↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 6 de janeiro de 2024

Aprender todos os dias algo novo é o seu passaporte para o sucesso na era digital.

Você já ouviu a frase “o saber não ocupa lugar”? Ela significa que quanto mais conhecimento você tem, mais espaço você tem para aprender mais. 

Essa frase é muito verdadeira na era digital, que é uma era de informação, conhecimento e aprendizagem. 

Na era digital, o conhecimento é o principal recurso, a principal vantagem e a principal moeda. 

Quem sabe mais, pode mais!

Mas como aprender todos os dias algo novo na era digital? Como buscar, adquirir e atualizar conhecimentos de forma autônoma, proativa e permanente? Como se manter motivado, curioso e interessado pelo aprendizado? 

Neste artigo, você vai encontrar as respostas para essas perguntas e muito mais. Você vai aprender como se tornar um profissional da era digital que aprende todos os dias algo novo na era digital.

Por que aprender todos os dias algo novo?

Aprender todos os dias algo novo na era digital é uma necessidade, uma oportunidade e um prazer. Veja por quê:

  • Uma necessidade: o mundo muda a uma velocidade incrível, trazendo novos desafios, novas demandas, novas soluções, novas tecnologias, novas tendências, novas profissões, etc. Para acompanhar essas mudanças, você precisa estar sempre atualizado, sempre preparado, sempre qualificado. 
Você precisa aprender todos os dias algo novo, para não ficar obsoleto, para não perder oportunidades, para não ficar para trás.
  • Uma oportunidade: o conhecimento está ao alcance de todos, de forma fácil, rápida, acessível, diversificada, interativa, etc. Você pode aprender todos os dias algo novo, usando as ferramentas e as plataformas disponíveis, como cursos, livros, podcasts, mentorias, projetos, redes sociais, entre outras. Você pode aprender todos os dias, sobre qualquer assunto, de qualquer fonte, de qualquer lugar, de qualquer forma. Não tenha restrições.
Você pode aprender todos os dias algo novo, para ampliar os seus horizontes, para explorar os seus potenciais, para realizar os seus sonhos.
  • Um prazer: o aprendizado é uma fonte de satisfação, de realização, de crescimento, de felicidade, etc. Você pode aprender por prazer, por paixão, por diversão, por curiosidade, etc. 
Você pode aprender todos os dias algo novo, para se sentir bem, para se sentir vivo, para se sentir humano.

Aprender todos os dias algo novo é uma forma de se adaptar, de se destacar e de se divertir na era digital. É uma forma de se tornar um profissional da era digital mais competente, mais competitivo e mais completo.

Como aprender todos os dias algo novo?

Aprender todos os dias algo novo na era digital é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer profissional da era digital, independentemente da sua área de atuação, do seu nível hierárquico, do seu tipo de contrato ou do seu segmento de mercado. Para aprender todos os dias algo novo na era digital, você precisa:

  • Ter uma mentalidade de aprendiz, que é a disposição para aprender, para se questionar, para se desafiar, para se superar. Você precisa ter uma mentalidade de aprendiz, que é aberta, flexível, humilde, crítica, etc.
  • Ter um objetivo de aprendizagem, que é o que você quer aprender, por que você quer aprender, para que você quer aprender, como você quer aprender, etc. Você precisa ter um objetivo de aprendizagem, que seja claro, específico, mensurável, alcançável, relevante, temporal, etc.
  • Ter um plano de aprendizagem, que é como você vai aprender, quando você vai aprender, onde você vai aprender, com quem você vai aprender, etc. Você precisa ter um plano de aprendizagem, que seja estruturado, organizado, realista, adaptável, etc.
  • Ter uma rotina de aprendizagem, que é o hábito de aprender todos os dias algo novo na era digital, dedicando um tempo, um espaço, uma energia, uma atenção, etc. Você precisa ter uma rotina de aprendizagem, que seja consistente, frequente, regular, duradoura, etc.
  • Ter uma avaliação de aprendizagem, que é o acompanhamento do seu progresso, do seu desempenho, do seu resultado, do seu impacto, etc. Você precisa ter uma avaliação de aprendizagem, que seja contínua, sistemática, objetiva, qualitativa, etc.

Essas são algumas das etapas que você precisa seguir para aprender todos os dias algo novo. Você pode seguir essas etapas por meio de ferramentas, de plataformas, de recursos, de estratégias, de técnicas, etc. Você também pode praticar o seu aprendizado no seu dia a dia, no seu trabalho, nos seus projetos, nas suas interações, etc.

Quais são os recursos e ferramentas que podem ajudar a aprender algo todos?

Aprender todos os dias algo novo na era digital é uma possibilidade que está ao seu alcance, graças aos recursos e às ferramentas que estão disponíveis na era digital. Veja alguns exemplos:

  • Cursos: são programas de ensino e de aprendizagem, que abordam um assunto, um tema, uma área, uma disciplina, etc. Eles podem ser presenciais ou online, gratuitos ou pagos, curtos ou longos, teóricos ou práticos, etc. Eles podem ser oferecidos por instituições de ensino, por empresas, por organizações, por profissionais, etc. Eles podem ser encontrados em plataformas como Coursera, Udemy, edX, etc.
  • Livros: são obras escritas, que contêm informações, conhecimentos, ideias, histórias, etc. Eles podem ser impressos ou digitais, de ficção ou de não ficção, de diversos gêneros, estilos, formatos, etc. Eles podem ser escritos por autores, por especialistas, por pesquisadores, por jornalistas, etc. Eles podem ser encontrados em bibliotecas, livrarias, sites, aplicativos, etc.
  • Podcasts: são arquivos de áudio, que tratam de assuntos, temas, áreas, disciplinas, etc. Eles podem ser informativos, educativos, entretenimento, etc. Eles podem ser produzidos por profissionais, por amadores, por entusiastas, etc. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo, etc. Eles podem ser encontrados em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, etc.
  • Mentorias: são relações de aprendizagem, que envolvem um mentor e um mentorado, que compartilham experiências, conhecimentos, conselhos, etc. Eles podem ser formais ou informais, individuais ou coletivos, presenciais ou online, etc. Eles podem ser estabelecidos por iniciativa própria, por indicação, por programa, etc. Eles podem ser encontrados em redes, comunidades, grupos, etc.
  • Projetos: são atividades de aprendizagem, que têm um objetivo, um escopo, um prazo, um orçamento, etc. Eles podem ser pessoais ou profissionais, individuais ou coletivos, simples ou complexos, etc. Eles podem ser realizados por interesse, por necessidade, por oportunidade, etc. Eles podem ser encontrados em plataformas como GitHub, Kaggle, etc.
  • Redes sociais: são plataformas de comunicação, que conectam pessoas, que trocam informações, conhecimentos, ideias, opiniões, etc. Elas podem ser de diversos tipos, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Elas podem ser usadas para diversos fins, como informar, educar, entreter, etc. Elas podem ser encontradas em sites, aplicativos, etc.

Esses são alguns dos recursos e das ferramentas que podem ajudar você a aprender todos os dias algo novo na era digital. 

Como evitar as armadilhas das ferramentas e não aprender nada?

Aprender todos os dias algo novo na era digital é uma vantagem que você tem, graças às ferramentas que estão disponíveis na era digital. 

Mas, como tudo na vida, essas ferramentas também têm seus riscos, seus limites, seus contras, etc. Se você não usar as ferramentas de forma adequada, consciente e responsável, você pode cair em armadilhas que podem prejudicar o seu aprendizado e até mesmo a sua saúde, a sua segurança, a sua privacidade, etc. Veja algumas dessas armadilhas e como evitá-las:

  • A armadilha da superficialidade: é quando você usa as ferramentas apenas para obter informações rápidas, superficiais, simplificadas, etc. Você não se aprofunda, não se questiona, não se critica, não se verifica, etc. Você não aprende de verdade, apenas memoriza ou repete o que viu ou ouviu. Para evitar essa armadilha, você precisa usar as ferramentas para buscar informações de qualidade, confiáveis, atualizadas, completas, etc. Você precisa se aprofundar, se questionar, se criticar, se verificar, etc. Você precisa aprender de verdade, compreendendo, analisando, aplicando, avaliando, etc.
  • A armadilha da distração: é quando você usa as ferramentas apenas para se distrair, se divertir, se entreter, etc. Você não se concentra, não se dedica, não se esforça, não se compromete, etc. Você não aprende de verdade, apenas se distrai ou se diverte com o que vê ou ouve. Para evitar essa armadilha, você precisa usar as ferramentas para se concentrar, se dedicar, se esforçar, se comprometer, etc. Você precisa aprender de verdade, tendo um objetivo, um plano, uma rotina, uma avaliação, etc.
  • A armadilha da dependência: é quando você usa as ferramentas apenas para depender delas, para se apoiar nelas, para se basear nelas, etc. Você não se desenvolve, não se autonomiza, não se emancipa, etc. Você não aprende de verdade, apenas depende ou se apoia no que as ferramentas fazem ou dizem. Para evitar essa armadilha, você precisa usar as ferramentas para se desenvolver,  se autonomizar, se emancipar, etc. Você precisa aprender de verdade, tendo uma mentalidade de aprendiz, uma atitude proativa, uma postura colaborativa, uma conduta ética, etc.

Essas são algumas das armadilhas que você pode cair ao usar as ferramentas de forma que seja prejudicial e não se aprenda nada. Você pode evitar essas armadilhas, usando as ferramentas de forma adequada, consciente e responsável. 

O que você aprendeu hoje?

Você aprendeu neste artigo como aprender todos os dias algo novo na era digital, que é uma era de informação, conhecimento e aprendizagem. 

Você aprendeu como aprender todos os dias algo novo na era digital, tendo uma mentalidade de aprendiz, um objetivo de aprendizagem, um plano de aprendizagem, uma rotina de aprendizagem, uma avaliação de aprendizagem, etc. 

Você aprendeu quais são os recursos e as ferramentas que podem ajudar você a aprender todos os dias algo novo na era digital, como cursos, livros, podcasts, mentorias, projetos, redes sociais, entre outras. 

Você aprendeu como evitar as armadilhas de usar as ferramentas de forma que seja prejudicial e não se aprenda nada, como a armadilha da superficialidade, da distração, da dependência, etc.

Então, pelo menos hoje você já aprendeu algo novo!

Agora, você está pronto para aprender todos os dias algo novo na era digital, para se adaptar, se destacar e se divertir na era digital. Você está pronto para se tornar um profissional da era digital mais competente, mais competitivo e mais completo.

Aprender todos os dias algo novo é o seu passaporte para o sucesso na era digital.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te ajudado a aprender todos os dias algo novo. Se você gostou, por favor, curta, comente e compartilhe com os seus amigos, colegas e familiares.

Continue acompanhando a nossa série de artigos que vão te ensinar e te desafiar a se tornar um profissional da era digital acesse: 👉Profissionais da era digital.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo artigo. 

By IDFM

Na Vibe de Prometeu, o conhecimento te liberta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra