de tecnologias, incluindo:
  • Ferramentas de gerenciamento de nuvem para gerenciar e automatizar a implantação de recursos em nuvens públicas.
  • Ferramentas de orquestração de contêineres para gerenciar contêineres e aplicativos em vários ambientes em nuvem.
  • Ferramentas de gerenciamento de configuração para automatizar a configuração e o gerenciamento de servidores e aplicativos em ambientes de nuvem híbrida e multicloud, incluindo provisionamento e bilhetagem.
  • Ferramentas de monitoramento e análise para monitorar e analisar a integridade, desempenho e utilização de recursos em ambientes de nuvem.
  • Ferramentas de segurança e conformidade para gerenciar o acesso aos recursos e dados em ambientes multicloud e garantir conformidade com padrões regulatórios.
  • Ferramentas de integração de dados para integrar dados entre nuvens públicas e privadas e oferecer suporte à análise de dados multicloud, com suporte a replicação e armazenamento de grandes volumes de dados.
A implementação da multicloud não é uma tarefa simples. A integração de aplicações e dados em diferentes nuvens é uma jornada complexa, requer planejamento cuidadoso e uma estratégia clara. 

Uma arquitetura adequada, um parceiro com experiência e o uso de tecnologias de integração podem ajudar a simplificar esta jornada para garantir o sucesso.

E então, ficou mais claro para você o que é a tecnologia multicloud e como ela pode ser aplicada pelas empresas? 

Esperamos que sim! Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, é só perguntar que estamos aqui para ajudar.


By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra