↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

10 ensinamentos para o mundo do Trabalho - Alexandre Pellaes

6/9 - Dia do sexo - 10 ensinamentos para o mundo do Trabalho | Alexandre Pellaes | LinkedIn

Reproduzo abaixo a publicação feita pelo  que mostra de forma lúdica 10 ensinamentos que devem ser levados para o mundo do Trabalho.

Aproveitem as dicas !

Tem uma boa leitura!

6/9 - Dia do sexo - 10 ensinamentos para o mundo do Trabalho


Esse texto foi escrito com bom humor. Mas pode trazer reflexões interessantes para sua vida "produtiva". Sim. Tem duplo sentido.

Dia 06.09 - autoexplicativo, certo?

Não é muito comum a gente relacionar as coisas que acontecem no mundo do Trabalho com aprendizados de alcova, afinal, temos a tendência a ser muito puritanos. Mas resolvi me arriscar, porque gosto muito do tema. (Trabalho, né gente! Trabalho! ;^)

Quem me deu a ideia de escrever esse texto foi o Dan Ariely. Ele não sabe, mas foi. Especificamente, quando disse:

"Big data é como sexo na adolescência: todo mundo fala sobre isso, ninguém sabe realmente como fazer, todo mundo acha que os outros estão fazendo, então todo mundo resolve falar que também está fazendo..."

E veja que legal: se trocarmos "big data" por outro termo da moda da gestão, a frase continua divertida. Por exemplo, tente aí: "home office", "férias flexíveis", "meritocracia", "empreendedorismo", "gestão horizontal". Viu? =^)

Então, já que entendemos que essa parceria tem "química", aqui vão

10 verdades que o Sexo pode te ensinar e melhorar o seu Trabalho:

 1. Isso aqui não é Trabalho pra um só!

Essa tá fácil, né? É impossível atingir um objetivo comum e ter uma boa experiência, se não houver a ação e trabalho em equipe. Compreender a hora de ceder e de insistir, colocar um pouco mais de empenho e energia, respeitar o limite dos outros etc.

Egoísmo é uma prática que pode, definitivamente, arruinar a sua vida no Sexo e no Trabalho! Pense e atue em parceria com o outro/a/os/as (seu corpo suas regras)!!

Para atingir o máximo do seu potencial, Sexo e Trabalho não são atividades solitárias! (bem... você entendeu!)

2. Dá pra aprender

Não nascemos sabendo. No começo fazemos um monte de coisas erradas, deixamos as pessoas frustradas, não cumprimos os "prazos", as "planilhas" saem zoadas etc. etc.

É um processo de descoberta e o importante é ter a consciência de que é possível aprender. Com o tempo e a prática, o nervosismo diminui, você consegue se conectar mais e realmente fazer a diferença.

A melhor experiência nesse caso: on the job learning. =^)

3. Feedback, meus amigos! Feedback!

Feedback significa "retroalimentação", ou seja, compartilhar conteúdo para melhorar a performance. Não, eu não estou sugerindo que haja uma ficha de avaliação, mas esteja atenta ao seu "impacto" sobre os outros e exponha o que está pensando e sentindo!

Se você não expressar suas necessidades, desejos e preferências, pode acabar frustrada por muito tempo e arruinar uma relação que poderia render muito mais. É preciso falar e estar aberta a ouvir, sabendo que toda a troca é sempre para o bem conjunto!

4. Há várias maneiras de se chegar "lá"

Não existe uma fórmula de como atingir o seu "objetivo". Cada "organização" vai adotar a sua estratégia para cumprir a sua "missão".

No ambiente de Trabalho, com o famigerado modelo "Comando & Controle", os chefes definiam o quê e como os empregados deveriam cumprir suas tarefas.

Na intimidade, esse papel foi assumido pelos homens que por (muitos) anos julgaram saber o que era melhor para suas parceiras (cof! cof!).

Ambos estão ultrapassados. Ninguém manda em ninguém. Sexo e Trabalho fazem parte do universo adulto, onde as pessoas conversam e chegam a acordos.

5. Saiba o máximo sobre o seu "departamento", antes de dar opinião na "área" dos outros

Às vezes a gente tem a tendência de ver o que pode melhorar no "Trabalho" dos outros, sem apontar as melhorias da nossa própria "área". E rola muita ideia fraca...

Esteja atento! Antes de opinar e inventar soluções para o departamento do "colega", saiba como tocar o seu "negócio" com excelência!

6. Mais amor e mais humor!

No Sexo e no Trabalho estamos presentes com nossa essência individual. A nossa vontade de fazer algo, com nosso "toque" pessoal, para ter um resultado que seja sucesso e prazer. Ambos são formas de amor, que precisam ter intenção! Não dá pra agir no piloto automático e achar que vai ser legal! Empenho, people! EMPENHO!

Levar os "projetos" com amor e humor é garantia de bom relacionamento e superação. As trocas são mais leves, a cobrança é menor, há mais confiança e, se algo der "errado", não tem tanta pressão por "resultados", né? 

7. Renda-se a novas "tecnologias"

Sabe aquele novo software de gestão de vendas e aquele sistema de marketing digital que pode ajudar o seu negócio, mas que você se recusa a conhecer, porque, afinal de contas, você é "velha guarda", e não precisa dessas "novidades"?

Você realmente se considera um amante "raiz" e não "nutella".... Ops... nutella... hummm.... tive uma ideia ;^)

Pois é.... Tá aí o mundo das startups mostrando uma visão dinâmica, divertida e diferente de trabalhar, criar e ter sucesso.

Você não quer ficar pra trás e correr o risco de uma "startup" chegar e conquistar o "mercado" no qual você "atua", certo? Portanto, atualize-se!

Pesquisar e conhecer novas tecnologias e ferramentas pode trazer perspectivas bem interessantes e novos "caminhos" para o "sucesso".

8. Seja verdadeiro

Não é sempre que você está com aquela disposição e energia para desenhar o projeto, formalizar as etapas, aprovar o briefing, comunicar as fases de execução e finalmente começar a produção. Às vezes você já quer entregar a "via impressa" e o "email de agradecimento". Tudo bem. Só garanta que não vai ser assim todo dia!

p.s. aqui, talvez você queira usar técnicas de negociação. Por exemplo, tenho um amiga que perguntou pro parceiro se ele topava fazer um 68. Como assim, um 68? Você começa "aqui" e eu fico te devendo uma. Vai que cola, né? ;^) 

9. Dá pra fazer mais e melhor do que você está fazendo hoje

A frase é um bem autoexplicativa. rsrsrs.

Está fazendo o seu melhor? Mesmo?

Lembre-se que estamos falando de Sexo E Trabalho! (Como anda sua atuação em cada um?)

  Agora tome uma ação para melhorar! 

 E freela, pode?

10. Só pode rolar um servicinho freela "por fora" se o "parceiro/parceira" concordar. Ouviu???

Respeito! Respeito e Respeito!

***

=>buscando equidade de gêneros e reduzir a hegemonia do masculino no vocabulário, tomei a liberdade de escrever o texto alternando substantivos no feminino e no masculino, sem desrespeitar ninguém

Eu criei e publiquei esse texto em 06.09.16. Fiz pequenos ajustes e decidi republica-lo, porque com o tema abordado, dá vontade de repeteco, né?

Gostou? Curta! Compartilhe! Deixe sua opinião! 

***

 Clique em SEGUIR e receba semanalmente textos, ideias e provocações sobre o mundo do Trabalho.

Já faz tempo que eu estou nessa jornada de mudar o mundo do Trabalho e hoje sou especialista em novos modelos de gestão e o futuro do Trabalho.

Tive muitos empregos, mas depois de trabalhar em uma empresa de 12.000 funcionários, sem cargos e sem chefes! =^) eu resolvi mudar a porra todaaaaa! ;^)

Fundei a Exboss (ex-chefe, saca?) - consultoria para ajudar organizações e pessoas a encontrarem um jeito menos sofrido de trabalharem juntas, porque do jeito atual, ninguém merece...

Eu sou o Alexandre Pellaes e conto com a sua ajuda pra mudar o mundo do Trabalho!

Topa?



IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra