↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 5 de março de 2024

Varrer os pés: uma superstição que pode varrer o seu amor

Você já ouviu falar que varrer os pés de alguém pode atrapalhar a sorte no amor ou impedir o casamento? 

Essa é uma das superstições mais populares no Brasil, e muitas pessoas evitam fazer isso, principalmente se forem solteiras. Mas de onde surgiu essa crença? O que ela significa? E será que ela tem algum fundamento? 

Neste artigo, vamos explorar essa superstição e descobrir como ela afeta a nossa vida e o nosso mundo.

Se você é curioso sobre superstições, ou se você quer se divertir com elas, continue lendo este artigo até o final. Você vai se surpreender com as histórias, as curiosidades e as contradições que envolvem essa superstição. E ainda vai aprender como lidar com ela, ou como se livrar dela, se você achar que ela está atrapalhando o seu amor. Vamos lá?

O que é a superstição de varrer os pés?

A superstição de varrer os pés é uma crença popular que diz que varrer os pés de alguém pode trazer má sorte, doenças ou impedir o casamento. Essa superstição é muito comum no Brasil, mas também existe em outros países, como Portugal, Espanha, México e Argentina.

Mas por que varrer os pés seria algo tão ruim? O que há de tão especial nos pés? E o que a vassoura tem a ver com isso? Para entender essa superstição, precisamos voltar no tempo e conhecer a sua origem.

A origem da superstição de varrer os pés

A superstição de varrer os pés surgiu na Idade Média, na Europa, quando as pessoas acreditavam que os pés eram a parte do corpo mais próxima do inferno, e que varrê-los era uma forma de desrespeitar a alma. Além disso, as vassouras eram associadas às bruxas, que as usavam para fazer seus rituais e voar. Por isso, varrer os pés de alguém era considerado um ato de magia negra, que poderia trazer má sorte, doenças ou impedir o casamento.

Essa superstição se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, onde ainda é muito forte. Muitas pessoas evitam varrer os pés de alguém, principalmente se for solteiro, pois acreditam que isso pode atrapalhar a sorte no amor ou impedir o casamento. Algumas pessoas também dizem que, se alguém varrer os seus pés, é preciso cuspir na vassoura para quebrar o feitiço.

Os aspectos da superstição de varrer os pés

A superstição de varrer os pés é uma crença que envolve vários aspectos, que podem ser interessantes, curiosos ou contraditórios. Vamos ver alguns deles:

Os simbolismos dos pés e da vassoura

Os pés e a vassoura são dois elementos que têm vários simbolismos na cultura e na religião. Os pés representam a base, o apoio, o equilíbrio, a direção e o movimento. Eles também são a parte do corpo que nos conecta com a terra, com a natureza e com a realidade. Por isso, os pés são considerados sagrados em algumas tradições, como o hinduísmo, o budismo e o islamismo. Nesses casos, varrer os pés seria uma ofensa, uma falta de respeito ou uma profanação.

A vassoura, por sua vez, representa a limpeza, a purificação, a renovação e a transformação. Ela também é um símbolo de poder, de magia, de fertilidade e de proteção. A vassoura é usada em vários rituais e cerimônias, como o casamento cigano, o ano novo chinês e o halloween. Nesses casos, varrer os pés seria uma bênção, uma sorte ou uma graça.

As curiosidades da superstição de varrer os pés

A superstição de varrer os pés é uma crença que tem algumas curiosidades, que podem ser divertidas, engraçadas ou surpreendentes. Vamos ver algumas delas:

  • Em alguns lugares, varrer os pés de alguém não é uma superstição, mas uma forma de paquera. É uma maneira de dizer que está interessado, que quer chamar a atenção ou que quer provocar uma reação. Nesses casos, varrer os pés seria um elogio, um flerte ou um convite.
  • Em alguns lugares, varrer os pés de alguém não é uma superstição, mas uma brincadeira. É uma maneira de zoar, de tirar sarro ou de fazer uma pegadinha. Nesses casos, varrer os pés seria uma piada, uma gozação ou uma trollagem.
  • Em alguns lugares, varrer os pés de alguém não é uma superstição, mas uma ofensa. É uma maneira de insultar, de humilhar ou de agredir. Nesses casos, varrer os pés seria uma injúria, uma afronta ou uma violência.

As contradições da superstição de varrer os pés

A superstição de varrer os pés é uma crença que tem algumas contradições, que podem ser confusas, ilógicas ou absurdas. Vamos ver algumas delas:

  • Se varrer os pés de alguém pode impedir o casamento, por que as noivas jogam arroz nos convidados? O arroz não é um tipo de grão que pode ser varrido? Isso não seria uma forma de varrer os pés de todos os presentes? Isso não seria uma forma de atrapalhar a sorte no amor de todos os solteiros?
  • Se varrer os pés de alguém pode trazer má sorte, por que as pessoas varrem as suas próprias casas? Elas não estariam varrendo os seus próprios pés? Elas não estariam se auto sabotando? Elas não estariam se auto amaldiçoando?
  • Se varrer os pés de alguém pode trazer doenças, por que os médicos usam jalecos brancos? O branco não é uma cor que suja facilmente? Os médicos não teriam que varrer os seus próprios jalecos constantemente? Eles não estariam se expondo a mais riscos de contaminação?

O que você aprendeu com a superstição de varrer os pés?

Neste artigo, você aprendeu sobre a superstição de varrer os pés, uma das mais populares no Brasil, e que diz que varrer os pés de alguém pode atrapalhar a sorte no amor ou impedir o casamento. Você conheceu a origem, os aspectos e as contradições dessa superstição, cabe a você saber  com ela, como se livrar dela ou como se divertir com ela.

Espero que você tenha gostado de saber mais sobre essa superstição, e que tenha se divertido com as histórias, as curiosidades e as contradições que ela envolve. E espero que você não se deixe levar por ela, e que não se preocupe com os seus pés ou com a vassoura. Lembre-se: o que importa é o seu coração, e o que você sente por alguém.

E você, o que você acha dessa superstição? Você acredita nela? Você já varreu os pés de alguém, ou alguém já varreu os seus pés? Você já teve alguma experiência boa ou ruim por causa dessa superstição? Conte para nós nos comentários, gostaríamos de saber a sua opinião.

E se você gostou deste artigo, não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar com os seus amigos. E fique atento para os próximos artigos da série Superstições: como elas afetam a nossa vida e o nosso mundo. Você vai se surpreender com as superstições que existem por aí, e como elas podem influenciar a nossa forma de pensar, de agir e de viver.

By IDFM

Na Vibe de Prometeu, o conhecimento te liberta!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra