↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saber aprender com erros (Seus e dos Outros)

Pessoal,

Este conteudo já foi publicado originalamente em 24 de agosto de 2010, com o titulo Saber Aprender.

Trata-se de  conteúdo obtido na net (via-email), aplicável ao dia-a-dia de qualquer um, que considero oportuna a  republicação

Em resumo, o texto aborda os seguintes assuntos:

  • Ter foco
  • Não ter foco
  • Aprender com erros (Seus e dos Outros)

Segue o conteúdo e Bom proveito !

Gostando, repasse !

Meus professores de engenharia adoravam falar: "Você não precisa saber isso, softwares fazem esses cálculos. O que importa, é você aprender a aprender.".

Sempre achei que isso era apenas uma desculpinha para nos ferrar, mas não é que eles estavam certos?

Saber aprender realmente é algo tem me ajudado demais, por isso considero como uma das mais importantes características do empreendedor.

Saber aprender, uma característica dos empreendedores:

· Tenha foco

Antes de qualquer jornada para o conhecimento, você precisa saber onde quer chegar. Sem um foco, qualquer idéia vai parecer uma boa idéia, mas não vai te levar a lugar algum. O empreendedor eficiente precisa saber escolher suas batalhas.

Como diria o Gato de Chesire, sábio habitante do País das Maravilhas: "Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve".

· Não tenha foco

Saber onde quer chegar é uma coisa, se prender a apenas um caminho é outra. Não fique bitolado apenas estudando algo específico. Estudar mitologia grega, tipos de whiskies ou até o som do ornitorrinco um dia poderá se tornar algo que fará toda a diferença no seu negócio. (comentário meu: Meu entendimento é que as coisas que aprendemos, estudamos, o temos contatos ao logo de nossa vida e aparentemente não fazem sentido ou não são relevantes, são absorvidas e realizam conexões novas entre nossos neurônios que um dia são usadas, involuntariamente em nossos processos decisórios e na maneira de ser.....Talvez isso seja uma forma de querer me justificar os motivos de ter estudado (criado novas conexões de neurônios) Integral, derivada, analise numérica e outros bichos !

Um tal de Steve Jobs uma vez falou:
"Você não pode conectar os pontos olhando pra frente; você só pode conectá-los olhando pra trás. Então, você precisa confiar que os pontos um dia vão se conectar. Você precisa confiar em algo – sua intuição, destino, vida, karma, tanto faz. Essa abordagem nunca me decepcionou e fez toda a diferença na minha vida."

· Aprenda com os seus erros

Tudo bem que errar é humano, mas você não precisa ficar repetindo os erros né? Quando você fizer "caquinha", aproveite para analisar o que deu errado e fazer certo da próxima vez.

Reza a lenda que o inventor da lâmpada, Thomas Edison, ao ser intimado por seu patrocinador a interromper suas experiências, disse: "Por que desistir agora, que já sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada? Estamos hoje mais próximos de saber como fazer uma lâmpada que antes".

· Aprenda com os erros dos outros

A postura "Isso nunca vai acontecer comigo. Eu sou a pessoa mais inteligente do universo. Mi mi mi, mi mi mi." dificilmente te ajudará. Ouça quem já passou pelo que você está passando e preste muita atenção onde eles já erraram para não repetir o mesmo erro. Se for pra errar, erre em algo inédito.

Acho que ninguém famoso falou nada sobre isso.

· Saiba onde procurar informação

Minhas maiores fontes de conhecimento são:

  • Outros blogs ;
  • Livros e revistas;
  • Outros empreendedores;
  • Amigos, colegas, meus sócios, etc.;
  •  Google;
  •  A  REALIDADE

Mais do que qualquer fonte de estudo, colocar algo em prática é a melhor forma de aprender. Por isso, Saia do Lugar!

Não lembro quem falou, mas gostei muito dessa frase:

"O motivo mais comum para não colocar algo em prática é não querer trocar a ilusão do sonho pela realidade do feedback."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra