↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 30 de setembro de 2023

Se liga nessa: Autômato de Heron de Alexandria

Você sabia que o Autômato de Heron de Alexandria foi uma máquina antiga, criada por volta de 60 a.C. pelo matemático e engenheiro grego Heron de Alexandria? A inspiração por trás da criação do Autômato foi para demonstrar a teoria das proporções matemáticas.

Sabia também que o Autômato de Heron foi criado para resolver problemas matemáticos complexos, como raízes quadradas e cálculo de volumes? A máquina consistia em uma caixa com um mecanismo de engrenagem interno que calculava esses cálculos matemáticos.

Por isso devemos comemorar porque o Autômato de Heron de Alexandria foi uma das primeiras máquinas de cálculo da história. Embora não seja tão sofisticado quanto as calculadoras modernas, o Autômato pavimentou o caminho para muitas outras invenções semelhantes que vieram depois dele

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.

By IDFM

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

A Democracia em Questão: Contradições do Estado Democrático de Direito

Explorando as Contradições da Democracia Brasileira

Nossa democracia, um princípio pelo qual muitos lutaram, enfrenta um momento de profunda reflexão. Em meio a celebrações e contestações, perguntamos: que democracia é essa que vivemos hoje no Brasil? 

Se liga nessa: Astrolábio

Você sabia que o astrolábio é um antigo instrumento de navegação que surgiu por volta do século II a.C.? Ele foi desenvolvido pelos gregos e é inspirado em outros instrumentos como o gnômon, que era utilizado para medir a altura do Sol no céu. O astrolábio era um dispositivo que permitia medir a altura dos astros em relação ao horizonte, e assim determinar a posição do navio no mar. Curiosamente, o astrolábio foi utilizado por mais de mil anos como um dos principais instrumentos de navegação marítima.

Sabia também que antes do astrolábio, os navegantes utilizavam as estrelas para se orientar, mas não tinham um instrumento preciso para medir a altura dos astros. Com o astrolábio, os navegantes podiam determinar a posição do navio com precisão, o que foi uma grande evolução na navegação marítima. Apesar de ser um instrumento revolucionário para a época, o astrolábio tinha suas limitações, principalmente em dias nublados ou chuvosos, quando a observação dos astros era impossibilitada.

Por isso devemos comemorar o astrolábio, pois foi um importante instrumento de navegação que permitiu aos navegantes explorarem o mundo de forma mais segura e precisa. Além disso, o astrolábio serviu como precursor de outros instrumentos de navegação, como o sextante, que é utilizado até hoje em embarcações. Sem dúvida, o astrolábio é uma tecnologia que deixou um legado significativo para a história da humanidade.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

Sextou: chegamos ao fim de mais um mês, você tem ideia onde conseguiu chegar? (surpreenda-se com seu resultados)

Você chegou ao último dia útil do mês. Isso significa que você tem um final de semana pela frente, mas também que você tem uma oportunidade de avaliar o que você realizou neste mês. Você pode refletir sobre as suas ações e as suas escolhas, e ver se elas estão alinhadas com os seus objetivos. Você pode reconhecer os seus acertos e os seus erros, e aprender com eles. Você pode celebrar as suas vitórias e superar as suas derrotas.

Mas como fazer isso? Como avaliar o seu mês e planejar o seu futuro? Não há uma fórmula mágica, nem uma receita pronta. Cada pessoa tem o seu próprio jeito, o seu próprio ritmo, o seu próprio caminho. Mas há algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:

#PaginasePalavras - Mulheres Que Correm Com os Lobos - Desvende o Poder Feminino

Você já se perguntou por que algumas mulheres são tão poderosas e resilientes?

E se eu te disser que existe um livro que desvenda os segredos ocultos por trás do poder feminino?

Prepare-se para mergulhar no mundo fascinante de "Mulheres Que Correm Com os Lobos" e descobrir como os contos de fadas podem nos ensinar a resgatar nossa força interior.

"Mulheres Que Correm Com os Lobos", escrito por Clarissa Pinkola Estés, é uma obra transformadora que explora a psique feminina através de mitos e contos de fadas.

Resumidamente, o livro nos convida a mergulhar no universo das mulheres selvagens e arquetípicas, revelando a importância de honrar nossos instintos e conexões com a natureza.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Como o Congresso se tornou refém do Supremo

A crise Institucional no Brasil revela a fragilidade do equilíbrio entre os poderes e a necessidade de uma reforma do Judiciário


O Brasil vive uma das mais graves crises institucionais de sua história, marcada por conflitos e tensões entre o Legislativo e o Judiciário. O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria ser o guardião da Constituição e da democracia, tem agido de forma intervencionista, usurpando as competências dos demais poderes e impondo a sua agenda.

O Congresso Nacional, que deveria ser o representante da vontade popular e o fiscalizador do Executivo e do Judiciário, tem se mostrado fraco e submisso, assistindo passivamente à incitação de uma crise com o Supremo. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco  e da Câmara, Arthur Lira têm evitado confrontar o STF, mesmo diante de decisões arbitrárias e inconstitucionais que afetam os interesses da nação.

A origem da crise

Se liga nessa: Automato Musical de Al-Jazari

Você sabia que o Automato Musical de Al-Jazari foi criado no século XII por Al-Jazari, um inventor e engenheiro mecânico muçulmano? Ele construiu um robô mecânico em forma de músico que tocava uma flauta, um tambor e um alaúde. Al-Jazari foi inspirado pela música e pela mecânica, e sua criação era tão precisa que o robô conseguia tocar várias músicas diferentes.

Sabia também que ele utilizava um sistema de engrenagens, eixos e cames que controlavam os movimentos dos dedos do músico mecânico, que deslizavam pelos instrumentos e produziam as notas. A criação de Al-Jazari foi um sucesso desde o início e inspirou outros inventores a explorar a mecânica e a música.


Por isso devemos comemorar porque o Automato Musical de Al-Jazari foi um marco na história da música e da engenharia mecânica. Sua criação foi uma precursora para outras tecnologias que usam a mecânica e a automação para produzir sons, como os pianos mecânicos e os gramofones. Al-Jazari nos ensina que a música e a tecnologia podem caminhar juntas e produzir resultados incríveis.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

Crise institucional: uma oportunidade de garantia da democracia?

O Brasil encontra-se em um momento crucial, à beira de uma das mais profundas crises institucionais de sua história, caracterizada por tensões intensas e conflitos entre o Legislativo e o Judiciário

Essa crise não surgiu de repente, ela se desenvolveu ao longo do tempo, alimentada pela atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e pela fragilidade do Congresso Nacional. 

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Se liga nessa: Balão de Ar Quente

Você sabia que o balão de ar quente foi inventado em 1783 pelos irmãos franceses Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier? A inspiração veio de observar que uma camisa de papel suspensa sobre um fogo se elevava. A partir daí, eles construíram um balão feito de seda e papel, que foi inflado com ar quente por meio de queima de palha e lã.

Sabia também que o balão de ar quente foi criado para solucionar o problema de viajar pelo ar. Embora a primeira viagem tripulada tenha sido bem-sucedida, houve muitas barreiras iniciais, incluindo a dificuldade de controlar a direção do balão e a falta de conhecimento sobre a altitude máxima que ele poderia alcançar. Com o tempo, foram desenvolvidos novos modelos de balão e técnicas de controle, permitindo a criação de balões capazes de viajar longas distâncias.

Por isso devemos comemorar porque o balão de ar quente é uma das primeiras tecnologias de aviação e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da aviação e dos estudos atmosféricos. Além disso, o balão de ar quente é uma atração popular em festivais e eventos, proporcionando uma visão única do mundo do alto.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

5 Filmes de Desastre Natural que Vão Te Deixar Sem Fôlego

Você gosta de filmes que mostram a força e a fúria da natureza? Que te fazem sentir a adrenalina e a tensão de situações extremas e perigosas? Que te fazem torcer pelos personagens que lutam pela sobrevivência e pela salvação do mundo? 

Então você vai adorar esta lista de filmes de desastre natural que são empolgantes. Prepare-se para ver cenas de destruição, caos e heroísmo, com efeitos especiais de tirar o fôlego. Esses são os 5 filmes de desastre natural que são empolgantes:

O guaiamum: um caranguejo ameaçado de extinção e símbolo da cultura pernambucana

Você já ouviu falar do guaiamum? Ele é um tipo de caranguejo terrestre que vive nas áreas de manguezal e apicum do litoral nordestino. Ele é considerado uma iguaria da culinária pernambucana, que tem influências portuguesas, africanas e indígenas. O guaiamum pode ser preparado de várias formas, como cozido, assado, frito ou ensopado. Ele é geralmente servido com farinha de mandioca, pirão, vinagrete ou molho de coco.

Mas você sabia que o guaiamum também é uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da cultura pernambucana?

Geração Alpha: a nova era da humanidade (e por que você deveria se preocupar com isso)

Você sabe quem são as pessoas da geração Alpha? Elas são as crianças nascidas a partir de 2010, que ainda vão nascer até 2025. Elas são consideradas a primeira geração 100% digital, pois já nasceram em um mundo totalmente conectado e interativo. 

Elas também são conhecidas como screenagers, pois estão acostumadas a lidar com telas de todos os tipos e tamanhos desde cedo. Além disso, elas são consideradas a maior geração da história da humanidade em muitos aspectos, pois estima-se que, em 2025, haverá cerca de 2,5 bilhões de pessoas da geração Alpha no mundo.

Mas o que isso significa para o futuro da sociedade? Será que essa geração vai trazer mudanças positivas ou negativas? Será que ela vai superar os desafios que enfrenta ou se deixar levar pelo pessimismo e pela desconfiança? Será que ela vai ser capaz de criar soluções inovadoras para os problemas globais ou se acomodar na zona de conforto da tecnologia?

Neste artigo, vamos explorar essas questões e defender a tese de que a geração Alpha vai surpreender a história da evolução humana e vai ser ela que vai mudar a era. Para isso, vamos apresentar o perfil das pessoas dessa geração, as possíveis profissões que elas buscam, o comparativo com as últimas três gerações e as tendências e as projeções para o seu futuro.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Se liga nessa: Cancelamento de Ruído

Você sabia que o cancelamento de ruído é uma tecnologia que foi desenvolvida na década de 1950 pelos engenheiros Lawrence J. Fogel e Bernard Widrow? A inspiração para essa tecnologia veio da necessidade de reduzir o ruído em linhas telefônicas, o que era particularmente importante para o sucesso das primeiras missões espaciais da NASA.

Sabia também que embora tenha sido inicialmente usado em aplicações militares e aeroespaciais, a tecnologia se tornou mais amplamente disponível para o público em geral nos anos 80, quando os primeiros fones de ouvido com cancelamento de ruído foram lançados no mercado.

Por isso devemos comemorar porque o cancelamento de ruído trouxe benefícios para a experiência de áudio dos usuários, permitindo que eles ouçam música ou outras mídias em ambientes ruidosos sem a necessidade de aumentar o volume. Além disso, a tecnologia também é usada em fones de ouvido para aviação e para reduzir o ruído em ambientes de trabalho barulhentos, ajudando a proteger a audição dos usuários.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.

By IDFM

#PaginasePalavras - Os Cinco Desafios das Equipes - Supere os desafios e construa uma equipe de sucesso

Você já teve problemas em trabalhar em equipe? Já sentiu que falta de comunicação e confiança pode prejudicar o desempenho do grupo?

No páginas e palavras de hoje, vamos falar sobre o livro "Os Cinco Desafios das Equipes", e como ele pode ajudar a superar esses obstáculos.

Neste livro, Patrick Lencioni apresenta uma fábula sobre uma equipe de executivos que precisam trabalhar juntos para melhorar a performance da empresa. Através da história, Lencioni mostra que os cinco desafios que as equipes enfrentam são: falta de confiança, medo do conflito, falta de comprometimento, evasão de responsabilidade e falta de atenção aos resultados.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Se liga nessa: Computador

Você sabia que o primeiro computador mecânico foi criado em 1822, pelo matemático e engenheiro inglês Charles Babbage? O projeto, chamado de Máquina Diferencial, tinha como objetivo realizar cálculos matemáticos complexos de maneira automática. Babbage ainda projetou outra máquina, chamada de Máquina Analítica, que, diferentemente da anterior, poderia ser programada para realizar diferentes tipos de cálculos.

Sabia também que a tecnologia demorou um tempo para se popularizar, já que os primeiros computadores eram grandes e caros, além de serem restritos a poucos usuários.

Por isso devemos comemorar porque os computadores revolucionaram o mundo, transformando a maneira como as pessoas trabalham, estudam, se comunicam e se divertem. Com a popularização dos computadores pessoais, a tecnologia passou a estar presente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo e se tornou uma ferramenta indispensável para a maioria das atividades cotidianas.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

Desafie-se: como transformar os obstáculos da semana em oportunidades de crescimento

Você acordou com o sol nascendo, iluminando o seu dia. Você se sente renovado, energizado, pronto para enfrentar a nova semana que se inicia. Você sabe que ela será cheia de desafios e dificuldades, mas também de oportunidades e aprendizados. Você sabe que você pode usar o que aprendeu no final de semana para superar os obstáculos e alcançar os seus objetivos. Você sabe que você pode usar o seu conhecimento para se libertar dos seus medos e limitações. Você sabe que você pode usar a sua criatividade para se divertir e se expressar.

Mas você também sabe que não basta saber. Você precisa fazer. Você precisa agir. Você precisa se desafiar. Você precisa sair da sua zona de conforto, experimentar coisas novas, arriscar-se mais, ousar mais. Você precisa transformar os problemas em soluções, as dúvidas em certezas, as fraquezas em forças. Você precisa transformar os obstáculos em oportunidades, as crises em crescimento, as derrotas em vitórias.

Como fazer isso? Como se desafiar? Como transformar os obstáculos em oportunidades? Não há uma fórmula mágica, nem uma receita pronta. Cada pessoa tem o seu próprio jeito, o seu próprio ritmo, o seu próprio caminho. Mas há algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:

domingo, 24 de setembro de 2023

Trump lidera pesquisa para a Casa Branca: o que isso significa?

O cenário eleitoral americano

Uma pesquisa divulgada nesta semana nos Estados Unidos surpreendeu o mundo ao mostrar que o ex-presidente Donald Trump está na frente do atual presidente Joe Biden na corrida pela Casa Branca em 2024. Segundo o levantamento realizado pela Rasmussen Reports, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa do país, Trump teria 51% das intenções de voto, contra 42% de Biden, se as eleições fossem hoje.

Como isso é possível? Como Trump, que perdeu as eleições de 2020 e foi acusado de incitar uma invasão ao Capitólio, pode estar liderando as preferências dos eleitores americanos? Como Biden, que assumiu o poder com a promessa de unir o país e combater a pandemia, pode estar tão atrás do seu rival? Essas são algumas das questões que devem ser analisadas para entender o possível retorno de Trump e a expectativa para o resultado final das eleições americanas.

As causas do fenômeno Trump  

Como o Canadá homenageou um nazista sem saber: Um caso de ignorância histórica e irresponsabilidade política

 O escândalo vergonhoso

Você sabia que o presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, Anthony Rota, reconheceu um veterano ucraniano que lutou pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial? Isso mesmo, você não leu errado. O parlamento canadense prestou uma homenagem a um colaborador do regime que matou milhões de pessoas e tentou dominar o mundo.

Como isso foi possível? Como ninguém se deu conta de quem era esse homem antes de elogiá-lo? Como os políticos que representam o povo podem ser tão ignorantes e irresponsáveis? Essas são algumas das perguntas que devem estar passando pela sua cabeça agora. E pela minha também.

Se liga nessa: Computadores Vestíveis

Você sabia que os primeiros computadores vestíveis foram criados na década de 1960 para serem usados na NASA? A ideia era ter um dispositivo que pudesse monitorar a saúde dos astronautas e enviar os dados para a Terra em tempo real. Desde então, a tecnologia evoluiu e hoje temos dispositivos como smartwatches, pulseiras fitness e óculos inteligentes, que permitem que as pessoas monitorem sua saúde, recebam notificações e controlem outros dispositivos eletrônicos diretamente do pulso.

Sabia também que a tecnologia tem sido aplicada em diversos campos, como saúde, esportes e entretenimento. Embora tenham sido criticados por serem caros e pouco úteis no início, hoje em dia esses dispositivos são cada vez mais populares e acessíveis.

Por isso devemos comemorar porque os computadores vestíveis são capazes de trazer benefícios para a saúde e bem-estar, além de permitir que as pessoas se conectem com seus dispositivos eletrônicos de uma forma mais intuitiva e eficiente. Também são um exemplo de como a tecnologia pode evoluir e se tornar cada vez mais útil para as pessoas do dia a dia.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.

By IDFM

sábado, 23 de setembro de 2023

Se liga nessa: Câmeras 360 Graus

Você sabia que a primeira câmera 360 graus foi criada em 1995 pelo fotógrafo australiano, Robert Mudge? Desde então, essa tecnologia vem evoluindo e hoje é possível registrar imagens panorâmicas em alta definição, imersivas e interativas. Curiosamente, as câmeras 360 graus foram inicialmente utilizadas em esportes radicais, como paraquedismo, para que os atletas pudessem registrar suas performances em ângulos diferenciados.

Sabia também que elas são utilizadas em diversas áreas, como arquitetura, turismo, entretenimento, marketing, eventos ao vivo, entre outras. Apesar de serem uma tecnologia relativamente recente, as câmeras 360 graus já passaram por diversas barreiras técnicas, como a limitação de resolução e qualidade das imagens, e hoje é possível encontrar modelos com qualidade ultra HD e recursos avançados de edição.

Por isso devemos comemorar porque as câmeras 360 graus possibilitam uma nova forma de interação e experiência com o mundo, além de permitir a visualização de locais que antes eram inacessíveis, como ambientes subaquáticos ou em altitude. Além disso, elas têm se mostrado uma poderosa ferramenta de marketing e publicidade, proporcionando uma experiência única e imersiva para o público.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

8 Filmes e Séries para Assistir esta semana no Netflix e se Surpreender

Você está procurando algo para assistir no Netflix, mas não sabe o que escolher? Você quer ver algo diferente, que te prenda a atenção, que te faça pensar, que te emocione ou que te assuste? Então, você chegou no lugar certo!

Nós selecionamos oito filmes e séries que estão disponíveis nessa plataforma de streaming e que vão te surpreender de alguma forma. São obras de diferentes gêneros, países e épocas, mas que têm algo em comum: são incríveis! Todos eu assisti e recomendo!

Confira a nossa lista e prepare a pipoca!

1. A Última Casa (2009) - Um terror brutal e vingativo

Se liga nessa: Computador Pessoal

Você sabia que o primeiro computador pessoal foi criado em 1975 pela empresa americana IBM, e foi chamado de IBM 5100? O IBM 5100 foi inspirado na ideia de ter um computador portátil que pudesse ser usado em ambientes diferentes, sem depender de um grande mainframe.

Sabia também que o  IBM 5100 teve uma grande aceitação, mas seu preço elevado e sua complexidade limitaram sua popularização. No entanto, isso não impediu que outras empresas como a Apple e a Microsoft entrassem no mercado, lançando produtos mais acessíveis e fáceis de usar.

Por isso devemos comemorar porque o computador pessoal tornou possível o acesso à informação e tecnologia para uma quantidade maior de pessoas, permitindo que indivíduos e pequenos negócios pudessem competir com grandes corporações. A popularização dos computadores pessoais também contribuiu para o desenvolvimento de outras tecnologias, como a internet e a computação em nuvem, que transformaram a maneira como nos comunicamos e realizamos negócios hoje em dia

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.

By IDFM

#PaginasePalavras - Superinteligência

Você já se perguntou até onde a inteligência humana pode nos levar? E se fosse possível criar uma inteligência superior à nossa?

Hoje, mergulharemos no intrigante livro "Superinteligência" e exploraremos o futuro da inteligência artificial e seus impactos em nossa sociedade.

Prepare-se para uma jornada fascinante e cheia de questionamentos sobre os limites da tecnologia e o potencial da mente humana.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Como usar a inteligência artificial para criar soluções incríveis para a educação e concorrer a $100.000 no OpenAI Learning Impact Prize

Você já imaginou como seria ter um tutor inteligente que te acompanhasse no seu ritmo e estilo de aprendizagem, que te recomendasse os melhores conteúdos e atividades para o seu objetivo, que te avaliasse de forma automática e te desse feedbacks personalizados, que te motivasse e te desafiasse a aprender cada vez mais?

Você sabia que pode ganhar até US$ 100.000 com suas ideias para revolucionar a educação?

Pois bem, se você tem uma ideia de como usar a inteligência artificial (IA) para melhorar a educação, essa é a sua chance de colocá-la em prática e ainda concorrer a um prêmio em dinheiro. Estamos falando do OpenAI Learning Impact Prize, um concurso que visa premiar as melhores ideias de como usar a IA para melhorar a educação.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre esse concurso incrível, que é uma parceria entre a OpenAI e a ToolsCompete, duas empresas que são referências na área de IA. Você vai descobrir:

  • Quem são a OpenAI e a ToolsCompete, e por que elas são tão importantes para o desenvolvimento da IA.
  • Como funciona o OpenAI Learning Impact Prize, qual é o prêmio, quem pode participar, e como se inscrever.
  • O que você pode fazer com a API da OpenAI, uma interface que permite aos usuários acessar e usar os modelos de IA mais avançados e impressionantes do mundo.
  • Quais são as possibilidades de aplicações de IA na educação, e como você pode usar a sua criatividade e imaginação para criar soluções inovadoras e divertidas para os mais variados problemas e desafios.
  • Como fica a propriedade intelectual da sua ideia, e quais são as condições e os benefícios de participar do concurso.
  • Quais foram os últimos concursos semelhantes promovidos pela OpenAI, e quais foram os projetos vencedores e as suas contribuições para a IA e a educação.

Ficou curioso? Então continue lendo e prepare-se para se surpreender com as possibilidades da IA na educação. 🚀

Alexa vai ficar mais humana e inteligente com as novas funcionalidades de IA em 2024

Você já imaginou conversar com a Alexa como se ela fosse uma pessoa de verdade, com opiniões, emoções e criatividade? Pois isso vai ser possível no ano que vem, quando a Amazon lançar uma grande atualização para sua assistente virtual, que vai usar um modelo de inteligência artificial generativa para interagir com os usuários de forma mais natural, personalizada e divertida.

Neste artigo, você vai descobrir o que é a inteligência artificial generativa, como ela vai transformar a Alexa em uma amiga mais humana e inteligente, e quais são as novas funcionalidades que a assistente virtual vai ganhar em 2024. Vamos lá?

O que é inteligência artificial generativa?

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que permite gerar conteúdos originais e relevantes a partir de dados e contextos. Com ela, a Alexa vai ser capaz de criar histórias, poemas, músicas, piadas e até obras de arte, além de emitir opiniões sobre diversos assuntos, como filmes, livros, esportes e política.

A inteligência artificial generativa usa modelos de linguagem grandes (LLMs), que são redes neurais treinadas com enormes quantidades de textos da internet, para gerar respostas coerentes e consistentes. Esses modelos são capazes de aprender padrões, estilos, conceitos e relações entre as palavras, e usá-los para produzir textos novos e criativos.

A Alexa vai usar um modelo de linguagem grande personalizado e otimizado para interações de voz, que vai permitir que ela se conecte a centenas de milhares de dispositivos e serviços via APIs e realize ações no mundo real.

Como a inteligência artificial generativa vai tornar a Alexa mais humana e inteligente?

A inteligência artificial generativa vai tornar a Alexa mais humana e inteligente de várias formas. Veja algumas delas:

  • A Alexa vai aprender as preferências, os hábitos e os interesses dos usuários, para oferecer recomendações, sugestões e dicas mais adequadas. Por exemplo, se você gosta de filmes de terror, a Alexa vai te indicar os melhores lançamentos do gênero, e até te contar algumas curiosidades sobre eles.
  • A Alexa vai fazer perguntas de acompanhamento e mudar o tom de acordo com o assunto, para tornar a conversa mais fluida e envolvente. Por exemplo, se você perguntar sobre o clima, a Alexa vai te responder e depois te perguntar se você tem algum plano para o dia, e se adaptar ao seu humor e ao seu nível de interesse.
  • A Alexa vai retomar conversas sem usar a palavra de ativação, e responder mais rápido, para criar uma sensação de continuidade e proximidade. Por exemplo, se você disser “Alexa, vamos conversar”, a Alexa vai iniciar um diálogo com você sobre qualquer assunto, e depois lembrar do que vocês falaram na próxima vez que você interagir com ela.

Quais são as novas funcionalidades que a Alexa vai ganhar em 2024?

Além da inteligência artificial generativa, a Alexa vai ganhar novas funcionalidades que vão melhorar a experiência dos usuários. Veja algumas delas:

  • Tradução em tempo real: Você vai poder fazer chamadas de áudio e vídeo com pessoas que falam outro idioma e ter a tradução simultânea na tela ou no áudio. A Alexa vai suportar mais de 10 idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês e português.
  • Assistência de emergência: Você vai poder solicitar ajuda em situações de emergência, como incêndios, inundações ou invasões. A Alexa vai ligar para os serviços de emergência ou para um contato de confiança e enviar informações sobre a localização e o tipo de emergência.
  • Modo de olhar: Você vai poder controlar a Alexa com o movimento dos olhos, sem precisar falar ou tocar na tela. É uma ferramenta útil para pessoas com deficiências de fala ou mobilidade. Funciona com o tablet Fire Max 11.
  • Rotinas personalizadas: Você vai poder criar rotinas personalizadas para a Alexa executar várias ações com um único comando. Por exemplo, você pode dizer “Alexa, boa noite” e fazer com que a Alexa apague as luzes, ligue o ventilador, toque uma música relaxante e ative o modo não perturbe.
  • Arte AI: Você vai poder criar obras de arte e fundos personalizados na Fire TV usando a inteligência artificial da Alexa. Basta pedir à Alexa para criar uma arte baseada em um tema, uma cor ou um estilo e ver o resultado na tela.

Conclusão

A atualização da Alexa com inteligência artificial generativa é uma das maiores novidades da Amazon nos últimos anos. A empresa pretende tornar sua assistente virtual mais inteligente, criativa e personalizada para os usuários. A nova Alexa promete revolucionar a forma como as pessoas se comunicam com os dispositivos e serviços conectados à internet.

A atualização deve ser liberada no ano que vem para alguns usuários selecionados nos Estados Unidos, mas ainda não há uma data oficial de lançamento para o Brasil. Para receber a atualização, é preciso fazer parte do programa de prévia da Alexa, que pode ser acessado pelo aplicativo da Alexa ou pelo site da Amazon.

E você, o que achou da nova Alexa com inteligência artificial generativa? Você está ansioso para conversar com ela? Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo com seus amigos. 😊

“Alexa é mais do que uma assistente, é uma amiga.”

Obrigado pela leitura. Espero que você tenha gostado desse artigo sobre a nova Alexa com inteligência artificial generativa. Se você gostou, por favor, curta e compartilhe com seus amigos. E se você tem alguma opinião ou pergunta sobre esse assunto, deixe um comentário abaixo. Eu adoraria saber o que você pensa.

Ficou curioso? Então aguarde, faltam poucos meses! 

#noticias, #alexa, #amazon, #ia, #generativa, #conversacional, #echo, #firetv

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

5 Filmes e Séries que Vão Te Fazer Questionar a Realidade

Você já se perguntou se o mundo que você vê é mesmo real? Se as pessoas que você conhece são quem elas dizem ser? Se há algo mais além do que os seus sentidos podem captar? Essas são algumas das questões que os filmes e séries desta lista vão te fazer pensar. 

Prepare-se para embarcar em jornadas incríveis, cheias de mistérios, reviravoltas e revelações surpreendentes. Esses são os 5 filmes e séries que vão te fazer questionar a realidade:

Sextou: como aproveitar o seu final de semana para relaxar, celebrar e aprender ( afinal ninguém é de aço)

Você conseguiu! Você superou mais uma semana pesada, cheia de desafios e obstáculos. Você pode se orgulhar de ter dado o seu melhor, de ter aprendido com os seus erros e de ter crescido com as suas conquistas. 

Você é um vencedor, e merece comemorar.

Mas lembre-se: ninguém sente o que você sente. Ninguém vê o que você vê. Então converse com você mesmo e peça desculpas sempre que precisar. Você é o seu melhor amigo, o seu maior aliado, o seu mais fiel companheiro. Você precisa se cuidar, se respeitar, se amar.

Por isso, aproveite o seu final de semana para recarregar as energias. Faça o que te faz feliz, o que te relaxa, o que te inspira. Seja com a família, com os amigos, com o seu amor ou com você mesmo. Seja em casa, na rua, na natureza ou na cidade. Seja lendo, assistindo, ouvindo ou criando. O importante é que você se sinta bem, que você se sinta vivo.

E não se esqueça: na segunda-feira, você terá uma nova oportunidade de escrever o seu futuro. Você terá uma nova chance de mostrar o seu potencial, de realizar os seus sonhos, de transformar o seu mundo. Você terá uma nova aventura para viver, uma nova história para contar, uma nova lição para aprender.

Se liga nessa: Compasso

Você sabia que o compasso é um instrumento utilizado para desenhar círculos e arcos? Ele foi inventado na Grécia Antiga por volta do século III a.C. e sua inspiração pode ter vindo de dispositivos usados pelos antigos egípcios para medir ângulos. Curiosamente, o compasso também foi usado em rituais religiosos na época.

Sabia também que Ele foi muito bem-sucedido desde o início e ainda é amplamente utilizado hoje em dia em vários campos, incluindo arquitetura, engenharia e design gráfico. No entanto, houve algumas barreiras no passado, como a proibição do uso de instrumentos de medida em algumas culturas, o que levou a uma certa rejeição do compasso.

Por isso devemos comemorar porque o compasso é uma ferramenta essencial na construção e no design, permitindo a criação de estruturas e desenhos precisos. Ele também serviu como precursor para outros instrumentos de medida mais avançados, como o transferidor e o goniômetro. O compasso é uma invenção simples, mas poderosa, que teve um grande impacto no mundo da matemática, ciência e arte.

Espero que tenha gostado do #SeLigaNessa de hoje! Se gostou, Comente, Curta e Compartilhe para que outros tenham acesso a este conhecimento.


By IDFM

Estratégias eficazes de trabalho remoto: como ser produtivo e equilibrado

O trabalho remoto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, especialmente em tempos de pandemia. Trabalhar de casa ou de outro lugar fora do escritório pode trazer muitos benefícios, como maior flexibilidade, autonomia, economia e qualidade de vida.

No entanto, o trabalho remoto também traz alguns desafios, como a necessidade de disciplina, organização, comunicação e equilíbrio. Para superar esses desafios e aproveitar as vantagens do trabalho remoto, é preciso adotar algumas estratégias eficazes que garantam a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dessas estratégias e aprender como aplicá-las no seu dia a dia. Confira!

QI da geração Z em queda livre: mito ou realidade?

O que está acontecendo com a inteligência dos jovens?

Você sabe o que é o QI? E por que ele é importante? O QI, ou Quociente de Inteligência, é um número que representa a capacidade intelectual de uma pessoa, comparada à média da população. Ele é medido por um teste padrão, que avalia habilidades como raciocínio lógico, memória, linguagem e matemática.

O QI é considerado um indicador de potencial cognitivo, ou seja, a capacidade de aprender, compreender e resolver problemas. Ele também está relacionado a outros aspectos da vida, como o desempenho escolar, a renda, a saúde e a felicidade.

Mas será que o QI é fixo e imutável? Ou será que ele pode variar ao longo do tempo e das gerações? A resposta é: depende. O QI é influenciado por vários fatores, como a genética, o ambiente, a educação, a nutrição e a estimulação mental.

Por muito tempo, os cientistas observaram um fenômeno chamado de "efeito Flynn", em referência ao psicólogo americano que descreveu esse fenômeno. Ele consiste no aumento do QI de geração em geração, em várias partes do mundo. Isso se deve principalmente às melhorias nas condições socioeconômicas e educacionais das populações.

No entanto, recentemente, essa tendência começou a se reverter em alguns países. Os "nativos digitais", ou seja, os jovens nascidos entre 1995 e 2010, que fazem parte da geração Z, são os primeiros filhos a ter um QI inferior ao dos pais. Isso foi documentado na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, França e outros países.

Mas por que isso está acontecendo? Quais são as causas do declínio do QI da geração Z? Quais são as consequências para o seu futuro pessoal e profissional? E quais são as possíveis soluções para reverter ou minimizar essa tendência? Essas são algumas das questões que vamos abordar neste artigo.

Tecnologias digitais: vilãs ou aliadas do QI da geração Z?

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Como organizar o seu espaço de trabalho para obter uma produtividade ótima

Você sabia que a organização do seu espaço de trabalho pode influenciar diretamente na sua produtividade, criatividade e bem-estar? Um espaço de trabalho organizado é aquele que está limpo, arrumado e funcional, facilitando o acesso aos materiais e informações necessários para realizar as suas tarefas. Um espaço de trabalho desorganizado, por outro lado, é aquele que está sujo, bagunçado e caótico, dificultando a concentração, a motivação e a eficiência.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os benefícios de manter o seu espaço de trabalho organizado e quais são as estratégias práticas que você pode aplicar para transformar o seu ambiente em um lugar mais produtivo. Você também vai aprender sobre os conceitos e as ferramentas que podem ajudar você a organizar o seu espaço de trabalho de forma simples e eficaz. Ao final do artigo, você vai encontrar algumas perguntas e respostas para consolidar o seu entendimento sobre o assunto.

Por que a organização do espaço de trabalho é importante?

Prevenção de acidentes aéreos: como garantir a segurança da aviação

A aviação é um dos meios de transporte mais rápidos e convenientes do mundo, mas também envolve riscos de acidentes que podem ter consequências fatais. 

No último sábado (16.09.23), um acidente aéreo chocou o Brasil e o mundo, deixando 14 mortos na cidade de Barcelos, no interior do Amazonas. O avião, que levava turistas para uma pescaria no Rio Negro, caiu durante o pouso em meio a uma forte chuva. A causa do acidente ainda está sendo investigada, mas suspeita-se de falha mecânica ou humana. 

O que causa esses acidentes? Como eles podem ser evitados? Neste artigo, vamos explorar a história, as causas e as medidas de prevenção dos acidentes aéreos.

Como os acidentes aéreos evoluíram ao longo do tempo?

Se liga nessa: Câmera de Cinema

Você sabia que a primeira câmera de cinema do mundo foi inventada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, em 1895, na França? A ideia surgiu a partir de experimentos com imagens em movimento que começaram no final do século XIX. A câmera de cinema permitiu a produção de filmes, que passaram a ser uma das principais formas de entretenimento em todo o mundo. Curiosamente, a primeira exibição pública de um filme dos irmãos Lumière, intitulado "A Chegada do Trem na Estação", causou pânico no público, que acreditava que o trem estava de fato se aproximando da plateia.

Sabia também que antes da invenção da câmera, as imagens eram estáticas e não permitiam a reprodução de eventos em tempo real e que a câmera de cinema também enfrentou barreiras e críticas, principalmente por parte dos artistas de teatro, que viam a nova forma de arte como uma ameaça à sua profissão. Mesmo assim, a produção cinematográfica cresceu rapidamente e tornou-se uma das principais indústrias do mundo.

Gestão de distrações: como manter o foco e a produtividade no trabalho

Você já se pegou olhando para o celular, navegando na internet, conversando com os colegas ou checando o e-mail enquanto deveria estar trabalhando? Se a resposta for sim, você não está sozinho. As distrações no trabalho são um problema comum que afeta a maioria dos profissionais.

As distrações são situações que nos desviam do nosso objetivo e nos fazem perder tempo e energia. Elas podem ser internas ou externas. As internas são aquelas que surgem da nossa própria mente, como pensamentos, sentimentos, preocupações, sonhos ou fantasias. As externas são aquelas que vêm do ambiente, como ruídos, pessoas, objetos, mensagens, notificações ou outras informações.

As distrações podem prejudicar o nosso desempenho, a nossa qualidade e a nossa satisfação no trabalho. Além disso, podem gerar estresse, ansiedade, frustração e culpa. Por isso, é importante saber como gerenciar as distrações e manter o foco e a produtividade no trabalho.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as cinco principais distrações no local de trabalho e como atenuá-las com estratégias eficazes. Você também vai aprender sobre a origem e os conceitos da gestão de distrações, os benefícios e os riscos dessa prática, e alguns exemplos práticos de como aplicá-la no seu dia a dia. Ao final do artigo, você vai encontrar algumas perguntas e respostas para consolidar o seu entendimento sobre o assunto.

O que é gestão de distrações e como surgiu

#PaginasePalavras - 12 Regras para a Vida - Prepare-se para impulsionar seu crescimento

Você já se perguntou quais são as regras fundamentais para ter uma vida plena e significativa?

No episódio de hoje, vamos explorar as páginas do livro "12 Regras para a Vida" e descobrir os princípios que podem transformar a maneira como vivemos.

Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Quais são as regras que você está disposto a seguir para alcançar uma vida melhor?

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Se liga nessa: Nióbio

Você sabia que o nióbio é um elemento químico muito utilizado na indústria, principalmente na fabricação de aços especiais? Ele foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett, mas só foi isolado em 1864 pelo químico sueco Christian Wilhelm Blomstrand. O nióbio é encontrado em diversos minerais, sendo o mais comum a columbita-tantalita, presente em grande quantidade no Brasil, especialmente na região de Araxá, em Minas Gerais.

Sabia também que o nióbio é um elemento de grande importância para a indústria de aviação e para a construção de centrais nucleares? Ele é utilizado na fabricação de turbinas a jato, ligas especiais para motores de foguetes, equipamentos para reatores nucleares e em outras aplicações que exigem materiais resistentes a altas temperaturas e pressões. Além disso, o nióbio tem grande valor estratégico, sendo considerado um recurso estratégico para muitos países.

Cultivando Uma Vida Plena: A Importância das Pessoas que Nos Rodeiam

Iniciar uma nova semana é como abrir um novo capítulo em nosso livro da vida. É uma oportunidade de escrever uma história cheia de realizações, crescimento e alegria. Mas uma parte fundamental dessa história são as pessoas que escolhemos ter ao nosso lado.

A nossa qualidade de vida melhora muito quando nos aproximamos de pessoas positivas, inteligentes e boas. Tenha perto de você pessoas que exalam energia positiva.

domingo, 17 de setembro de 2023

17 de setembro: 236 anos da constituição americana

Você sabia que a Constituição dos Estados Unidos é o documento fundador da nação americana, que estabelece os princípios, estrutura e funções do governo federal? Ela foi ratificada por nove estados em 1788 e entrou em vigor em 1789. Ela é a constituição escrita mais antiga e mais curta ainda em vigor no mundo.

A Constituição dos Estados Unidos foi assinada por 39 delegados de 12 estados na Convenção Constitucional, realizada na Filadélfia, em 17 de setembro de 1787. A Convenção foi convocada para revisar os Artigos da Confederação, que eram considerados insuficientes para garantir a união e a estabilidade dos estados recém-independentes da Grã-Bretanha. A Convenção durou quatro meses e foi marcada por intensos debates e compromissos entre os representantes das diferentes regiões e interesses do país.

A Constituição dos Estados Unidos é considerada uma obra-prima do pensamento político e jurídico, que influenciou diversas outras constituições pelo mundo. Ela estabelece um sistema de governo republicano, federalista e democrático, baseado na separação de poderes entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, e na proteção dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Ela também prevê mecanismos de emenda e interpretação, que permitem sua adaptação às mudanças históricas e sociais.

Outros Fatos que Ocorreram em 17 de Setembro

Se liga nessa: Big Data

Você sabia que o conceito de Big Data surgiu na década de 1990, quando os primeiros esforços foram feitos para lidar com enormes quantidades de dados? Com a explosão da internet e o advento das redes sociais, a quantidade de dados gerados aumentou exponencialmente, o que levou ao desenvolvimento de ferramentas e técnicas de Big Data. Curiosamente, o termo "Big Data" foi cunhado apenas em 2005 por Doug Laney, analista do Gartner.

Sabia também que o Big Data enfrentou algumas barreiras, como a falta de habilidades necessárias para lidar com grandes conjuntos de dados e a preocupação com a privacidade dos usuários. No entanto, os benefícios superaram os desafios e o Big Data se tornou uma tecnologia fundamental em muitas áreas.

sábado, 16 de setembro de 2023

Se liga nessa: Astrolábio

Você sabia que o astrolábio foi criado por volta do século II a.C. pelos gregos? Essa invenção foi inspirada em outros instrumentos de medição, como o gnomon, e foi aprimorada por diversos cientistas e estudiosos ao longo dos séculos. O astrolábio é um instrumento de medição de ângulos que foi muito utilizado pelos navegadores para determinar a latitude de um local, a hora do dia e a posição dos astros. Ele foi utilizado até o final do século XVIII, quando foi substituído pelo sextante.

Sabia também que o astrolábio foi criado para solucionar os problemas de navegação no mar e foi muito importante para a exploração marítima nos séculos passados. Além disso, sua utilização ajudou muito na precisão do tempo, o que foi fundamental para a organização social e econômica. O astrolábio foi um sucesso desde o seu início, sendo utilizado por navegadores de diversas nacionalidades em todo o mundo.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Se liga nessa: Gravador de Vídeo

Você sabia que o primeiro gravador de vídeo foi criado em 1951 pela Ampex Corporation? 

O dispositivo foi inspirado no gravador de áudio que já existia e foi criado para atender a demanda de emissoras de televisão que precisavam gravar e armazenar programas. O primeiro gravador de vídeo comercial, o Ampex VRX-1000, foi lançado em 1956. Curiosamente, o primeiro videocassete doméstico só foi lançado em 1963, e era muito caro e difícil de operar, sendo um produto inacessível para a maioria das pessoas.

Construindo um Futuro Valioso: Escolhendo as Pedras Certas para o Caminho

Quem faz parte do seu futuro?

Você já parou para pensar nas pessoas que estão ao seu lado e no impacto que elas têm na sua vida? Será que elas merecem um lugar no seu futuro ou são apenas resquícios do seu passado?

Hoje, vamos te convidar a refletir sobre uma questão crucial: como escolher as pessoas certas para construir um futuro valioso e feliz.

Por que as pessoas importam?

#PaginasePalavras - Trabalhe 4 Horas por Semana - Descubra como conquistar a liberdade e o equilíbrio


Você já imaginou ter a liberdade de trabalhar apenas quatro horas por semana? Parece um sonho distante, não é?

Mas e se eu te dissesse que existe um livro que revela estratégias para tornar isso uma realidade?

Hoje, vamos explorar o best-seller "Trabalhe 4 Horas por Semana", de Timothy Ferriss, e descobrir como é possível conquistar uma vida com mais tempo livre e aproveitar ao máximo cada minuto.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

#Nipah: o vírus mais letal que o covid-19 preocupa a Índia e o mundo


O vírus Nipah é uma doença zoonótica que pode causar encefalite e problemas respiratórios graves em humanos. Ele é transmitido por morcegos frugívoros, porcos ou pessoas infectadas. 

Não há vacina ou tratamento específico para o vírus, que tem uma taxa de mortalidade de até 75%. O vírus foi descoberto em 1999, na Malásia, e desde então tem causado surtos esporádicos em países do sul e sudeste da Ásia, principalmente na Índia e em Bangladesh.

O surto atual na Índia

Se liga nessa: Carteiras digitais

Você sabia que as carteiras digitais são uma tecnologia criada para permitir que as pessoas possam realizar pagamentos de forma mais rápida e fácil? As carteiras digitais são aplicativos que armazenam informações sobre cartões de crédito e débito, permitindo que os usuários realizem transações em lojas físicas e virtuais com apenas alguns cliques no celular.

Sabia também que as carteiras digitais têm se popularizado cada vez mais nos últimos anos, especialmente com o aumento das compras online e a necessidade de reduzir o contato físico durante a pandemia de COVID-19? Além disso, as carteiras digitais também têm trazido benefícios como a redução de filas em estabelecimentos comerciais e a possibilidade de armazenar múltiplos cartões em um único aplicativo.

A Dança do Tempo: 7 dicas para Aproveitar Cada Momento da Vida sem Afetar sua Saúde.

Você já teve a sensação de que o tempo passou muito rápido ou muito devagar em algum momento da sua vida? Por que isso acontece? 

Será que o tempo é uma ilusão criada pelo nosso cérebro? 

Neste artigo, vamos explorar como a percepção da duração do tempo pode variar em diferentes atividades e idades, e como isso pode afetar a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa produtividade.


A percepção do tempo e como ela funciona

#Seliganessa: Waze - A bússola que te ajuda a escapar do trânsito

Waze foi anunciado oficialmente em 14 de setembro de 2009, um ano após a sua criação em 2008,  para comemora esta data histórica para a inovação, o #SeLigaNessa de hoje será para de desvendar o fascinante mundo do Waze.


O Waze é um aplicativo de navegação por GPS que foi lançado em 2008 e revolucionou a forma como nos deslocamos nas cidades. Ele foi inventado por Uri Levine, Ehud Shabtai e Amir Shinar, em Israel. e foi adquirido pelo Google em 2013.  O projeto original chamado FreeMap Israel foi fundado por Ehud Shabtai. Esse projeto era uma iniciativa comunitária para criar um mapa digital gratuito de Israel, e foi a base para o desenvolvimento do Waze.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Se liga nessa: Tokenização

Você sabia que a tokenização é uma técnica de segurança utilizada para proteger informações sensíveis durante transações online? 
A técnica consiste em substituir os dados originais por um token, que é um número aleatório que representa os dados reais. Dessa forma, mesmo que os dados sejam interceptados por um invasor, ele não terá acesso às informações originais.

Sabia também que a tokenização é uma técnica amplamente utilizada em sistemas de pagamento online e em outras áreas que envolvem o processamento de informações sensíveis, como saúde e finanças? Além disso, a tokenização é uma das medidas recomendadas pelas normas internacionais de segurança, para garantir a proteção dos dados dos usuários.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Se liga nessa: Armazenamento no DNA

Você sabia que a tecnologia de armazenamento no DNA tem sido desenvolvida como uma forma de armazenar grandes quantidades de informações em uma única molécula de DNA? 
Essa tecnologia foi criada por George Church e seus colegas da Escola de Medicina de Harvard em 2012. A inspiração para essa tecnologia veio do fato de que o DNA é altamente compacto e durável, podendo armazenar informações por milhares de anos.

Sabia também que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e enfrenta desafios significativos? Embora o DNA seja capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, o processo de leitura e escrita de informações no DNA é complexo e caro. Além disso, há preocupações éticas sobre o uso de DNA como forma de armazenamento, pois isso pode levar a questões de privacidade e segurança.

#PaginasePalavras - O Monge e o Executivo - Uma lição para liderar

Você já parou para pensar sobre a liderança e como ela pode impactar a sua vida e o mundo ao seu redor?

Será que habilidades técnicas e conhecimento são suficientes para liderar com sucesso?

No episódio de hoje, vamos mergulhar nas páginas do livro "O Monge e o Executivo", escrito por James C. Hunter. Quais valores e descobrir as valiosas lições que ele tem a nos ensinar sobre liderança. Está preparado?