↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 2 de dezembro de 2023

Profissional da era digital: por que ele não é apenas um profissional de tecnologia

Imagem retrata diversos tipos de profissionais caminhando rumo ao futuro
A era digital não é apenas uma era de tecnologia, mas também de pessoas, de sociedade, de cultura e de meio ambiente

Quando você pensa em um profissional da era digital, o que vem à sua mente? Talvez você imagine alguém que trabalha com tecnologia, que desenvolve softwares, aplicativos, sites, jogos, robôs, inteligência artificial, entre outras coisas. 

Talvez você pense que esse profissional precisa ter um alto nível de conhecimento técnico, de habilidade lógica, de capacidade analítica, de domínio de linguagens de programação, de ferramentas e de plataformas digitais. Talvez você pense que esse profissional é um especialista, um geek, um nerd, um hacker, um gênio, um visionário, um inovador, um revolucionário.

Mas será que esse é o único tipo de profissional da era digital? Será que só quem trabalha com tecnologia pode ser considerado um profissional da era digital? Será que só quem tem essas características pode se adaptar, se inovar e se destacar na era digital?

A resposta é não. Um profissional da era digital não é apenas um profissional de tecnologia. 

Um profissional da era digital é qualquer profissional que usa as tecnologias digitais para criar, comunicar, colaborar e resolver problemas, que se adapta às mudanças tecnológicas e sociais da era digital, que é uma era de informação, conhecimento, aprendizagem, colaboração, inovação e diferenciação.

A era digital não é apenas uma era de tecnologia, mas também de pessoas, de sociedade, de cultura e de meio ambiente. A era digital afeta e transforma todos os setores, todas as áreas, todas as profissões, todas as atividades, todos os aspectos da vida humana. A era digital traz novos desafios, novas demandas, novas necessidades, novos desejos, novas motivações, novas aspirações, novas expectativas, novas preferências, novas emoções, para todos os profissionais, de todas as áreas, de todas as profissões, de todas as atividades.

Por isso, um profissional da era digital precisa ter não só competências e habilidades digitais, mas também competências e habilidades humanas, que são essenciais para a era digital, como comunicação, criatividade, liderança, empreendedorismo, inovação, visão estratégica, inteligência emocional, ética, sustentabilidade, multiculturalidade, entre outras.

Um profissional da era digital pode ser um médico, um engenheiro, um agrônomo, um enfermeiro, um dono de pequenos negócios, ou qualquer outra profissão

O que importa não é o que ele faz, mas como ele faz, usando as tecnologias digitais, as competências essenciais e as formas de desenvolvimento que nós sugerimos nos nossos artigos.

Veja alguns exemplos de como um profissional da era digital pode usar as tecnologias digitais, as competências essenciais e as formas de desenvolvimento na sua profissão:

  • Um médico da era digital pode usar as tecnologias digitais para acessar e compartilhar informações, conhecimentos e recursos sobre saúde, doenças, tratamentos, medicamentos, exames, diagnósticos, prognósticos, prevenção, entre outros, usando plataformas, ferramentas e recursos digitais, como o Medscape, o UpToDate, o PubMed, o Doctoralia, o Telessaúde, o Telemedicina, entre outros. Ele pode usar as competências essenciais para se comunicar, se relacionar, se informar, se educar, se expressar, se organizar, se trabalhar, se consumir, se produzir e se criar com os seus pacientes, os seus colegas, os seus parceiros, os seus líderes, os seus seguidores, os seus mentores, os seus mentores, os seus amigos, os seus familiares, usando mídias, canais e formatos digitais, como o e-mail, o WhatsApp, o Telegram, o Skype, o Zoom, o YouTube, o Instagram, o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, entre outros. Ele pode usar as formas de desenvolvimento para aprender e se desenvolver de forma autônoma, personalizada e contínua, usando plataformas, cursos, conteúdos e ferramentas digitais, como o Coursera, o Udemy, o edX, o Udacity, o Khan Academy, o FutureLearn, o Alison, o Skillshare, o LinkedIn Learning, o Learncafe, entre outros.
  • Um engenheiro da era digital pode usar as tecnologias digitais para criar, comunicar, colaborar e resolver problemas, usando técnicas, processos e soluções digitais, como o AutoCAD, o SketchUp, o Revit, o BIM, o MATLAB, o Arduino, o Raspberry Pi, o 3D Printing, o IoT, o AI, entre outros. Ele pode usar as competências essenciais para ser criativo, crítico, curioso e valorizado, usando ideias, projetos e produtos digitais que sejam originais, inovadores, diferenciados e destacados no mercado, que sejam de utilidade, de aplicabilidade e de valor para o mercado, os clientes, os parceiros, os colegas, os líderes, os seguidores, os mentores, os mentores, os amigos, os familiares. Ele pode usar as formas de desenvolvimento para se conectar, se relacionar, se informar, se educar, se divertir, se expressar, se organizar, se trabalhar, se consumir, se produzir e se criar com outras pessoas na era digital, usando redes sociais, plataformas, ferramentas e recursos digitais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, o YouTube, o TikTok, o Pinterest, o Snapchat, o Telegram, o WhatsApp, entre outros.
  • Um agrônomo da era digital pode usar as tecnologias digitais para explorar e aproveitar novos mercados, nichos, segmentos e públicos na era digital, usando estratégias, ferramentas e plataformas digitais, como o Agrosmart, o AgroTools, o AgroAPI, o AgroStart, o AgroTech, o AgroBee, o AgroPay, o AgroMarket, o AgroTrade, entre outros. Ele pode usar as competências essenciais para desenvolver e aprimorar a sua visão estratégica, a sua mente aberta e a sua atitude positiva, usando técnicas, processos e soluções digitais que sejam eficientes, eficazes e efetivos para os seus objetivos, os seus propósitos e os seus valores, que sejam compatíveis, coerentes e complementares com os seus interesses, as suas necessidades, as suas demandas, as suas metas e as suas estratégias. Ele pode usar as formas de desenvolvimento para participar e contribuir para o desenvolvimento, a transformação e a melhoria da sociedade, da economia, da cultura e do meio ambiente, usando iniciativas, projetos e ações digitais, como o AgroSustentável, o AgroSocial, o AgroCultural, o AgroEducativo, o AgroInclusivo, o AgroDiverso, o AgroSolidário, o AgroColaborativo, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de como um profissional da era digital pode usar as tecnologias digitais, as competências essenciais e as formas de desenvolvimento na sua profissão. 

Mas existem muitos outros exemplos, de outras profissões, de outras áreas, de outras atividades, que também podem se beneficiar da era digital, que também podem se adaptar, se inovar e se destacar na era digital, que também podem se tornar profissionais da era digital.

Você pode se tornar um profissional da era digital, e nós vamos te ajudar

Você pode se tornar um profissional da era digital, e nós vamos te ajudar. Nós estamos aqui para te informar, te ensinar e te desafiar a se tornar um profissional da era digital. Nós vamos te mostrar quais são os desafios e as oportunidades de um profissional da era digital, e como enfrentar e aproveitar esses desafios e oportunidades.

Nós vamos te oferecer artigos, conteúdos, dicas, exemplos e etc, que vão te ajudar a se tornar um profissional da era digital. Vamos orientar, apoiar, motivar e incentiva na sua jornada de aprendizagem, de desenvolvimento, de transformação, de realização, de satisfação, de sucesso, na era digital.

Você pode se tornar um profissional da era digital, e que nós vamos te ajudar com nossos artigo. 

A era digital é uma era de transformação, desafio e oportunidade, e você pode e deve se preparar e  aproveitar e se beneficiar dela.

Esteja preparado, porque o universo vai conspirar a seu favor!

Um abraço e até a próxima!

Acompanhe a nossa série de artigos que vão te ensinar e te desafiar a se tornar um profissional da era digital acesse: 👉Profissionais da era digital.

By IDFM

Na vibe de Prometeu, o conhecimento te Liberta!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra