↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 23 de março de 2024

Participe do SunSketcher da NASA e Capture o Eclipse Solar com Seu Smartphone

Contribua para a ciência capturando o eclipse solar com seu smartphone


NASA convoca voluntários para capturar eclipse solar com smartphones. Contribua para a ciência enquanto observa o espetáculo celestial

Uma pessoa fotografando a eclipse solar com um smartphone
Um convite para explorar o universo

Você já se imaginou contribuindo diretamente para a ciência enquanto observa um fenômeno celeste fascinante? Pois bem, a NASA está oferecendo essa oportunidade única a todos os interessados.

Com o próximo eclipse solar total se aproximando, a agência espacial norte-americana lançou o programa SunSketcher, que convida voluntários a emprestarem a câmera de seus smartphones para capturar o evento e ajudar a entender melhor o formato do Sol.

Explorando a oblatez solar

O Sol, apesar de parecer esférico em muitas imagens, na realidade possui uma forma ligeiramente irregular, conhecida como oblatez. Esse fenômeno é causado pela rotação do Sol, que gera uma força centrífuga capaz de achatar sua forma, tornando-a mais elíptica.

Compreender essa oblatez é fundamental para entender diversos aspectos do funcionamento do nosso sistema solar, desde a influência do Sol nos movimentos dos planetas até a verificação de teorias gravitacionais.

A importância dos dados coletados

Ao capturar vídeos do eclipse solar total através do SunSketcher, os voluntários estarão contribuindo para a criação de um vasto banco de dados de observações.

Essas informações serão utilizadas para calcular o tamanho e a forma do disco solar com uma precisão sem precedentes, proporcionando insights valiosos sobre a oblatez do Sol e seu impacto no cosmos.

Além disso, os dados também poderão ser empregados em estudos sobre a topografia lunar e a influência da gravidade solar nos corpos celestes.

O futuro da pesquisa espacial

Com o avanço da tecnologia e a colaboração de entusiastas da astronomia em todo o mundo, a pesquisa espacial está entrando em uma nova era de descobertas e avanços.

Projetos como o SunSketcher demonstram o poder da colaboração pública para impulsionar o conhecimento científico e inspirar futuras gerações de exploradores do cosmos.

Conecte-se com a ciência

Se você está dentro do caminho do eclipse solar total em 8 de abril, não perca a oportunidade de participar do programa SunSketcher da NASA. Baixe o aplicativo gratuito e contribua para a ciência enquanto testemunha um dos eventos mais impressionantes do universo.

By IDFM
Na Vibe de Prometeu, o conhecimento te liberta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra