↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Amizade é uma relação de interesses?

Vocês viram isso ? 

Navegando pela internet com o módulo “sem rumo e sem direção” ativado, fui levado a um vídeo, link no final,  que faz parte do canal 2 a Mais no YouTube, que me despertou interesse em fazer esta publicação. 


Depois de assistir este vídeo, me lembrei de algumas "debates" que provoquei quando dizia: na vida tudo é interesse, um desses debates foi com grupo de amigos quando   trabalhavarmos juntos no Bradesco.

Nessa ocasião abordamos desde as relações entre amigos, políticos e eleitores, trabalhadores e empregadores, relação amorosa e até a polêmica que foi a relações de religiosos, fiéis e Deus, com o interesse em serem atendidos com a salvação e a vida eterna (foi inevitável, +- 50% eram evangélicos). Foi interessante observar a reação das pessoas, os argumentos e provocações feitas.

Mas, voltando ao vídeo que me motivou em escrever este Post.

Bastante curioso ver a cultura chinesa no que diz respeito  aos conceitos  de amizades, conexões, relacionamentos, QI (quem indica) e reputação.

Mas será que aqui as cosias são tão diferente?

Acredito que não.

Por aqui, para se construir uma amizade, vc conhece, convive, troca experiência, compartilham interresse, até que tempos depois se tornam amigos. Por aqui os amigos fazem coisas entre amigos sem cobrar nem se sente devedor quando recebe algo, fazem porque fazem, será mesmo? 

Já por lá, na China, de acordo com o vídeo, a troca de interesse é explícita, cultural, sem hipocrisia. Basta, até mesmo em um primeiro contato, fazer algo para outra pessoa e pronto, se tornam amigos, simples assim!

Não existe nada de graça,  se você convidou, você é quem vai pagar - Não tem dúvidas quanto à que vai pagar, da mesma forma não se tem dúvida que o convidado fica devedor e obrigado a fazer depois outro convite. Assim sucessivamente, a relação de amizade vai sendo estabelecida. Este é um exemplo no vídeo de como se constroem as amizades.

Pelo vídeo, as amizades são estabelecidas explicitamente nas trocas e nos interesses.

Mas isso não parece ser diferente aqui, só muda o tempo para se tornar "amigos", não é mesmo?

A diferença é que aqui, os interesses e as trocas não são “declaradas explicitamente”. Amizade por Interesse é vista de forma negativa. Mas o que são as amizades profissionais, as conexões de redes sociais,  não é verdade?

Quantas amizades surgem em ambiente de trabalho e de negócios que simplesmente acabam quando deixam de existir interesses e trocas equilibradas?

No mundo profissional, por exemplo, quando se faz algo “por amizade” para alguém, espera-se que esse alguém, “amigo”, algum dia, de alguma forma, te dê algo em troca, seja com uma oportunidade ou uma indicação, por exemplo. É isso que se espera, ou não ?

Tanto lá como cá, se não existir equilíbrio nas trocas não existe amizade, não é mesmo?  

Tanto lá como cá, tudo gira em torno de interesses, sempre tendo algo em troca.

O que vocês acham, será que amizade é uma relação movida por interesses?

Assistam o video, vcs vão gostar.   



By IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra