↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 6 de janeiro de 2024

Aprendizagem contínua: O segredo de como aprender todos os dias algo novo e se destacar como um profissional da era digital.

Você já parou para pensar em quanto você aprende todos os dias na era digital? 

Você já se deu conta de que a cada dia que passa, você tem acesso a mais informações, conhecimentos e recursos do que nunca na história da humanidade? 

Já percebeu que a cada dia que passa, você tem mais oportunidades, desafios e necessidades de aprender, se atualizar e se capacitar do que nunca na história da humanidade?

Pois é! este cenário torna a vida mais competitiva e estressante. Se você não atualiza, você fica pra trás, vai ficar correndo atras do prejuízo, pendendo oportunidade a valor no mercado e tornando-se obsoleto. 

Por outro lado, a vantagem da era digital é que as tecnologias digitais permitem aprender e se desenvolver de forma rápida, autônoma, personalizada e contínua, usando plataformas, cursos, conteúdos e ferramentas digitais de qualidade, personalizados e contínuos, que permitem aprender, praticar, testar, avaliar, corrigir, melhorar e certificar as competências e habilidades digitais e humanas, que são essenciais para se se destacar como um profissional da era digital.  

No artigo de hoje vamos tratar de Aprendizagem contínua: como aprender todos os dias algo novo e se destacar como um profissional da era digital. Vamos lá! 

Aprendizagem contínua é uma forma de se adaptar, se inovar e se destacar na era digital

Aprendizagem contínua é a capacidade de aprender algo novo todos os dias, usando as tecnologias digitais como aliadas. É a forma de se adaptar às mudanças, se inovar constantemente e se destacar no mercado de trabalho, que é cada vez mais digital e competitivo. É a forma de desenvolver as competências e habilidades necessárias para criar valor, resolver problemas e colaborar na era digital.

Aprendizagem contínua é a oportunidade de aproveitar os benefícios, os desafios e as possibilidades que a era digital oferece. É a oportunidade de acessar e compartilhar informações, conhecimentos e recursos de forma rápida, fácil e barata. É a oportunidade de inovar e se diferenciar de forma original e destacada. É a oportunidade de explorar e aproveitar novos mercados, nichos, segmentos e públicos. É a oportunidade de participar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, da economia, da cultura e do meio ambiente.

Aprendizagem contínua é a realização e a satisfação como profissional e como pessoa. É a forma de não se tornar obsoleto, mas sim atualizado, capacitado e relevante na era digital.

Como aprender todos os dias algo novo 

Como aprender todos os dias algo novo na era digital? Como buscar, adquirir e atualizar conhecimentos de forma autônoma, proativa e permanente, usando as ferramentas e as plataformas disponíveis, como cursos, livros, podcasts, mentorias, projetos, redes sociais, entre outras? 

Como se tornar um aprendiz contínuo, um aprendiz autodirigido, um aprendiz autônomo, um aprendiz digital?

Não existe uma fórmula mágica, uma receita pronta, uma solução única, para aprender todos os dias algo novo na era digital. 

Cada pessoa tem o seu próprio estilo, o seu próprio ritmo, o seu próprio método, o seu próprio caminho, o seu próprio objetivo, o seu próprio propósito, o seu próprio valor, para aprender todos os dias algo novo na era digital. 

Mas existem algumas dicas, algumas sugestões, algumas orientações, que podem te ajudar a aprender todos os dias algo novo na era digital, que são:

  • Tenha curiosidade: a curiosidade é o combustível da aprendizagem. É a curiosidade que te leva a buscar, a adquirir e a atualizar conhecimentos de forma autônoma, proativa e permanente. É a curiosidade que te leva a explorar, a investigar, a experimentar e a descobrir novas informações, conhecimentos e recursos de forma surpreendente, encantadora, divertida e inspiradora. 

Tenha curiosidade sobre tudo, sobre todos, sobre si mesmo, sobre o mundo, sobre a era digital

Faça perguntas, busque respostas, questione as respostas, busque novas perguntas. Leia, assista, ouça, converse, participe, interaja, colabore, cocrie, com outras pessoas, com outras fontes, com outras plataformas, com outras ferramentas, com outras metodologias, com outras formas de aprender. Aprenda com a curiosidade, aprenda pela curiosidade, aprenda para a curiosidade. 

Nada que for aprendido será em Vão!

  • Tenha metas: as metas são o direcionamento da aprendizagem. São as metas que te levam a definir, a planejar e a organizar o que, como, quando, onde, por que e para que aprender. São as metas que te levam a escolher, a priorizar e a focar nas informações, nos conhecimentos e nos recursos que se quer aprender, se atualizar e se desafiar, de acordo com os seus interesses, as suas necessidades, as suas demandas, as suas estratégias. 

Tenha metas claras, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, para aprender todos os dias algo novo na era digital. 

Estabeleça, registre, acompanhe, avalie, revise e atualize as suas metas de aprendizagem, de acordo com o seu progresso, o seu desempenho, o seu resultado, o seu benefício, o seu impacto. Aprenda com as metas, aprenda pelas metas, aprenda para as metas.

  • Tenha hábitos: os hábitos são a rotina da aprendizagem. São os hábitos que te levam a executar, a praticar e a consolidar o que, como, quando, onde, por que e para que aprender. São os hábitos que te levam a aplicar, a testar, a avaliar, a corrigir, a melhorar e a certificar as informações, os conhecimentos e os recursos que se aprende, se atualiza e se desafia, de acordo com os seus objetivos, os seus propósitos e os seus valores. 

Tenha hábitos saudáveis, consistentes, flexíveis e adaptáveis, para aprender todos os dias algo novo na era digital. 

São os hábitos que te levam a criar e a manter uma rotina de aprendizagem que se encaixe no seu perfil, no seu objetivo e no seu propósito de aprendiz. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer como aprender todos os dias algo novo e se destacar como um profissional da era digital.  

A aprendizagem contínua não é uma escolha, mas uma necessidade para prosperar em um mundo em constante transformação. Aprender é uma jornada constante e cada passo nos aproxima do futuro que desejamos criar. Na era digital, a busca pelo conhecimento é a bússola que nos guia para novos horizontes e nos capacita a nos destacar como profissionais preparados para os desafios da era digital. 

Acompanhe a nossa série de artigos que vão te ensinar e te desafiar a se tornar um profissional da era digital acesse: 👉Profissionais da era digital.

Um abraço e até a próxima segunda-feira!

By IDFM

Na vibe de Prometeu, o conhecimento te Liberta! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra