↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 25 de março de 2024

Desvendando o Potencial das Células-Tronco: A Nova Era da Medicina Regenerativa

Desvendando o Potencial das Células-Tronco: A Nova Era da Medicina Regenerativa

pesquisas com celula-tronco
Imagine o corpo humano como uma casa. Com o tempo, essa casa pode sofrer desgaste, com rachaduras nas paredes, telhas quebradas e até mesmo partes que precisam ser completamente reformadas. É aí que entram as células-tronco: as pequenas construtoras que podem ajudar a consertar e renovar nosso corpo.


Neste artigo, vamos explorar como as células-tronco, com suas capacidades únicas de auto-renovação e diferenciação, estão revolucionando o campo da medicina regenerativa e oferecendo novas esperanças para o tratamento de várias doenças.


Está preparado para desvendar esses segredos? Então vamos lá!  


Desvendando os segredos


As células-tronco são células especiais, diferentes das outras células do corpo. Elas podem se dividir e se transformar em diferentes tipos de células, como se fossem tijolos biológicos. Imagine que essas células podem se transformar em pedreiros, eletricistas, pintores e tudo o que for necessário para reformar a casa.


Assim como um pedreiro usa tijolos e outros materiais para construir ou reformar uma casa, as células-tronco podem se transformar em diferentes tipos de células do corpo humano, como se fossem tijolos biológicos. Elas podem ser usadas para reparar tecidos danificados, substituir células doentes e até mesmo criar novos órgãos. Por 

Exemplo:   

  • Artrose: Imagine a cartilagem das articulações como o amortecedor de um carro. Com o tempo, esse amortecedor pode se desgastar, causando dor e rigidez. As células-tronco podem ser usadas para reparar essa cartilagem, como se estivessem trocando o amortecedor por um novo.
  • Doença de Alzheimer: Imagine o cérebro como uma biblioteca. Na doença de Alzheimer, algumas células do cérebro são como livros que se perdem ou se danificam. As células-tronco podem ajudar a proteger essas células e até mesmo criar novas células cerebrais, como se estivessem repondo os livros perdidos na biblioteca.
  • Esclerose Múltipla: Imagine a mielina, que protege os nervos, como a capa de um fio elétrico. Na esclerose múltipla, essa capa é danificada, o que interfere na comunicação entre o cérebro e o corpo. As células-tronco podem ajudar a reparar essa capa, como se estivessem consertando o fio elétrico.
  • Cegueira: Imagine a retina, responsável pela visão, como a tela de um celular. Doenças como a retinite pigmentosa danificam essa tela, levando à cegueira. As células-tronco podem ser usadas para substituir as células danificadas da retina, como se estivessem trocando a tela do celular por uma nova.

Tipos de células-tronco


Existem diferentes tipos de células-tronco, para uma melhor compreensão, vamos entender os diversos tipos de célula-tronco: 


Células-tronco Embrionárias


Encontradas nos embriões em desenvolvimento, durante os primeiros dias após a fecundação. Elas são obtidas através da biópsia embrionária, um procedimento que remove algumas células do embrião em desenvolvimento. Esse procedimento pode ser prejudicial ao embrião e é considerado eticamente controverso.


Então, as células-tronco embrionárias são como bebês construtoras, com a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo. Mas, como os embriões são muito pequenos, usá-las pode ser perigoso.


Células-tronco Adultas


Presentes em diversos tecidos do corpo humano adulto, como medula óssea, cordão umbilical, tecido adiposo e sangue periférico. Elas são obtidas através de diferentes métodos, como:

  • Coleta de sangue: Semelhante à doação de sangue, com a vantagem de ser um procedimento não invasivo.
  • Aspiração da medula óssea: Realizada sob anestesia local, com a coleta de células da medula óssea através de uma agulha.
  • Coleta do cordão umbilical: Após o parto, o cordão umbilical pode ser coletado e armazenado para uso futuro.


Assim, as células-tronco adultas são como construtoras experientes, encontradas em alguns lugares do corpo, como a medula óssea. Elas não podem se transformar em tantos tipos de células quanto as embrionárias, mas são mais seguras de usar.


Células-tronco Pluripotentes induzidas (iPSCs)


São criadas em laboratório a partir de células adultas do próprio paciente. Elas são obtidas através da reprogramação celular, um processo que reverte o estado de desenvolvimento de uma célula adulta para um estado similar ao de uma célula-tronco embrionária. Essa técnica ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns desafios.


Mas podemos dizer que elas são como construtoras treinadas, criadas em laboratório a partir de células adultas. Elas podem se transformar em muitos tipos de células, como as embrionárias, mas ainda estão em desenvolvimento.


Como as células-tronco são usadas:


  • Transplante: As células-tronco são coletadas de um doador e injetadas no paciente.
  • Reprogramação celular: As células adultas do paciente são reprogramadas em laboratório para se tornarem células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs).

Panorama e Evolução das Pesquisas com Células-Tronco


As pesquisas com células-tronco ainda estão em andamento, mas os resultados até agora são promissores. 


As pesquisas iniciaram na década de 1960, com estudos pioneiros em embriões de camundongos. Desde então, a área avançou consideravelmente, com diversos estudos em animais e humanos, testando o potencial terapêutico dessas células em diferentes doenças e condições.


Na década de 1990 foram realizados os primeiros transplantes de células-tronco para tratar doenças do sangue e deu-se o início do Desenvolvimento de técnicas para cultivar células-tronco em laboratório.


Na década de 2000 se deu a criação das células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) e iniciou ensaios clínicos com células-tronco para diversas doenças, como Alzheimer, Parkinson e diabetes, tendo os primeiros resultados na década de 2010 em ensaios clínicos com células-tronco para doenças oculares e cardíacas.


Na década de 2020 começam as aprovações  dos primeiros medicamentos à base de células-tronco para doenças raras, avanços na produção e manipulação de células-tronco em laboratório e o crescimento da pesquisa com células-tronco para doenças neurodegenerativas e autoimunes.


Embora as pesquisas com células-tronco tenha apresentado resultados promissores em diversas áreas, ainda há muitos desafios a serem superados. Alguns dos principais desafios incluem:

  • Segurança: Garantir que os tratamentos com células-tronco sejam seguros para os pacientes.
  • Eficácia: Demonstrar a eficácia das células-tronco no tratamento de doenças específicas.
  • Custo: Reduzir o custo dos tratamentos com células-tronco para que sejam acessíveis a todos.


Ainda há muitos desafios a serem superados antes que as células-tronco possam ser usadas para tratar todas as doenças.


É preciso mais pesquisas para garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos, elas representam uma grande esperança para a medicina do futuro, com potencial para revolucionar o tratamento de diversas doenças e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas,  podendo ser usadas para tratar diversas doenças, como:

  • Artrose
  • Doença de Alzheimer
  • Esclerose múltipla
  • Cegueira
  • Doenças cardíacas
  • Doenças renais

Terapia em evolução : 

 

Medicina Regenerativa 

O avanço no tratamentos com Células-Tronco na medicina regenerativa pode ser exemplificada nestes casos:


  • Artrose: As células-tronco podem ser usadas para reparar cartilagem danificada, reduzir a dor e melhorar a função articular.
  • Doença de Alzheimer: Ensaios clínicos estão investigando o uso de células-tronco para retardar a progressão da doença e restaurar células cerebrais danificadas.
  • Esclerose Múltipla: As células-tronco podem ajudar a reparar a mielina danificada e restaurar a função neurológica.
  • Cegueira: Células-tronco da retina podem ser usadas para tratar doenças degenerativas da retina, como a retinite pigmentosa e a degeneração macular relacionada à idade.

Aplicação Venosa

A aplicação intravenosa de células-tronco pode ter efeitos sistêmicos no organismo, como:

  • Modulação da resposta imune
  • Redução da inflamação
  • Estimulação da angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos)
  • Liberação de fatores de crescimento


Esses efeitos podem contribuir para a recuperação de diversos tecidos e órgãos, além de ter potencial para o tratamento de doenças autoimunes e cardiovasculares.


Células-Tronco e a Cura do Amanhã


As células-tronco, com seu potencial ilimitado de regeneração, representam um futuro promissor para a medicina. Uma esperança concreta de transformar a vida de milhões de pessoas, abrindo portas para novas possibilidades de cura, rejuvenescimento e bem-estar.


Agradecemos a sua leitura e não deixe de curtir, comentar e compartilhar.


By IDFM

Na Vibe de Prometeu, o conhecimento te liberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra